Passamos da média, mas precisamos evoluir! | Blog da Sandra Turchi | Comunicação e Marketing Digital

Passamos da média, mas precisamos evoluir!

Passamos da média, mas precisamos evoluir!

495 287 Sandra Turchi

Entrevista que concedi ao Portal ClienteSA, em abril de 2013, sobre as perspectivas do e-commerce no Brasil.

 

"Especialista discute o crescimento do e-commerce no Brasil e aponta que a integração dos canais é o maior desafio."

Para conquistar mais consumidores as empresas de e-commerce devem investir na integração do cliente nos variados canais que possuem. É o que afirma a professora e curadora do Digital Week ESPM internacional 2013, Sandra Turchi. "Os principais desafios no setor de varejo e na gestão de clientes do e-commerce estão na questão da integração dos dados destes", afirma. Em entrevista exclusiva ao Portal ClienteSA, a especialista conta um pouco do crescimento e das perspectivas do comércio eletrônico para este e os próximos anos.

Sandra pontua a média de crescimento do mercado de e-commerce no Brasil, nos últimos dez anos, em torno de 25% a 30% ao ano - levando em consideração que determinados anos cresceram muito mais do que outros. "Em 2012 o faturamento foi de aproximadamente quatro bilhões de reais aqui no Brasil e um trilhão de dólares no mundo", diz. Para a especialista, os motivos que favoreceram este cenário, inclui primeiramente a profissionalização do setor, fazendo com que o consumidor tenha mais confiança no canal de compra online. "Outro ponto é o aumento da busca por conveniência por parte do consumidor, há mais gente interessada em comprar online porque isto traz mais conveniência e mais comodidade", explica a professora que ainda acrescenta outras vantagens do e-commerce, como os preços diferenciados, eventualmente menores.

Para acompanhar este cenário, as empresas de comércio eletrônico estão buscando conhecer e entender melhor o setor, como acredita Sandra, porém o mercado ainda necessita de investimentos. "Estamos em tempo de amadurecimento que as empresas estão procurando melhorar o serviço, mas temos que ver que o mercado brasileiro ainda está um passo atrás, se for comparar com outros mercados mais integrados", explica. "De zero a dez, eu diria que a gente ainda está com a nota seis. Ainda temos um bom caminho a percorrer em termos de evolução, principalmente nessa integração dos dados", conclui.

A integração dos canais é maior investimento para o avanço das companhias de e-commerce, segundo a Sandra. "Os dados dos clientes, o que ele já comprou, o que ele está querendo comprar com o que tem nas redes sociais, ou outros canais. Essa é uma grande forma da gente buscar informações", enfatiza. Para a ela, as ferramentas que podem auxiliar no aprimoramento das lojas eletrônicas, no setor de relacionamento com o cliente, são as do marketing digital que abrem canais de contato como chat, e-mail de contato, telefone, endereço, entre outras.

Outro ponto importante é a empresa saber se relacionar pelas mídias sociais, já que é lá que os clientes estão, como afirma Sandra.  "Dentro do espectro geral do marketing digital, as ferramentas mais uteis para o relacionamento com o cliente seria as mídias sociais", diz. "Eu penso que um passo importante para as empresas aprenderem a unificar esses dados e a usar melhor o que tem nas mídias sociais, tanto para enriquecer a sua base de dados em relação aos clientes - que pode ajudar a vender mais, como para ajudar a atender melhor o cliente", finaliza a especialista."