Tendências do Marketing Digital para 2017 (B2B)

Tendências do Marketing Digital para 2017 (B2B)

Tendências do Marketing Digital para 2017 (B2B)

800 600 Sandra Turchi

Tendências do Marketing Digital para 2017 B2bAs formas de se comunicar mudaram muito ao longo dos últimos anos. Alterações culturais bruscas e a multiplicação de canais digitais, móveis e sociais causaram grandes impactos no cenário social, de modo que as estratégias de comunicação devem ser repensadas constantemente.

O marketing B2B, como qualquer outra área do marketing, evolui de forma rápida e contínua. Atualmente, é de suma importância desenvolver uma estratégia de marketing digital, por exemplo. Pois, se a sua empresa não tiver presença on-line efetiva, seu diferencial competitivo fica mais distante de ser alcançado, uma vez que seu concorrente já oferece comunicação por canais digitais.

A cada ano, as tendências e melhores ações a serem colocadas em prática são atualizadas e por esse motivo é necessário trabalhar pesado para acompanhá-las. Estar sempre por dentro das novidades do mundo do marketing é a forma ideal de formular estratégias eficazes, de modo que aumentem as vendas ou alcancem outro objetivo da empresa.

Estratégias de marketing voltadas para o mercado B2B devem estabelecer identidade e posicionamento adequados. No marketing digital B2B, deve-se fortalecer a autoridade com conhecimento técnico, liderança e referência, que são fatores essenciais em uma campanha eficaz.

B2B

Mesmo que seja uma expressão já antiga, B2B ainda causa dúvida para quem lida com ela. Entenda o conceito:

• B2B (Business to Business): esta sigla é usada no e-commerce (comércio eletrônico) para delimitar negociações comerciais entre empresas – sejam elas distribuidoras, importadoras, indústrias ou revendedoras – através de um espaço digital estruturado (uma plataforma). A aquisição do produto ou serviço pode se dar através de consumo, revenda ou transformação.

• B2C (Business to Commerce): esta sigla refere-se à negociação comercial entre empresas e o consumidor final, também por meio de uma plataforma digital. Geralmente, essa aquisição acontece por consumo.

5 Tendências de Marketing para o mercado B2B

Ao pensar em estratégias de marketing para o mercado B2B, deve-se imaginar como em uma reunião de negócios entre empresas e seus parceiros. Trabalhar com marketing digital hoje em dia é uma questão de sobrevivência e as estratégias para o B2B fazem parte desta realidade.

Empresas que não atuam com estratégias de marketing digital têm grandes dificuldades de manter um relacionamento positivo – e lucrativo – com seu público. O resultado disso é o crescimento da concorrência em uma velocidade que fica cada vez mais difícil de alcançá-la.

Definir estratégias adequadas de marketing digital em 2017 significará utilizar as ferramentas já conhecidas, porém de maneira melhor estudada, sempre apontando para a qualidade de um conteúdo cada vez mais personalizado.

Conheça as cinco tendências de marketing para B2B que entrarão com força total em 2017:

1. Automatização de processos

A automatização de processos vem se destacando de forma positiva em diversas áreas. Utilizar o potencial das diferentes tecnologias para que a empresa alcance maior capacidade de produção é uma prática que já acontece há anos.

Para o setor de marketing, a automatização permite que ações antes realizadas manualmente agora sejam concretizadas de maneira automática. Dessa forma, quem trabalha com marketing ganha mais tempo para se engajar em atividades de relacionamento. O planejamento de estratégias de fidelização para o B2B é um exemplo delas.

2. Arquitetura da informação

A arquitetura da informação diz respeito ao design estrutural de ambientes de informação compartilhada. Isto é, a forma como são apresentadas comunidades digitais, intranets, landing pages, sites e softwares.

A facilidade de navegação é cada vez mais valorizada, pois, quanto mais intuitivo for o design do canal digital, maior a tendência de o usuário permanecer nele por mais tempo.

2. CRO – Otimização da Taxa de Conversões

Conversion Rate Optimization ou Otimização de Taxa de Conversão é o processo de desenvolvimento de uma experiência para quem visita um site ou blog com a finalidade de convertê-los em clientes. As conversões podem ocorrer em qualquer site.

Tanto para quem já trabalha com Inbound Marketing ou não, aplicar técnicas de CRO significa fazer com que sua empresa tenha uma melhor imagem de marca e seja mais lucrativa.

3. Dispositivos e aplicativos móveis

O número de usuários que acessam sites por dispositivos móveis já é maioria no total de internautas no mundo hoje em dia. Sabendo disso, é muito importante que estratégias de marketing foquem nesse perfil de usuário, pois são por dispositivos móveis que o público potencial encontra a empresa.

É fundamental investir em design responsivo, fontes com tipologia maior e sites com menor tempo de carregamento, por exemplo, a fim de que a experiência do visitante seja satisfatória.

Quem acessa a internet por dispositivos móveis gasta mais tempo com aplicativos do que em sites propriamente ditos. As vantagens do uso de aplicativos englobam a facilidade de utilização, o menor custo de acesso e a possibilidade de acesso off-line. Geralmente as pessoas fazem download de aplicativos para terem o conteúdo de sua preferência na palma das mãos, no momento que quiserem.

4. Inbound Marketing

O “novo marketing”, como também é chamado, é uma forma inteligente de estabelecer uma estratégia para fidelizar o cliente e aumentar as vendas em geral. Aplicando técnicas de Inbound Marketing, desenvolve-se uma maneira de o cliente encontrar a empresa e se interessar por ela.

Estratégias de Marketing Inbound somadas às já citadas técnicas de CRO fará com que as taxas de conversão aumentem muito mais.

5. Personalização de atendimento

No B2B, a personalização do atendimento é tão relevante quanto para quem objetiva abordar o cliente final. Pessoas jurídicas levam muito em conta o atendimento no momento de decisão de compra com seus parceiros. Por essa razão, cada vez mais empresas investem fortemente em técnicas que assegurem experiências satisfatórias de atendimento para outras empresas com que fecham negócios.

Entende-se, portanto, que as tendências de marketing para B2B para 2017 têm foco na melhor experiência possível de cada usuário, de forma a aumentar as taxas de conversão e fidelização de clientes. Como estão suas estratégias para B2B? Repense suas ações agora para comece o ano na frente da concorrência.

Sucesso!

1 comment
  • Ótimo texto e é isso mesmo, para o B2B o que vejo também além dos pontos citados acima é que muita empresa ainda tem dificuldade de entender seu papel e posição dentro do mercado que atua e isso muitas vezes prejudica os resultados. Acredito que um ponto que pode complementar essas tendências para ida ao mercado digital por exemplo, é trabalhar com nichos, você fecha um pouco a área de atuação, porém consegue resultados mais satisfatórios e público mais engajado.

    Parabéns pelo trabalho Sandra.
    Abs, Bruno.

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