9 dicas de um treinamento de marketing digital

Mais de 35 bilhões de usuários no Facebook, mais de 500 milhões de tweets por dia, links patrocinados, SEO, remarketing, mídia programática, entre outros, e o que tudo isso significa? Significa que é preciso profissionalizar-se para compreender como o mercado está se transformando e qual é o papel do profissional de marketing digital em tudo isso. Se é essa a resposta que você procura, estamos bem afinados com suas necessidades, pois vamos te dizer agora mesmo o que você aprende em um treinamento de marketing digital. Continue acompanhando e confira!

Planejamento de marketing digital

O planejamento já é algo conhecido de muita gente, planejamos o financeiro, a gestão de pessoas, o marketing e o marketing digital também. No planejamento de marketing digital você vê o que é necessário para criar estratégias e ações de marketing na internet para que sua empresa estabeleça uma presença online de qualidade. Afinal, hoje em dia, não basta a empresa ter uma presença física, ela deve ter uma presença digital.

Comportamento do e-consumidor

E-consumidor é aquele que compra pela internet, ou seja, utiliza o e-commerce para adquirir produtos e serviços para si, na comodidade da sua casa. O consumidor online possui características distintas do consumidor off-line e, por isso, é preciso compreender o que o leva a comprar, qual seu perfil, quais são suas motivações, desejos, anseios e receios.

Segmentação de público e buyer persona

A segmentação de público também é um tema conhecido de muita gente, mas no marketing digital ele se torna um pouco diferente, principalmente porque baseamos nossas estratégias em buyers persona, ou seja, representações fictícias de um cliente ideal, que nos ajuda a compreender o comportamento do internauta e a desenvolver estratégias mais eficazes de marketing online, como o remarketing, por exemplo.

Mídias sociais

As mídias sociais estão no nosso dia a dia, mas como utilizá-las a favor de uma marca? Como marcar presença nas redes sociais, dialogar com o público-alvo, desenvolver estratégias específicas para esse ambiente? Esses são alguns dos temas abordados em um curso de marketing digital, no tópico de mídias sociais.

Inbound Marketing

O marketing de atração está revolucionando a maneira com que as marcas se relacionam com seus clientes, trazendo consigo uma série de outras ferramentas para auxiliá-lo a gerar valor e despertar o interesse nas pessoas, sem recorrer à venda direta. O Inbound Marketing quer oferecer o conteúdo certo quando os consumidores fazem suas pesquisas, mapeando o conteúdo ideal para cada passo da jornada de compra do seu cliente.

Marketing de conteúdo

“Conteúdo é rei”. Essa frase vem sendo propagada por muitos profissionais de marketing digital que compreenderam que é mais fácil conquistar um cliente gerando valor para ele do que empurrar um produto novo a cada dia. O marketing de conteúdo mostra a relevância da empresa no mercado, o que ela pode oferecer e todo o seu know how, colocando-a como referência na internet.

Publicidade online

Se estamos falando de marketing, estamos falando de vendas e, por mais que as vendas estejam se desenvolvendo de uma forma diferente na internet, é preciso investir em publicidade. Google Ads, Facebook Ads, Linkedin, Twitter, todas as redes sociais estão investindo em ferramentas de anúncios pagos, e você vê cada uma dessas soluções em um bom curso de marketing digital.

Métricas e KPI’s

As métricas servem para mensurar os resultados de marketing digital e não podem ficar de fora de um bom curso nesta área. Você aprende a determinar quais são as melhores métricas para o seu negócio, como criar KPI’s que gerem valor e insights positivos para a sua marca.

SEO

O SEO merece um curso inteiro, mas você também pode aprender noções de SEO em um curso de marketing digital, afinal, estratégias de marketing de conteúdo devem levar em consideração a otimização para os mecanismos de busca.

O marketing digital é amplo e pode ser segmentado em diversos outros cursos, portanto, não se desespere se você perceber que existe muito mais do que mencionamos aqui. O certo é que você comece a aprender o marketing digital de uma maneira ampla, para depois buscar cursos mais específicos e que atendam às suas necessidades profissionais, criando um caminho lógico para os seus objetivos como gestor de marketing digital.

Por Sandra Turchi

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Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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