Marketing Digital - Fique por dentro do Mobile Commerce e Mobile Payment | Blog da Sandra Turchi | Comunicação e Marketing Digital

Marketing Digital – Fique por dentro do Mobile Commerce e Mobile Payment

Marketing Digital – Fique por dentro do Mobile Commerce e Mobile Payment

150 150 Sandra Turchi

Por definição, Mobile Commerce é o uso do celular como meio de comercialização de produtos e serviços nas mãos das pessoas. E o Mobile Payment é o uso do celular como um veículo para pagamento e acesso a serviços financeiros. A convergência digital, que pressupõe a integração de várias mídias, já é uma realidade. Mas ao contrário do que se supunha, o veículo eleito para se tornar a base convergente de todos os canais não é a TV nem o computador, mas sim, o celular. O crescimento explosivo deste dispositivo, que a cada dia ganha mais inteligência, vem conquistando um número maior de usuários de forma constante. No mundo todo, a quantidade de aparelhos em 2010 chegou a quase cinco bilhões, segundo estudo da agência de tecnologia da informação e comunicação da ONU. Desse total, cerca de um terço têm acesso à web.

(artigo para Portal PEGN - Globo)

A grande base de usuários, aliada à praticidade do celular, abre grandes perspectivas para o m-commerce e também para o mobile marketing, ou seja, a utilização desse canal para veiculação de campanhas publicitárias.

Atualmente os varejistas norte-americanos estão percebendo que os celulares, principalmente os smartphones 3G, começam a ganhar a preferência da nova geração de consumidores por serem mais práticos e econômicos, se comparados aos computadores e suas variáveis móveis (notebooks, netbooks, iPads, etc). E, em particular, empresas de grande porte, que já possuem loja virtual e presença consolidada na Internet, apostam que o comércio via celular será o próximo passo estratégico, na medida em que permitirá aos consumidores contarem com um assistente portátil para facilitar suas compras tanto em lojas físicas, quanto virtuais.

No Brasil o uso do celular para compras e pagamentos ainda está em fase embrionária, mas existe grande potencial de crescimento. De acordo com pesquisa realizada em 2010, pela Acision, empresa especializada em serviços de telefonia celular, em parceria com a consultoria Teleco, 71% dos brasileiros afirmaram que usariam o celular em substituição a um cartão de crédito ou de débito, e 66% para consultar o saldo e movimentar sua conta do banco. Mas ainda existem barreiras a superar, sendo a principal delas, a cultural. Segundo o estudo, 59% dos usuários não confiam no serviço por considerá-lo inseguro, enquanto 15% têm medo de clonagem. Para os comerciantes o sistema de pagamento pelo celular mostra-se vantajoso, pois custará 3% da receita com vendas, enquanto a operação com cartões de crédito chega a consumir 15%. 

Há serviços financeiros móveis que já são disponibilizados no país, embora a maioria seja voltada a atender as classes altas. Bancos, por exemplo, oferecem aplicativos para iPhone em que é possível realizar transações bancárias, além de exibir uma lista com agências e caixas eletrônicos próximos ao local em que a pessoa se encontra, via realidade aumentada.

Embora existam serviços disponíveis em diversas tecnologias, ainda há pouca adesão ao mobile banking no Brasil. Uma das razões seria a falta de investimento em comunicação para divulgá-los. Outro motivo seria a idade dos correntistas: pessoas com mais de 35 anos, que são a maioria dos clientes dos bancos, que temem esse recurso.

Mas há perspectivas de crescimento para os próximos anos, com base na demanda existente na baixa renda brasileira. Atualmente, 65% dos beneficiados pelo programa Bolsa Família, por exemplo, possuem aparelhos celulares, mas apenas uma parte deles tem conta bancária. As instituições financeiras e as operadoras móveis prometem novidades para os próximos anos, enquanto o governo estuda a possibilidade de usar o celular como canal para pagamento de benefícios sociais.

9 comments
  • Thiago de Assis Silva 15 de abril de 2011 at 20:48

    Olá Sandra,

    Interessante a análise.
    Escrevi um artigo sobre o tema há cerca de 1 ano e identifiquei que outra barreira adicionalo (pelo à época) era a banda disponível para acesso a dados. Essa limitação, “freava” o ímpeto das operadoras em estender os serviços pois elas não teriam como cumprir as SLAs de serviço.
    Abs
    Thiago de Assis Silva

  • Marcelo Fernandes 19 de maio de 2011 at 15:58

    Olá Sandra,

    Investir em sua imagem na web significa criar uma estratégia, com ações que resultarão em um ativo com longa durabilidade para sua empresa.

    Gostaria de convidá-la a conhecer a 1a Agência de Marketing de Atração do Brasil, um novo conceito do marketing digital.

    Envio abaixo o convite e conto com sua presença em nosso evento.

    http://www.webspread.com.br/convite.jpg

    Atenciosamente,

    Marcelo Fernandes
    Diretor Geral

  • Muito interessante seu trabalho Sandra Turchi, parabéns mando aqui meus dados para contato, aguardo resposta.

    Grato.

    Lincoln Coppa.

  • Olá Sandra,
    na sua opnião quais as principais Finalidades e Características propostas pelos recursos do M-commerce de uma forma geral, não especificamente ao Payment?

    • Ola Juliane,
      Acredito que o mobile Payment tenha como principal característica a praticidade para agilizar diversos tipos de transações.
      Infelizmente ainda não decolou no Brasil, mas é uma questão de tempo.
      abraço.

Deixe um comentário