Fuja do comum: use redes sociais de nicho para divulgar seu negócio

Fuja do comum: use redes sociais de nicho para divulgar seu negócio

Fuja do comum, use redes sociais de nicho para divulgar seu negócio

Fuja do comum: use redes sociais de nicho para divulgar seu negócio

800 552 Sandra Turchi

Fuja do comum, use redes sociais de nicho para divulgar seu negócioQuando falamos de presença de empresas nas redes sociais e outras formas, automaticamente pensamos em Facebook, Twitter e Instagram. No entanto, existem diversas opções de canais que falam diretamente com um público específico e podem ser muito vantajosas para gerar visibilidade, relacionamento e vendas para a sua empresa.

Continue lendo o nosso artigo e conheça um pouco mais sobre algumas redes sociais de nicho e saiba como você pode utilizá-las para divulgar o seu negócio!

As redes sociais de nicho (verticais ou segmentadas)

Nichos são pequenos grupos de pessoas que possuem um interesse ou necessidade bastante específicos. Um nicho pode ser, por exemplo, mulheres que estão tentando engravidar, amantes de filmes franceses ou profissionais freelancers que trabalham com marketing digital.

As redes sociais de nicho têm como objetivo reunir essas pessoas e propiciar um ambiente em que elas possam interagir e trocar informações relacionadas apenas àquele assunto. Esse é o grande atrativo e o motivo pelo qual muitas pessoas começaram a usar muito mais esse tipo de canal do que outras redes.

Conheça algumas redes sociais de nicho:

DevianArt

DevianArt é uma rede social dedicada aos amantes e criadores de arte e design. No site, é possível compartilhar o seu trabalho e interagir com artistas de todo o mundo.

iDent

iDent é um canal dedicado a dentistas onde eles podem trocar informações, participar de aulas e palestras e divulgar seus serviços. A rede serve tanto para profissionais atuantes na área quanto para estudantes e pacientes e empresas.

Skoob

Skoob é a maior comunidade online para os leitores do Brasil. A rede reúne apaixonados por leitura e permite que seus usuários criem “estantes virtuais” de seus livros favoritos. Ainda é possível interagir e trocar opiniões com os outros membros da rede.

Livemocha

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o Livemocha em algum momento. Essa é uma rede social focada no aprendizado de idiomas em que um membro ajuda o outro a estudar e a desenvolver suas habilidades na língua escolhida.

Pip

Os amantes da culinária também têm seu espaço garantido nas redes sociais de nicho. O Pip é uma comunidade destinada a quem quer compartilhar e guardar as suas receitas favoritas.

Meetup

Meetup tem a proposta de conectar pessoas próximas com os mesmos interesses. Apesar de servir para todos os tipos de hobbies e atividades, a rede vem atraindo uma grande porção de empreendedores que buscam por parceiros de negócios, troca de informações e, até mesmo, novos clientes.

TripAdvisor

TripAdvisor é  focado em viagens. O propósito é facilitar os planos turísticos do consumidor. Dentro dessas características, o empreendedor pode cadastrar o seu estabelecimento turístico no site e receber feedbacks dos clientes, o que proporciona um ótimo retorno e possibilidade de marketing digital.

Os benefícios de usar redes de nicho  

As redes sociais de nicho permitem que a sua empresa fale com as pessoas certas — é a segmentação da segmentação. Nesses canais, os usuários costumam estar mais abertos ao diálogo e a conhecerem novas pessoas e opiniões, justamente porque estão buscando mais informações sobre o tema em que possuem interesse.

As discussões em redes sociais de nicho costumam ser mais relevantes, profundos e frequentes e, se a sua empresa souber como aproveitá-las e proporcionar conteúdo exclusivo e que agregue conhecimento aos membros, as chances de conquistar espaço e gerar grande engajamento com a marca são muito maiores do que no Facebook, Twitter e outras redes de massa.

Pesquise sobre as redes de nicho em que o seu público-alvo possa estar e avalie como você pode participar da comunidade com conteúdo relevante e tornar-se parte da conversa.  Em vez de ficar brigando num oceano cheio de pessoas e de marcas, seja ouvido e estabeleça a sua marca em uma rede qualificada.

Além das que citamos aqui, você conhece outras redes sociais de nicho? Compartilhe com a gente nos comentários!

Por Sandra Turchi