Facebook IQ – Como isso muda a forma de fazer Campanhas Digitais

Facebook IQ – Como isso muda a forma de fazer Campanhas Digitais

Globalização, conexão, hábitos e consumo. Essa é a realidade cada ver mais presente no mundo em que vivemos hoje.

Um mundo onde a tecnologia e a inovação estão em constante evolução para acompanhar as mudanças de comportamento das pessoas.

Essa necessidade de estarmos conectados com o que acontece no universo digital, favorece também o surgimento de novas ideias e o desejo de se ter ferramentas e que ajudam a fornecer insights verdadeiros sobre as atitudes e hábitos dos consumidores.

Visando essa lacuna no mercado, a empresa de Mark Zuckerberg se antecipou e trouxe mais uma funcionalidade à plataforma do Facebook.

Com o slogan: “Vida Real. Insight Real. Ação Real.”, o Facebook IQ promete revolucionar o mercado digital e a forma como se faz campanhas na internet.

  • O que é Facebook IQ?
  • Facebook IQ e Campanhas Digitais
  • O que Muda para o Profissional de Marketing com o Facebook IQ
  • Facebook IQ: uma plataforma completa de estudos dos usuários do Facebook e das Redes Sociais 

O que é Facebook IQ?

Facebook IQ é uma plataforma online que reúne em um só lugar estudos e estatísticas sobre o comportamento do consumidor na web. Principalmente na própria plataforma do Facebook e de outras redes sociais.

A proposta do recurso é reunir as informações que são coletadas por essas redes sociais e transformar  esses dados em uma análise concreta sobre um determinado tema, segmento ou dispositivo.

Como ainda é um mecanismo recente, a plataforma não tem uma diversidade muito grande de estudos e estatísticas. No entanto, por ser um recurso criado pela maior rede social do mundo, essa variedade de pesquisas não deve demorar a chegar.

Um outro fator importante que devemos considerar é o fato do Facebook IQ ser totalmente online. Com isso a ferramenta promete otimizar o tempo de profissionais de marketing e áreas correlatas que necessitam de informações precisas e novas fontes de pesquisa o tempo todo, podendo ser acessado de qualquer lugar. 

Facebook IQ e Campanhas Digitais

Hoje, mais do que nunca, compreender as pessoas, seus hábitos e seus costumes é fundamental para o sucesso das campanhas publicitárias de uma empresa.

A criação de produtos e serviços baseados nos anseios e necessidades do consumidor determinam o avanço e o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas todos os dias.

Mas o  que o Facebook IQ tem a ver com isso e como ele vai ajudar nas campanhas das empresas e seus produtos?

E a resposta para essa pergunta é bem simples e objetiva: inteligência de mercado.

Os estudos e estatísticas que são fornecidos pela plataforma vão permitir que as empresas possam fazer campanhas digitais compreendendo melhor as atitudes e comportamentos das pessoas.

A tendência é que se torne uma ferramenta indispensável para as marcas e os profissionais de marketing que atuam diretamente nas redes socias e em campanhas digitais na busca por mais alcance e visibilidade. 

O que Muda para os Profissionais de Marketing com o  Facebook IQ

Praticamente todos os dias 1,3 bilhões de pessoas no mundo se conectam ao Facebook ou para buscar informações ou para compartilhar dados com os amigos.

Esse dinamismo e audiência constante é que fornecem ao Facebook IQ informações dos consumidores para que pesquisadores e especialistas possam trabalhar em prol de estudos e estatísticas reais para os profissionais de marketing.

Com esse tipo de ferramenta em mãos, o profissional de marketing terá acesso a informações de como as pessoas se comportam em datas especiais como feriados e eventos, quais são as melhores práticas recomendadas para criação de campanhas publicitárias por plataforma e dispositivos e diversas outras funcionalidades que ajudam na segmentação de um público alvo preciso para as marcas e negócios.

Esse tipo de dado aliado a boas práticas de mercado pode ser um grande diferencial na hora de conquistar o consumidor final e alavancar vendas. 

Facebook IQ: uma plataforma completa de estudos dos usuários do Facebook para o seu negócio

Segundo o próprio Facebook, os mais de 1,3 bilhões de usuários diários da plataforma passam em média 36 minutos por dia na rede social.

Dessa forma, o slogan “Vida real. Insight Real. Ação Real.” faz da plataforma uma verdadeira aliada e uma ferramenta importante  para complementar o Facebook Business no mundo dos negócios.

Sua atuação como fonte de pesquisas contará com uma equipe de pensadores, pesquisadores, escritores, observadores de tendências, sociólogos, antropólogos e cientistas do mundo todo que vão avaliar e transformar em informações úteis todos os dados coletados na rede.

Ficar por dentro de tudo que acontece e saber informações de extrema relevância para sua empresa pode ser o fator chave para o sucesso de um negócio. Quando um profissional de marketing tem em mãos uma ferramenta que fornece a leitura clara sobre as pessoas, quem são, o que fazem e o que querem, esse profissional consegue traduzir para suas campanhas estratégicas, produtos e serviços o entendimento sobre o processo de compra do consumidor.

Atualmente a plataforma é disponibilizada apenas em inglês. E mesmo que você não saiba o idioma, com o auxílio do tradutor no seu navegador já é possível para ter acesso a informações relevantes sobre o mercado digital e o comportamento de consumo das pessoas. 

Facebook IQ vale a pena?

Apesar de ser um ferramenta recente e com poucas funcionalidades, se usado de maneira complementar a outras ferramentas já estabelecidas no mercado pode ser de grande valia para pequenas, médias e grandes corporações.

A vantagem de ser uma fonte de informação direta do próprio Facebook também é um grande diferencial e conta muito a favor da plataforma.

Em um futuro próximo pode ser que ela se torne a principal fonte de consulta e responsável por orientar os profissionais de marketing na direção certa em busca do sucesso.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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