Estratégias de Marketing Digital para as MPE´s | Blog da Sandra Turchi | Comunicação e Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital para as MPE´s

Estratégias de Marketing Digital para as MPE´s

150 150 Sandra Turchi

No dia-a-dia do micro e pequeno empresário, com suas diversas atribuições e demandas, é quase impossível pensar em acompanhar mais uma tendência, como as inovações digitais, mas lamento informar que isso não é só um modismo passageiro, pois o futuro da sua empresa pode estar em jogo .

Caso o seu negócio seja voltado para o público de baixa renda, por exemplo, há por volta de 60 milhões de jovens nas classes CDE, que em breve se casarão, constituirão famílias e ditarão os rumos do consumo no país. Esses jovens estão conectados na web, seja via computadores, ou via celulares, freqüentam comunidades virtuais, como o Twitter, o Orkut, o Facebook, entre outras.

O que isso quer dizer? Cada vez mais a internet faz parte da vida das pessoas, e da sua forma de consumir, o que implica em conhecer muito mais sobre esse universo. É fundamental saber como se comunicar com esse enorme público, pois hoje mais de 65 milhões de brasileiros estão on-line, em suas casas ou no trabalho, se informando, se comunicando, trocando dados ou comprando. Quase metade dos internautas brasileiros navega em cybers cafés ou Lan houses e passam, em média, 27 horas por mês na rede.

A perspectiva de faturamento via e-commerce em 2009 é de mais de R$ 10,8 bilhões e temos hoje algo como 15 milhões de e-consumidores.

Muitas pequenas e médias empresas estão se ajustando para divulgar suas campanhas on-line e para estabelecer seu próprio negócio virtual, se é que podemos chamar de virtual um faturamento como esse!

Há muitos casos de companhias nacionais que criaram blogs para dialogar de perto com seus clientes, além de empresas, como as montadoras de veículos e as construtoras de imóveis, que têm investido muito nesse canal de venda, pois detectaram que quase todas as transações realizadas passaram antes por uma pesquisa na web para coleta de mais informações, para ver indicações, enfim, a pré-venda está sendo feita por caminhos digitais.

Outro aspecto bastante importante está relacionado ao uso das ferramentas de busca. Para utilizá-las corretamente é importante conhecer o assunto para construir sites que tenham conteúdos relevantes junto ao seu público-alvo, se sua empresa quiser ser encontrada no mundo virtual, pois, como digo, quem não é hoje encontrado pelos buscadores, simplesmente, não existe !

Você ouvirá muito também sobre outras Estratégias de Marketing Digital, como marketing viral, mobile marketing, ações nas redes sociais, advergaming, enfim, uma gama de alternativas a serem empregadas para que sua empresa tenha sucesso na web, porém, o mais importante é procurar conhecimento sobre o assunto, buscar ajuda e montar uma estratégia de atuação consistente, para poder colher bons resultados.

Para concluirmos é importante ressaltar uma grande vantagem trazida pelo marketing digital que é a possibilidade de mensurar todas as ações realizadas, pois é permite acompanhar os passos do cliente, reavaliar sua estratégia e aprimorá-la constantemente, buscando otimizar seus investimentos. Agora, mãos à obra!

Artigo publicado no Portal PEGN - Globo - outubro/09

5 comments
  • Muito bom esse artigo.

    É a realidade que as micro e pequenas empresas estão enfrentando hoje e que só irá se consolidar mais e mais com o passar dos anos. Entrar no mundo virtual das empresas não é mais uma opção, é sim uma obrigação para poder alcançar o sucesso.

    Abraços e parabéns pelo blog!

  • A apresentação mais atual do PagSeguro está sempre no http://www.slideshare.net/pagseguro por favor dê uma olhada 😉

  • Sandra, parabéns pelo Blog!

    Você tem se tornado uma grande fonte de pesquisa para as pessoas que se interessam pelas PMEs.

    Estou montando um planejamento estratégico para uma nova empresa que visa se especializar em atender PMEs e sua visão tem sido fundamental para embasar a investida.

    Obrigado!

    • ola Anderson, fico muito feliz em saber que estou contribuindo.
      Obrigada pelo seu contato. Boa sorte com seu plano!!
      Um abraço.

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