A hora e a vez do empreendedorismo digital

A hora e a vez do empreendedorismo digital

150 150 Sandra Turchi

Ser dono do próprio negócio é um sonho antigo dos brasileiros, e hoje há mais chances de isso se tornar realidade graças às oportunidades oferecidas pela internet e pelo crescimento das mídias sociais. Nos últimos anos proliferaram inúmeros cases de sucesso no ambiente digital, que não se restringiram apenas ao e-commerce. Também surgiram na web outros serviços, como foi o caso do Migre.me, para encurtar a URL (recurso muito usado no Twitter), só para citar um exemplo. Mas há ainda um grande campo a ser explorado.

(artigo exclusivamente redigido para o Portal PEGN - Globo)

É possível entrar nesse universo, inicialmente, criando um projeto piloto para ser testado na rede. Nesse meio rápido e dinâmico, os próprios internautas dão dicas importantes sobre o que funciona ou não e o que fazer para corrigir rotas. Dependendo do projeto, também é possível atrair a atenção de investidores dispostos a apostar em novas ideias ou ainda obter o auxílio de instituições que apoiam essas iniciativas oferecendo conhecimento, como é o caso do instituto Endeavor, para se firmar de forma independente.

Há vários exemplos de empreendedores, boa parte deles jovens da geração Y que conseguiram ser bem-sucedidos em suas iniciativas na web. Isso porque existem muitos segmentos a serem explorados. Um projeto que deu certo foi o Bloompa, um organizador criado para facilitar, auxiliar e otimizar não só a conversão em compras, mas também o engajamento dos clientes e a construção da marca nas mídias sociais. Há também diversas empresas prestadoras de serviços de marketing na web (SEO, mídias sociais etc.) e ferramentas que automatizam a gestão dos canais sociais, como a Wildfire, representada no Brasil pela Superare Mídia.

Mas, assim como no mundo real, no virtual não basta ter um insight super criativo e inovador. É preciso ter planejamento, foco e um bom plano de negócios e definir o tipo de atividade que se quer exercer: comércio de produtos ou oferta de serviços, games etc. Ao optar, por exemplo, por uma loja virtual, o empreendedor terá maior chance de sucesso se os produtos oferecidos forem para nichos específicos e ainda não atendidos pelas grandes empresas, que possuem maior poder de barganha e com as quais é difícil competir.

Apesar de os negócios na web requererem investimentos menores do que no mundo físico, mesmo assim é preciso que o site tenha um bom visual, mostrando os produtos ou serviços com a maior clareza possível para o internauta. É preciso também dispor de várias formas de pagamento seguras, nos casos de e-commerce, assim como oferecer bons canais de comunicação, como chat, telefone e e-mail, por meio dos quais seja possível esclarecer dúvidas, solucionar problemas e receber sugestões.

Em todas as atividades, é necessário encantar os visitantes do site para que continuem voltando e o recomendem para suas próprias redes de relacionamentos. O investimento na divulgação pode acelerar o aumento de pageviews, usando estratégias de marketing digital, como links patrocinados, banners e anúncios que podem ser colocados em outros portais de grande circulação e nos canais de mídia social mais utilizados pelo público-alvo.

Também é aconselhável estar atento a alguns detalhes, como pensar em projetos que causem impacto na vida das pessoas a curto prazo e se renovar constantemente, sempre pensando adiante e no que os internautas (e eventuais consumidores) irão querer nos próximos anos. Segundo a Babson College, a mais conceituada escola de empreendedorismo do mundo, o Brasil é um dos países com maior número de empreendedores, e a sua população está entre as que mais navegam pela internet. Os brasileiros adoram novidades e tudo o que está relacionado ao mundo digital. Portanto, as portas estão abertas para quem está disposto a arriscar e a transformar o sonho de ser empreendedor em realidade.

3 comments
  • Olá Sandra, estes dias comentei com minha esposa que todo tipo de negócio que penso esta totalmente voltado para internet. Será que chegará um dia em que tudo seja feito pela internet?

  • JÁ ENCONTRAMOS NA INTERNET OS MAIS DIVERSOS PRODUTOS E SERVIÇOS DISPONÍVEIS.

    A RESPEITO DO F-COMMERCE QUE A POUCO TEMPO CHEGOU NO BRASIL, ACREDITA QUE NOS PRÓXIMOS ANOS IRÁ CRESCER ASCENSÃO?
    AS REDES E MÍDIAS SOCIAIS ESTÃO EM CONSTANTE EBULIÇÃO, SE TRANSFORMANDO EM PASSOS LARGOS, O QUE RESTA ESPERAR DESSAS TRANSFORMAÇÕES, SERÁ QUE ESSE CRESCIMENTO ACELERADO É BOM OU RUIM PARA OS CONSUMIDORES.

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