Pesquisa inédita mostra situação das MPE´s com relação à internet

Pesquisa inédita mostra situação das MPE´s com relação à internet

150 150 Sandra Turchi

 

Uma pesquisa inédita de mapeamento da Internet, realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e concluída em janeiro de 2010, mediante 500 entrevistas com gestores de empresas de todos os segmentos, em São Paulo, mostra que quase 30% das empresas já compram ou vendem pela Internet, principalmente as da Indústria e do Atacado. A pesquisa teve como foco as micro e pequenas empresas (veja descrição da amostra ao final).

(publicado no Portal VOIT - Cotidiano Digital)


Negócios pela internet:

O maior percentual de empresas que fazem negócios pela rede apareceu na Indústria, que também lidera no item de vendas on-line (13%). Os segmentos de Serviços e Comércio Atacadista se destacam nas compras pela internet, com percentuais de 16% e 15%, respectivamente.

A superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi, destaca que entre as empresas que ainda não realizam negócios pela Internet, quase a metade (47%) declara que não o faz por “falta de necessidade de usar esse canal”, mas 19% dizem que falta estrutura ou conhecimento para utilizar as ferramentas de comércio eletrônico. “Na minha avaliação, dentre as empresas que dizem não ter necessidade existe ainda grande desconhecimento sobre as possibilidades que a web oferece. Há muitas vantagens em investir no comércio on-line, uma prova disso é a conversão de grandes redes varejistas para o mundo digital. Porém, há cuidados básicos que devem ser tomados na implantação do negócio, como a seleção de fornecedores sérios é fundamental”, opina Sandra.

As pequenas empresas citam maior interesse, mas também são maiores as dificuldades por falta de estrutura interna e de conhecimento das ferramentas, conforme manifestado por 24% delas. Gráfico abaixo:

Das empresas que fazem negócios (30% do total) na Internet, 60% têm loja virtual e 64% das compras são de pessoa jurídica, ou seja, mercado BtoB.

·         Do total das empresas pesquisadas, aproximadamente 11% fazem e-commerce, ou seja, vendas BtoC.

·         Das empresas que fazem e-commerce, a solução logística mais utilizada, além da própria empresa (15%), são os Correios (15%).

Selo de segurança:

A idéia de um selo que ateste a credibilidade de uma loja virtual é bem aceita entre as empresas que já possuem uma loja deste tipo. Uma fatia de 78% se diz interessada ou muito interessada por ter um selo. “A ACSP está trabalhando nessa questão que impactará em maior credibilidade nas transações on-line através da análise de diversos critérios pré-estabelecidos”, explica Sandra. Gráfico abaixo:

E o interesse pelo selo de segurança nas transações cresce para 83% entre as microempresas. “Isso é compreensível, pois é algo que poderá auxiliá-las no momento da escolha por parte dos clientes, visto que suas marcas são normalmente menos conhecidas do que as grandes redes”, cita Sandra Turchi  . Gráfico abaixo:

Em 50% dos casos, as compras são realizadas ou pelo site do fornecedor ou por e-mail.

Presença na web:

60% da empresas afirmam ter website próprio, variando entre os portes e setores.

- Entre as que não possuem (40%) site, 20% estão desenvolvendo e 11% citaram o alto custo como principal entrave.

- Entre as que possuem site, 67% já os têm há pelo menos 3 anos, sendo que a indústria demonstra ter há mais tempo.

- Em todos os portes 46% tem site há menos de 6 meses,

Em 70% das empresas foi verificada a preocupação em construir um site que seja localizado pelas ferramentas de buscas na web. Gráfico abaixo:

Metodologia e amostragem:

Dos respondentes, 47% eram donos/proprietários das empresas, 45%, gerentes e 8%, diretores e superintendentes. Considerou-se por categorias e portes:

00 a 19 funcionários = Micro

20 a 99 funcionários = Pequena

100 a 499 funcionários = Média

500 ou mais funcionários = Grande

Foram entrevistadas 500 empresas, representativas do universo total da cidade de São Paulo, de Micro a empresa de Grande porte, dos segmentos: Indústria, Construção, Serviços, Varejistas, Atacadistas e Instituição Financeira.

9 comments
  • Maximiliano Ferreira 6 de abril de 2010 at 14:07

    Hoje em dia, tão importante quanto ter um site, é realizar um trabalho de SEO eficiente, pois não basta apenas ter uma página da internet bonitinha, ela deve ser eficaz para ser localizada pelos mecanismos de busca. Além disso, realizar ações de relacionamento utilizando ferramentas como email marketing de maneira correta aumentam a credibilidade da marca.

    Quanto ao percentual referente ao tempo que a empresa possui um website (46% das empresas têm um website há menos de 6 meses), creio que há uma boa demanda para a oferta de outros serviços agregados como os citados no parágrafo anterior(SEO e Email Marketing).

    abs,

  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado 7 de abril de 2010 at 09:45

    Sandra, sou professor de marketing da UNESP campus de Tupã, e estou coordenando um grupo de alunos em um estudo sobre as redes sociais (ainda em fase inicial). Lendo uma matéria no Estado de São Paulo, vi que a pesquisa realizada pela ACSP possui dados interessantes sobre isso.
    Não encontrei a pesquisa no site da ACSP. Ela pode ser disponibilizada?
    Agradeço antecipadamente e fico noaguardo de um retorno.

    • Caro João Guilherme,
      Nós não disponibilizamos a pesquisa na íntegra, mas podemos te enviar o release que foi enviado à imprensa e que contem diversos dados. Caso precise de algo mais pode me consultar.
      Eu te enviarei o release do meu email, ok?!
      Abs,
      Sandra

  • Olá Sandra,
    Muito interessante a pesquisa!
    Vi a matéria no site revistanovarejo, dando um destaque ao varejo e gostaria de saber mais sobre a pesquisa.
    Como você já disse no comentário anterior, teria como me enviar o release com os dados, uma vez que vocês não disponibilizam na íntegra?
    Obrigada,
    Amanda

  • Bom Dia Sandra.

    Adorei a pesquisa! Você poderia me enviar também o release desta pesquisa? Acompanho seu trabalho desde sua apresentação no II Ciclo de e-Commerce do Vale do Paraíba, que ocorreu na FAAP, aqui em São José dos Campos.

    Desde já agradeço.

    Atenciosamente
    Ewerton Bruno

    • Ola Ewerton, essa pesquisa foi realizada pela Associação Comercial de SP, tente entrar em contato com eles para obter a pesquisa completa, ok?! Um abraço e obrigada por me acompanhar.

Deixe um comentário