O consumidor nas Redes Sociais | Blog da Sandra Turchi | Comunicação e Marketing Digital

O consumidor nas Redes Sociais

O consumidor nas Redes Sociais

150 150 Sandra Turchi

A maior parte das empresas hoje está preocupadíssima com as mudanças que estão ocorrendo no comportamento do consumidor, trazidas pela internet. E para não ficar de fora passam a tentar interagir nas redes sociais, porém, sem nenhum planejamento, o que é um risco muito grande para suas marcas. Esse risco se dá porque não há total controle na rede, aliás, há bem pouco controle sobre a repercussão de certas ações, o que expõe as empresas a conseqüências muitas vezes indesejáveis. Essa falta de controle se deve ao processo atual de geração de conteúdos, que pode ser feito por qualquer um, bem como sua disseminação na web, que ocorre de forma extremamente veloz, devido ao alto grau de conexão entre as pessoas.

(artigo para revista Gestão & Negócios)

A palavra atual é reputação e para construir uma reputação na internet é necessário estratégia. E a estratégia começa com o que a empresa deseja para sua marca no médio e longo prazo. As ações na web não estão desconectadas das estratégias globais da empresa, muito pelo contrário, devem caminhar juntas. Se a empresa deseja transmitir uma imagem inovadora, ela deverá promover ações que demonstrem isso. Se for uma empresa preocupada com o meio ambiente, sua atuação nas mídias digitais, assim como fora delas, deve refletir isso, e assim por diante.

A web tornou os clientes muito mais exigentes. São vinte milhões de pessoas mais preparadas para o processo de compras. Tem sido cada vez mais freqüente encontrar consumidores nas lojas com mais informações sobre os produtos do que os vendedores.

Várias empresas que se lançam nas redes sem antes definir uma estratégia incorrem em equívocos que não somarão para o seu desempenho futuro, tanto na web como nos negócios. Exemplo disso são empresas que procuram utilizar as redes unicamente para promoções, com o intuito de vender a qualquer custo. Essas ações acabam saturando aqueles que interagem com a marca. As mídias sociais são, na verdade, uma grande oportunidade de aproximação e interação com o cliente, proporcionando às empresas a chance de criarem uma imagem mais simpática e humana.

Segundo pesquisa da Deloitte de maio de 2010, 70% das empresas utilizam ou monitoram as mídias sociais, embora grande parte delas não compreenda ao certo como agir e os riscos que correm. As empresas alegam que usam as redes para ações de marketing e divulgação de produtos (83%) e para monitoramento da marca (71%), o que demonstra a baixa utilização ainda como plataforma de relacionamento. Esse ponto difere do comportamento observado dentre empresas americanas. Outro ponto que ainda merece atenção é o uso para captação de oportunidades e inovação, que podem ser obtidas pelo caminho da inteligência coletiva, tendência que ainda veremos crescer muito nos próximos tempos.

8 comments
  • Olá Sandra,
    Conheci seu blog e agora estou te seguindo no twitter tbm. Quero lhe parabenizar pelos artigos, eles são mto bons! Gostaria de saber tbm se tem algum artigo falando sobre as redes socias para o publico interno das empresas. Sou da área de Comunicação e imprensa e ainda não temos essas midias, alias não temos um planejamento para colocar uma no ar. Como é possivel faze-lo? Tem alguma area especifica para genrencia-lo. O departamento de mkt é separado da Comunição.
    Obrigada.

    • Olá Dayane, mto obrigada pelo contato e pelos comentários.
      Eu tenho contato com uma empresa que está focada em fazer uso de redes sociais dentro de empresas. O nome deles é Tuiuiu, fale com o Osvaldo Alvarenga, diga que eu indiquei. O tel. dele é : 5055-7562 / 6294-6295 ou alvarenga@2u-u.com, ele terá o maior prazer em te atender. Eles são ótimos!
      Qual é a sua empresa?
      Eu já te vi no Twitter, obrigada por me seguir.
      Até mais,
      Sandra

  • fui vitima de uma companhia de seguro /Financiamento na pessoa do seu representante tem afirmato o que esta no video.

    repassa aos amigos é uma coisa muito grave. Ao consumidor

    Vamos divulgar

    Seguro de brinde para faz um favor.

    http://www.youtube.com/watch?v=-5ksLEqeVxM&feature=related

    O vídeo relata a falta de responsabilidade dos agentes administrativos das grandes empresas.

    A inresponsabilidade de um agente financeiro de uma grande emprasa nacional.

    A falta de ética e respeito aos clientes, a moral de duto.

    http://www.youtube.com/watch?v=-5ksLEqeVxM&feature=related

  • O tira-teima do Consumidor! Siga-nos e concorra a um livro! http://migreme.net/176j

  • Olá!
    Sandra Turchi,

    Estou pensando em escrever minha monografia sobre a rede social twitter como motivador na decisao de compra. teria algum material referente ao assunto ou indicação de livros que poderiam subsidiar minha pesquisa??

    Grata!

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