Como a Inteligência Artificial já está Impactando Diferentes Negócios

Como a Inteligência Artificial já está Impactando Diferentes Negócios

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade em diversas empresas e suas inúmeras possibilidades de aplicação geram impactos consideráveis em diversos modelos de negócios.

Saiba mais sobre como esta tecnologia pode impactar positivamente na sua empresa.

O QUE É UM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Basicamente, um sistema de Inteligência Artificial é a junção de diversas tecnologias como softwares, robôs e computadores que possuem alto grau de aprendizagem, autonomia e processamento de dados. Esses mecanismos são dotados de capacidade e raciocínio similares ao ser humano, o que os possibilita a exercer atividades surpreendentes.

Uma pesquisa recente da consultoria Gartner aponta como as empresas estão cada vez mais conscientes das vantagens da inteligência artificial. Segundo o estudo, até 2020, cerca de 85% das interações dos consumidores com empresas e marcas será feita por meio de mecanismos de inteligência artificial, sem a intermediação de humanos. Para 2018, a previsão é de que 20% dos conteúdos gerados para negócios virão de equipamentos dotados de IA.

ALGUMAS APLICAÇÕES PRÁTICAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O conceito de inteligência artificial permite uma série de aplicações práticas. Veja alguns exemplos:

Watson

Sistema desenvolvido pela IBM com base no conceito de computação cognitiva, já é considerado uma “estrela” da Inteligência Artificial. Ele compreende o que as pessoas falam e fornece assistência com base em um banco de dados. A ferramenta tem sido adotada em diversos segmentos como bancos e na área da saúde, auxiliando em treinamentos, gestão de fortunas e diagnósticos de doenças.

Sistemas de gestão

Os sistemas de gestão que operam com Inteligência Artificial permitem que as empresas possam conectar e analisar uma gama extensa de dados, podendo identificar com maior precisão os pontos críticos da gestão, dos processos e resultados da organização. Além de diagnosticar riscos, essas ferramentas também possuem boa capacidade de aprendizagem e podem inclusive sugerir soluções corporativas.

Assistentes pessoais

Sistemas automatizados também podem funcionar como um grande banco de dados sobre tarefas do dia a dia para auxiliar equipes no gerenciamento dos seus compromissos, como reuniões internas e externas, viagens e até informações de deslocamento dos colaboradores ou para eventos com clientes, por exemplo.

Chatbots

Uma tendência quando se fala em atendimento on-line ao cliente é a utilização dos chamados “chatbots”. Considerados “primos” da inteligência artificial, esses mecanismos são capazes de conversar com usuários, reconhecer nomes, identificar números de documentos e agirem com base nas expressões dos consumidores. Interligados a um banco de dados, podem inclusive encaminhar o atendimento para profissionais especializados ou resolverem algumas demandas de forma autônoma.

Robôs inteligentes

O uso de robôs em diversos modelos de negócio, como na fabricação de carros e até cirurgias já é um fato conhecido, mas por meio da Inteligência Artificial, eles passam a trabalhar com mais autonomia, maior capacidade de aprendizagem de funções em tempo real e comunicação inclusive com outras máquinas e seres humanos de forma mais personalizada.

CONFIRA OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM ALGUMAS ÁREAS

A IA ajuda a melhorar o potencial competitivo das empresas e oferece soluções que otimizam diversas operações. Os equipamentos são capazes de tomar decisões e solucionar problemas simulando a inteligência humana, e por isso, possuem diversas aplicabilidades em vários setores:

Área de Transportes e Logística

Algumas empresas como o Google já trabalham com protótipos de carros autônomos. Com o avanço desse sistema é provável que em um futuro próximo as empresas que trabalham com distribuição, transportes e logística poderão contar com frotas de veículos movidos por IA, e poderão realizar entregas pelas estradas de forma segura e monitorada.

Meio Ambiente

A Inteligência Artificial do sistema IBM Watson está sendo utilizada para beneficiar e proteger o meio ambiente por meio de áreas como a Construção Civil. Por meio de um grande banco de dados e estatísticas relacionadas ao ecossistema monitorado, essa tecnologia é capaz de prever, diagnosticar e sugerir alternativas para evitar impactos ambientais em decorrência de obras.

