Como anunciar nas mídias digitais – compra e monitoramento

Como anunciar nas mídias digitais – compra e monitoramento

150 150 Sandra Turchi

O crescimento continuado do número de pessoas que acessam a internet e as redes sociais tem incentivado muitas empresas de diferentes áreas e setores a buscarem estar presentes nesses meios. Mas além de contar com um site próprio, criar perfis nas redes sociais, como Facebook, Orkut, LinkedIn, Twitter, entre outros, e alimentá-los constantemente com conteúdos interessantes para o público, é também cada vez mais importante que essas empresas incluam, no seu planejamento de comunicação, formas de anunciar nos diversos meios digitais.

(artigo para Portal Mundo do Marketing)

Para isso é preciso, inicialmente, desenvolver um planejamento estratégico e trabalhar, de preferência, com sua agência de publicidade. Há inúmeras possibilidades, a começar por um banner para ser veiculado nos sites mais conhecidos ou mesmo em sites de nicho como, por exemplo, o site da revista arquitetura e construção, da editora abril que é voltado para arquitetos, decoradores e estudantes. Ou ainda podem ser feitas alternativas como vídeos a serem postados no YouTube, links patrocinados nos buscadores (Google, Bing e Yahoo), blogs e nas diversas redes sociais.

Seja qual for o veículo, canal ou formato definido, é preciso pensar também no modelo de compra desta mídia. E aí as opções são bem variadas. Os tipos mais empregados são o CPM (custo por mil impressões), em que o custo do anúncio será definido com base na quantidade de impressões (exibições) alcançadas e o CPC (custo por clique) no qual o anunciante pagará apenas quando o usuário clicar no seu anúncio; este último é utilizado, principalmente, nos links patrocinados e nos grandes portais, como MSN, Yahoo, Terra e IG. Além desses há também a compra de faixa horária/diária e o patrocínio, no qual o anunciante sabe exatamente o dia e horário que sua comunicação será divulgada, o CPA (custo por aquisição) no qual o anunciante só pagará quando o visitante fizer uma ação específica, como preencher um cadastro, download de um jogo, inscrever-se em um curso, etc e o modelo utilizado especificamente para os formatos de vídeo, que é o CPV (custo por visualização) no qual a mídia será paga quando o usuário tiver assistido 30 segundos ou mais do vídeo. Surge agora também o CPV (custo por valor), que gera mais assertividade, pois o pagamento está atrelado à geração direta de resultados ao cliente.

Outro ponto importante que precisa ser pensado está relacionado à gestão e monitoramento dos resultados da campanha, que poderá ser feito de forma manual, no qual a agência ou o cliente dependem das informações enviadas pelos veículos (o que normalmente ocorre somente após o encerramento da campanha publicitária), para analisar os resultados e propor mudanças para a próxima campanha, se necessário. O outro formato de gestão é o uso de adserver, que é um software contratado exclusivamente para gerir campanhas online, no qual a agência ou o cliente podem obter os dados de forma padronizada, a qualquer momento, permitindo uma tomada de decisão de forma mais ágil.

Os principais dados utilizados para a análise do desempenho da campanha digital são: CTR (click through rate), que indica a taxa de interesse do seu público por mais informações sobre o produto ou oferta divulgada - sendo que essa informação pode ser obtida por veículo e formato onde é possível identificar os que são mais eficazes. Taxa de Conversão, que indica o quanto aquele anúncio influenciou na venda de determinado produto ou serviço. E finalmente, o CPM (custo por mil usuários impactados), que indica a razão entre o número de investimentos em mídia e o número de usuários impactados durante a campanha.

É uma lição de casa um tanto trabalhosa, mas indispensável para as empresas que desejam não apenas participar desses novos canais, mas inclusive obter resultados compensadores para vender e promover seus produtos ou serviços e, de quebra, conquistar e fidelizar os consumidores tradicionais e, principalmente, os potenciais.

Por Sandra Turchi e Renata Benigna

4 comments
  • Olá Sandra e Renata,

    excelente artigo, pois planejamento é essencial para implementar a Presença nas Mídias Digitais.

    Deixo uma dica para todas as empresas que estão buscando escolher com qual agência trabalhar: visitem o site da ABRADi http://abradi.com.br e assessorem-se com o pessoal da associação. As melhores Agencias Digitais estão por lá.

  • Olá Sandra tudo bem,

    Parabéns pelo seu trabalho e pelos artigos postados, mas gostaria de uma contribuição sua, para quem tem pouco custo a investir em MKT como é meu caso, tenho uma loja virtual de produtos de Informática a Mundtec.
    O que eu faço?
    Qual seria sua dica pra minha loja?

    Obrigada
    Grande abraço.

    Ana Lúcia

    • Cara Ana Lucia, como respondi a você anteriormente, infelizmente fica muito difícil contribuir com dicas, pois isso é muito superficial.
      Um forte abraço.

Deixe um comentário