Comunicação e o Marketing

Por vezes esses dois termos se confundem, ou mesmo se fundem e é importante esclarecer o que se quer dizer. O Marketing deve ser entendido como a área de estudos que possibilita às empresas alcançarem melhores resultados, expansão de mercados e um crescimento lucrativo por meio de um conhecimento cada vez maior dos seus consumidores. Para os profissionais de marketing existe um processo que consiste em cinco etapas, que poderá deixar isso bem mais claro (Philip Kotler-2003):

1)Pesquisa de Mercado;

2)Segmentação, definição de público-alvo e posicionamento;

3) Definição do Mix de Marketing – produto, preço, praça e promoção – que são os famosos 4P’s;

4) Implementação

5) Controle (obtenção e avaliação de resultados, além de revisão e melhoria da estratégia).

Mas onde está a confusão com comunicação? O fato é que a comunicação faz parte de uma dessas etapas, resumidamente citadas acima e está inserida no item Mix de Marketing, porém não podemos pensar que ela seja menos relevante, muito pelo contrário, a comunicação é uma das etapas mais fundamentais dentro dessa análise.

Entenda-se por comunicação diversos aspectos que podem e, com certeza, vão impactar os resultados da companhia, desde a comunicação interna, com todos os níveis da empresa – que é responsável pelo alinhamento de estratégias – como a comunicação empresarial, normalmente desenvolvida com uma assessoria de imprensa ou serviços de relações públicas, que contribui para que a empresa saiba o melhor caminho para interagir com os públicos externos de interesse da organização, como governo, consumidores, fornecedores, entre outros, os chamados “stakeholders”. Esse trabalho é fundamental, para que a empresa construa e consolide a imagem desejada perante seus públicos, e também para que consiga agir de forma adequada quando ocorrer uma crise, por exemplo. Além de obter uma divulgação interessante e gratuita.

Outro aspecto fundamental da comunicação é aquele associado à propaganda. Aí reside a confusão, pois normalmente só a propaganda e a promoção são associadas ao 4o “P” do Mix de Marketing e como foi visto acima, isso não é verdade.

A propaganda tem um papel poderoso para a conscientização das pessoas sobre uma empresa, um produto, um serviço ou uma idéia. Após definição da mensagem, o profissional de marketing lançará mão de diversos veículos disponíveis para sua disseminação, como TV, rádio, jornais, internet, entre outros.

O que jamais podemos esquecer é da necessidade de se ter um alinhamento dessa comunicação com a visão, missão e estratégia de cada empresa. Sem isso se corre o grande risco de desperdiçar muito investimento e nem chegar perto dos resultados esperados.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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