Perspectivas para o Marketing Digital em 2010

Perspectivas para o Marketing Digital em 2010

150 150 Sandra Turchi

Enquanto observamos uma queda nos investimentos publicitários on-line em 2009 nos EUA, no Brasil o que temos visto é exatamente o contrário: uma expansão rápida e aparentemente irreversível, com perspectivas de crescimento no volume total em torno de 30%. Dentre os setores da economia que mais têm ampliado esses investimentos, podemos destacar o automobilístico, da construção civil, de eletro-eletrônicos, entre outros.

 Há também um crescimento observado nos investimentos para implantação ou expansão de negócios on-line, em que se destaca a participação das micro e pequenas empresas. Esse fenômeno tem sido observado ao longo de 2009, o que tem ocasionado uma redução na enorme concentração de faturamento que ainda persiste em poucos e grandes players.

Um dos setores com grandes perspectivas de expansão no e-commerce está o de conveniência, como farmácias e produtos para presentes. Um segmento que ainda é muito incipiente e pode vir a crescer no futuro é o de vestuário e acessórios, pois apresenta baixa adesão no Brasil, em comparação aos outros países, em que a resistência a essa modalidade de compra é menor.

O crescimento no volume de investimentos será visto também na aquisição de ferramentas de suporte ou “retaguarda”. Esses investimentos se referem à necessidade de monitoramento de redes sociais, com a contratação de equipes dedicadas ou empresas terceirizadas para acompanhar a situação das marcas na web, bem como estruturar a melhor forma de interação. Esse tipo de serviço é fundamental para as empresas que desejam entender e aprimorar o relacionamento com seus diversos públicos na web.

Outro serviço de retaguarda que também crescerá está relacionado às ferramentas de mensuração de resultados. Afinal, as empresas vêm percebendo cada vez mais a importância de avaliar os investimentos realizados e aperfeiçoar continuamente suas ações por meio de um trabalho empírico, pois os resultados são absolutamente diferentes de empresa para empresa, de segmento para segmento e essa variação faz com que seja necessário desenvolver ferramentas próprias.

Outra tendência é a busca por mais conhecimento, por parte das empresas, sobre o funcionamento das ferramentas de busca. O que se observa ainda é que muitos investimentos são feitos no desenvolvimento de sites corporativos, mas sem grande preocupação com uma efetiva “presença digital”, que é o fator primordial para contribuir com a localização, ou “encontrabilidade”, da empresa na web. Afinal, como se sabe, cada vez mais esse é um fator de sucesso ou fracasso para as instituições, dado o hábito de uso dos buscadores de todos os tipos, por palavras-chave, como Bing, Google e Yahoo!, de vídeos, de preços, entre outros.

Esse movimento de migração das verbas para o marketing digital também está relacionado ao fato de se poder chegar mais próximo do marketing one-to-one, idealizado pelos profissionais de marketing direto há 20 anos e que agora se torna realidade por meio do uso inteligente dos dados, sobre os consumidores. Esse uso inteligente dos dados pode ser observado no exemplo da Amazon, que aprimora continuamente sua operação.

A busca de conhecimento, que vem ocorrendo nas empresas, impacta também os profissionais de marketing, publicidade, imprensa, enfim de todas as áreas, de forma tão frenética como nunca foi visto antes. Isso porque a internet imprime uma velocidade alucinante, que faz com as pessoas se sintam completamente alienadas em questão de pouco tempo.

11 comments
  • Pois é, o cenário é de expansão, a velocidade das mudanças alucinante, a grana da publicidade fluindo para Internet e ainda assim muito ainda estão dormindo no ponto. O que acaba caracterizando ainda mais a boa oportunidade, não é mesmo? Os espertos que saiam na frente. 😉

  • Horacio Fialho Moreira 11 de janeiro de 2010 at 12:18

    Sandra,

    Muito legal sua leitura do mercado de Marketing Digital, para mim bem proveitosa.

    Grato!

  • Sou coordenador do Portal http://www.canalempresarial.com.br, tenho ma página para artigos e gostaria de publicar alguns de seus arquivos.

    Estarei publicando já este mês alguns artigos do Escritor e palestrante Tom Coelho pedido por ele.

    sem mais e obrigado,
    Daniel Alencar

    • Caro Daniel,
      Desculpe pela demora em responder.
      Você pode publicar quais artigos quiser. Só peço que coloque o link para o meu blog, ok?!
      Se precisar de algo me avise.
      Abs,
      Sandra Turchi

    • Caro Daniel,
      Desculpe, mas não sei se te respondi.
      Se quiser publicar meus artigos, pode fazer, sem problemas, basta colocar um link para o meu blog e citar a fonte, ok?!

      abs,
      sandra

  • Guilherme G. Figueiredo 30 de março de 2010 at 13:31

    Sandra, boa tarde!

    Gostaria de parabenizar pelo blog que conheço apenas 2 dias. Porém vejo o quão importante está sendo para mim ler seus posts. Estou começando no mercado de Marketing Digital, após trabalhar 8 anos na área de Turismo e Hotelaria.
    Depois de fazer alguns cursos como o Google AdWords Fundamentals, pela Goobec Brasil e eMarketing Basics pela EMA (eMarketing Association), decidi montar um blog e entrar de cabeça no mercado. Se puder dá alguma dica valiosa, agradeço!

    Entro em contato pois a princípio gostaria de utilizar seus posts com referência a sua página em meu blog também.

    Desde já agradeço sua atenção e aguardo um breve retorno.

    Guilherme G. Figueiredo

    • Ola Guilherme,
      Pode usar meus artigos e indicar meu blog sim, por favor, peço apenas que coloque links para a página, ok?!
      Não sei sobre o que é o seu blog, mas a Dica Valiosa é “postar conteúdo relevante e importante para o seu target, manter o blog sempre atualizado, fazer links para outros sites e blogs e links para as diversas redes sociais, como o twitter por exemplo.

      Abs,
      Sandra Turchi

  • Olá Sandra, desde ontem tenho visto umas colunas suas no site PEGN e achei muito interessante, e também o seu nível de conhecimento no ramo de SEO, gostaria de saber se posso colocar algumas matérias sua em meu site e citar a fonte? pois estou entrando agora com as redes sociáis em integração com meu site para melhor promover o meu negócio, obrigado abraços. tambem fiquei espantado com o twiter ! nao achava que era tao pratico rs ! mais um vez obrigado!abraços

    • Olá Leandro,
      Muito obrigada pelos seus comentários!
      Pode colocar meus artigos sim. Qual o endereço do seu site?
      Se quiser ajudar a divulgar o curso da ESPM também agradeço, pois ainda temos vagas para a segunda turma, na ultima semana de julho. O link está na parte de cursos aqui no meu blog.
      Um abraço,
      Sandra

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