Bom exemplo de e-commerce nacional

Bom exemplo de e-commerce nacional

150 150 Sandra Turchi

Há muitas dúvidas de empresários sobre entrar no mundo do e-commerce, por isso resolvi trazer um caso de sucesso de uma empresa nacional, voltada à comercialização de artigos esportivos. É uma marca até pouco tempo desconhecida, mas que vem despontando pelos bons resultados obtidos e pelas boas práticas no uso de Estratégias de Marketing Digital.

Artigo para portal PEGN (Globo)   /  Case apresentado  no evento ProXXIma - abr/10.

A Netshoes tem por volta de 550 funcionários e existe há dez anos, tendo surgido inicialmente no mundo físico, com lojas em São Paulo e hoje é um dos maiores anunciantes da Web. É um varejo de nicho, pelo foco em artigos esportivos.

Uma das ações que merece destaque é a realização de pesquisas com clientes após três semanas que adquiriram algum item, para identificar como está sua satisfação com o produto. Com isso já possuem 52 mil avaliações que se tornam recomendações de cliente para cliente. Sabendo-se que mais de 80% das pessoas pesquisam na web antes de adquirir um produto, torna-se imprescindível estimular essa interação, visto que nesse caso 40% das compras são influenciadas por indicações de outros usuários.

Outra estratégia bastante interessante é a gestão dos sites de diversos times de futebol e das suas vendas de artigos esportivos com as respectivas marcas.

Todo processo de acompanhamento é baseado no uso inteligente de dados e métricas, tanto do lado da agência como do cliente, o que demonstra outro ponto crucial para o sucesso, que é a gestão a quatro mãos. Com isso avaliam os investimentos feitos em marca e divulgação.

Fazem uso também de email marketing, com ações segmentadas por perfil, por exemplo, se é homem ou mulher, por torcida, há quanto tempo esse cliente interagiu pela última vez, etc. Essas adequações melhoram a performance técnica e evitam que sejam vistos como Spams. Além disso, esse cuidado com o uso dos dados evita correr riscos como de enviar uma promoção de camisetas do Palmeiras pra um corintiano.

Recentemente optaram por investir na marca fora do mundo on-line, utilizando, entre outras ações, de patrocínio de um time de futebol, bem como filmes na TV.

Dentre as estratégias de marketing digital utilizadas ressalta-se o SEO – “Search Engine Optmization”, que é a implementação de técnicas para melhorar o posicionamento do site da empresa em buscadores, como Google, fazendo com que se eleve seu “Pagerank” e posicionando o site na primeira página, além de utilizar paralelamente links patrocinados nesses mesmos sites. Essa estratégia é recomendável, pois ao mesmo tempo em que há maior exposição através da busca orgânica, simultaneamente empregam-se os links patrocinados para promoções com prazos limitados.

Mais um exemplo de boas práticas é disponibilizar meios de contato ao cliente, como chat e Call Center, visto que os clientes se sentem profundamente insatisfeitos quando não tem nenhum tipo de resposta das empresas.

Além disso, como não poderia deixar de ser, monitoram sua marca nas redes sociais. E falando em redes sociais, segundo a empresa, o uso do Twitter não representou um sucesso de vendas, mas foi um caminho interessante de relacionamento empresa-cliente, principalmente em tempos de crescimento do poder do consumidor

9 comments
  • Cristian Vitor Barboza 6 de Maio de 2010 at 19:25

    Como eu havia escrito em uma de suas notas no Facebook, as pessoas precisam sentir-se seguras ao adquirir um produto, mesmo que seja de uma empresa conhecida. O que a NetShoes fez aos seus clientes, é uma forma bem simples em captar a satisfação. Junto a isso, gera a relação de proximidade, aumentando a probabilidade de uma fidelização do cliente à marca, além de torná-lo um grande divulgador dos serviços e/ou produtos (marketing viral).

    Cuidar dos interesses correspondidos com a satisfação do cliente é fazer disso uma forma longa e duradoura de relação.

    Abraços.

    • Ola Cristian,
      Obrigada pelos comentários, concordo com você.Estou te devendo uma resposta sobre o que estávamso conversando no Facebook de levar um curso para o RJ, certo?
      Vc tem contato com algum instituto, escola, universidade que a gente pudesse evoluir?
      abraço,
      Sandra

  • Júnior – UNPF/ACSP 19 de Maio de 2010 at 08:30

    Olá Sandra, bom dia como vai?!

    Estive passando por aqui, apreciando parte do conteúdo do seu blog (muito rico em informações por sinal) e não poderia deixar de parabenizá-la pelo trabalho. Gostei em especial dos artigos sobre o case da Net-Shoes e tendencias digitais para 2010.

    Grande abraço e uma excelente semana, sucesso.

    Att. Junior

  • Olá Sandra,

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo Blog. Sou formado em Publicidade e Propaganda pela ESAMC e a 6 meses foquei toda minha vida no Marketing e Varejo Online.

    Queria lhe mostrar uma idéia. Estou montando um site que vai um pouco contra todas as ”vantagens” e ilimitações da internet. Eu estou inaugurando o primeiro site de compras regional que reune pequenas redes do interior de SP para vender pela internet. A intenção do projeto e conquistar posicionamento em uma determinada micro região combatendo a entrada dos grandes players nacionais que já estão atuando.

    Gostaria muito que comentasse como pequenas e médias empresas que atuam apenas no interior dos estados podem concorrer com os grandes sites de compras reconhecidos nacionalmente. É possivel conquistar, ou melhor, não perder vendas para os grandes players? A competitividade que uma grande empresa tem é imbativel para empresas do interior?

    Obrigado e mais uma vez parabéns

    Fernando Terra
    http://www.nossocentro.com.br
    http://www.ojecomunicacoes.com.br
    http://www.compreumaideia.com.br

    • Fernando,
      Obrigada pelos comentários.
      Acho a iniciativa interessante, ela trabalha com o dilema Web local X Web mundial.
      Não acho que vai contra.
      Bem, há muitas formas de as pequenas empresas competirem, mas o ideal seria vc poder participar de um dos cursos ou palestras, pois é meio complicado tratar desse assunto tão vasto em apenas algumas linhas.
      Em que região vc fica?
      Abs,
      Sandra

  • Vi na sua agenda que vc estara em Maceió e Salvador, dá uma passadinha aqui em Recife!!! Adoraria ir a uma palestra sua!! Adorei seu blog (vim pesquisar sobre e-commerce para um trabalho na faculdade).
    Parabéns!! Quando vier em Recife me mande um e-mail por favor!! Grata!!

    • Cara Amanda, seria um grande prazer ir até Recife, mas acho que vai ter que ficar para uma próxima, pois a agenda em Maceió e Salvador está apertadíssima. Vc não poderá vir fazer o curso em uma dessas cidades? Seria ótimo conhecê-la também. Grande abraço!

  • Sandra Turchi gostaria de saber se você tem algum exemplo de e-commerce para restaurante saudável?
    Atenciosamente: Lauriana.

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