Marketing nas MPE’s, um conselho... | Blog da Sandra Turchi | Comunicação e Marketing Digital

Marketing nas MPE’s, um conselho…

Marketing nas MPE’s, um conselho…

150 150 Sandra Turchi

Ao ler recentemente uma matéria relatando pesquisa do Sebrae Nacional, realizada junto às MPE's (Médias e Pequenas Empresas), publicada no jornal DCI (03/04/09), tive a comprovação a respeito de uma observação que venho fazendo há algum tempo, desde o agravamento da crise. Pelo que tenho acompanhado, e pude também constatar nessa matéria, as MPE's continuam otimistas para 2009 e mantêm sua disposição em aumentar investimentos e contratações.O quê seria muito alentador, para um momento como esse, não fosse um pequeno detalhe, elas têm valores menores a investir individualmente, o quê não atrai a muitos, mas que somados, representa o que está movendo a economia do país.

Muitos profissionais que tenho contato perderam seus empregos recentemente, sendo a grande maioria, advindos de grandes grupos ou multinacionais, e o que percebo é que eles têm investido seu precioso tempo esperando por vagas em empresas dentro do mesmo perfil. Idem para prestadores de serviços, voltados unicamente para atender essas grandes corporações.

O problema é que não sabemos quanto tempo essa crise vai durar, e nem como ficarão as coisas quando ela passar! Sendo assim, o que tenho aconselhado é que esses profissionais, quase todos com uma formação excelente, mudem de postura e revejam sua atuação, passando a olhar para as MPE's com menos preconceitos, pois provavelmente elas signifiquem a solução para sua vida profissional nesse momento.

Por sua vez, as MPE's não têm verba para grandes salários, como as multinacionais. Então, o aconselho é: "se você tinha um salário de 10 mil - por exemplo - pense na possibilidade de dividi-lo em 5 de 2 mil, e tente prestar serviços a 5 empresas. Passe a oferecer sua excelente formação e sua valiosa experiência a esses empresários, que tanto necessitam de uma visão estratégica ou de um apoio para reestruturar diversas atividades, porém não podem pagar o equivalente ao seu salário anterior... mas que, provavelmente, aceitariam tê-lo apenas uma vez por semana, trazendo seus conhecimentos.

Eu sei que parece uma solução simplista para o atual problema do desemprego, mas enquanto ninguém trouxer uma solução melhor, poderíamos pensar em testar esse caminho!

Quando digo que aconselho, não é como coach ou profissional de RH (que não sou), é porque assumi há uns quatro anos a gestão de um grupo, sem fins lucrativos, chamado "Network Confraria", voltado para fomentar networking entre profissionais experientes de marketing e comunicação, que existe há sete anos e que reúne mais de 650 profissionais. Portanto, tenho uma boa amostra para embasar o que digo.

utro conselho, que também tenho dado, é que "pensem no mundo acadêmico como mais uma alternativa", mas isso ficará para um próximo artigo.

Artigo postado no Jornal Diário do Comércio - maio 09