Por que as empresas estão preocupadas com as Redes Sociais?

Por que as empresas estão preocupadas com as Redes Sociais?

150 150 Sandra Turchi

Como sabemos a internet veio para ficar e mudar. Cada vez mais ela faz parte da vida das pessoas e empresas, afetando a forma como consumimos e nos relacionamos. Além disso, praticamente todos os veículos de comunicação estão tratando de assuntos relacionados, o que passou a chamar a atenção dos empresários.

(Artigo para o Portal Pequenas Empresas Grandes Negócios)

Para as empresas, mesmo as mais tradicionais, vêm ficando evidente que é preciso conhecer um pouco mais sobre o tema para fazer alguma coisa. Mas fazer exatamente o quê?

Muitos executivos e empresários vêm se sentindo incomodados com essa situação, pois percebem que é necessário se atualizar, mas decididamente, não sabem por onde começar.

Portanto, se você é um deles, saiba que não é o único! Tenho observado esse movimento de perto, tanto sobre a questão da preocupação como do desconhecimento do quê e de como fazer para atuar nesse emaranhado de inovações trazidas pela web. Meu conselho é: “Não desanime e não desista”. O assunto é complexo e poucos têm tido tempo para buscar saber mais a respeito, o que leva a essa angústia.

Ouvimos na mídia alguns casos de sucesso sobre a utilização dessas ferramentas, mas pouco se fala sobre os fracassos. O ponto que se faz necessário compreender é sobre como é possível obter ganhos com a internet, ou seja, como fazer para que ela “jogue a favor” da sua marca.

De fato são muitas as ações a serem tratadas, que obviamente não caberiam em um único texto com espaço limitado, mas ressaltarei nesse e nos próximos artigos, algumas que percebo como sendo as mais importantes.

Vamos à primeira dica: procure mapear quais são as redes sociais que realmente podem ser importantes para o seu negócio. Orkut? Facebook? LinkedIn? Drimio? Enfim, tente identificar em quais delas sua marca é mencionada e de que forma é tratada. Um caminho para isso é pesquisar diretamente. Caso tenha como investir um pouco mais, contrate uma empresa especializada para esse trabalho. Feito isto, procure entender as reclamações mais freqüentes e resista à tentação de reagir prontamente, pois isso seria um “crime” no mundo das redes sociais. O importante a fazer nessa etapa é analisar essas reclamações e corrigi-las na “vida real”. Por exemplo, se a reclamação é sobre o atraso freqüente na entrega de mercadorias, tente melhorar isso na sua empresa, resolva a fonte dos problemas. Depois interaja diretamente com o cliente reclamante, fora da rede social. Solucione o problema e coloque-se à sua disposição. Procure “encantá-lo”, mesmo que você esteja incomodado nesse momento.

Esse é o melhor caminho. Confie. Se você conseguir fazer com que ele se sinta bem atendido em suas insatisfações, pode ter certeza que ele mesmo voltará àquela rede e contará sobre a solução, elogiando a atuação da sua empresa.

Você deve estar dizendo que nada disso é novo, ou seja, isso é relacionamento com o cliente! É verdade, você tem razão. O que mudou é que antes, se esse cliente insatisfeito podia influenciar umas dez pessoas, agora, meu caro, ele influencia milhares de potenciais consumidores que estavam pensando em comprar o seu produto.

11 comments
  • Sandra, perfeito o artigo e os consumidores cada vez mais estão se valendo dessas ferramentas.
    Sds
    Luiz Silva

  • Com certeza, através de uma leve análise pode-se conseguir identificar a rota realmente do problema. Corrigi-lo e não deixar que o problema retorne com outra roupagem.
    Abçs
    Cristian Barboza

  • Sandra, muito bom seu artigo, as redes sociais é um caminho sem volta, ou as empresas interagem com esses consumidores nas redes ou será o último a saber o que eles falam dela.

  • Muito obrigado Sandra, orientações simples e direta é o que
    precisamos para evitar erros e caminhar no caminho certo no
    mundo digital.

  • Geraldo Dalla Bernardina 15 de Março de 2010 at 14:06

    Sandra,
    parabéns pela percepção que tem sobre as redes sociais. A VIPZE está vindo forte com um portal social, e com ferramentas gratuitas, e com 3 idiomas, além de voip gratis para membros da rede. Realmente estamos numa revolução digital numa época do fim dos empregso que a Revolução Industrial proporcionava.
    Logo mais às 20:30 horas falarei sobre este tema on line e se voce me permitir, falarei sobre seu blog.
    Valeu.
    Geraldo.

    • Caro Geraldo,
      Desculpe- me a demora em responder.
      Obrigada pelos seus comentários, fico feliz em saber q vc gostou e comentou sb ele.
      Fique a vontade se precisar de algum conteúdo.
      Abs,
      Sandra Turchi

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