Marketing

Uma das vantagens da inteligência artificial é a sua capacidade de integração ao Big Data, ou seja, um extenso banco de dados com indicadores relevantes para ações de marketing. Em outras, palavras, a IA possibilita aos profissionais de marketing a reunião de informações mais precisas de interações de compras. Desta forma, é possível mapear tendências, comportamentos, preferências e perfis de consumidores com mais eficiência, dando mais condições aos profissionais e empresas especializadas para traçarem estratégias de marketing de forma mais personalizada.

Área Financeira

A inteligência artificial possui grande capacidade de processamento e análise de dados. Empresas como bancos e seguradoras poderão se beneficiar dessas vantagens e automatizar suas atividades. Análises para a concessão de crédito e cotações poderão ser agilizadas por meio de processos automatizados com o IA. Também será possível, por exemplo, fornecer informações e sugestões para gestores possam tomar decisões relacionadas aos recursos financeiros de uma empresa.

Área Jurídica

Por meio da Inteligência Artificial, é possível, por exemplo, desenvolver softwares amparados na tecnologia de computação cognitiva, capazes de localizar processos de forma aperfeiçoada, além de ações mais relevantes e estudos de casos. Basta o profissional da área jurídica digitar algumas palavras, que o sistema é capaz de filtrar um bilhão de documentos, informações sobre leis e localizar trechos específicos. Isso pode agilizar o estudo de processos, além de auxiliar a tomada de decisões. A tecnologia também pode sugerir soluções jurídicas e classificar assuntos de interesse.

Área de Tecnologia da Informação (TI)

No caso da área de TI, a tecnologia tem sido uma grande aliada para detectar problemas de segurança, implementar processos de automação nas empresas e identificar dúvidas relacionados aos usuários. Além de auxiliar nos processos, o IA poderá impactar e até substituir algumas funções do setor de TI como help desk, administração de sistemas, suporte e gestão de projetos.

Mas é importante frisar que, mesmo com o desaparecimento de alguns cargos e funções, o profissional de TI continuará sendo fundamental na busca de soluções tecnológicas criativas para as empresas.

Outra tendência importante é de que muitas empresas estão em uma fase de transição de implementação soluções em Inteligência Artificial, e profissionais e consultorias de TI capacitados certamente farão a diferença e serão essenciais para o sucesso desse processo, bem como no suporte a outras áreas que precisarão se habituar com a modificação de processos e os impactos do IA nas suas atividades.

Área de Recursos Humanos (RH)

As soluções em Inteligência Artificial irão impactar diretamente em profissões e modificar diversos processos nas empresas. Uma dessas transformações envolve a substituição de atividades repetitivas e manuais antes feitas por mão de obra humana e que passarão a ser automatizadas, obrigando o redirecionamento de colaboradores para outras funções mais estratégicas.

Outra vantagem da tecnologia é agilizar os processos de adaptação à cultura organizacional e treinamento de funcionários recém-contratados. Os profissionais de recursos humanos precisarão também trabalhar em conjunto com outros departamentos para auxiliar na implementação e gerenciamento dos impactos das novas tecnologias dentro das empresas, tanto no aspecto operacional quanto cultural.

Área da saúde

Na área da saúde, a Inteligência Artificial tem um papel importante principalmente no diagnóstico de doenças como o câncer, inclusive raros. Prova disso é o desenvolvimento da ferramenta IBM Watson for Oncology, que analisa milhares de dados, fatos, históricos e estatísticas sobre a doença e, com isso, aumenta significativamente a velocidade e a precisão dos diagnósticos, salvando vidas.

Esses são alguns exemplos de como a Inteligência Artificial já é realidade nas organizações. A adoção de dispositivos que contam com essa tecnologia e suas vantagens podem ser o diferencial que a sua empresa precisa para crescer. Se você quer estar alinhado com essa revolução, conte com a expertise da Digitalents para ajudar nesse processo tão importante. Entre em contato conosco para saber mais!

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.