Você está perdido? Relaxe, você não está só! | Blog da Sandra Turchi | Comunicação e Marketing Digital

Você está perdido? Relaxe, você não está só!

Você está perdido? Relaxe, você não está só!

150 150 Sandra Turchi

Tenho visto, com grande freqüência, empresários e executivos estarrecidos ao tentar acompanhar todas as mudanças que tem ocorrido com o advento da era digital. Não é incomum ouvi-los assumir, quase como se desculpando, que sabem pouco sobre o assunto. A questão é que tudo isso é muito recente mesmo e essa nova realidade interfere na forma como nos relacionamos e como fazemos negócios, principalmente. Se as empresas não se atentarem para as alterações no comportamento do consumidor, para a relação que deverá ser estabelecida com ele ou para a melhor forma de atendê-lo, alguém irá fazê-lo e, talvez, esse alguém seja justamente seu concorrente. E, então, poderá ser tarde demais.

(artigo para Revista Cliente S.A.)

As companhias devem reaprender como executar o velho marketing. O que observamos é que houve uma inversão na forma como planejávamos e executávamos certas atividades dentro dessa disciplina, pois antes as empresas investiam em grande divulgação para construir suas marcas, primordialmente usando mídia de massa para isso. Quando o consumidor precisava adquirir um produto, tinha que se lembrar de quem o vendia e, por isso, as empresas que possuíam o maior volume de investimento eram as mais lembradas e as mais utilizadas no momento da compra, certo?

Hoje, as pessoas não precisam necessariamente se lembrar das marcas antes de adquirir produtos ou serviços, elas “buscam” o que precisam - 88% das pessoas fazem buscas na web antes de comprar, são mais de um trilhão de páginas indexadas pelo Google - e o que mais importa mesmo é que a empresa seja encontrada nessa hora. E isso muda simplesmente “tudo”. Não estou pregando aqui que as mídias de massa devam ser extintas das campanhas realizadas, ou que não se invista mais em construção de marca, não é nada disso, mas deve-se entender como as coisas têm funcionado agora com as Estratégias de Marketing digital.

Além disso, é preciso compreender que os clientes são pessoas, e pessoas que desejam envolvimento, interação, engajamento e não apenas comprar produtos! As companhias devem abrir espaço para uma “conversa” com o cliente. E esse relacionamento deve ser construído passo a passo, leva tempo, dá trabalho, mas é o caminho a ser seguido.

Pela primeira vez, em tantos anos de existência do marketing, mudanças profundas estão ocorrendo que alteram nosso conhecimento do consumidor e a melhor forma de alcançá-lo. Tudo isso exige uma postura de atualização permanente. Não basta conhecer apenas os conceitos já estabelecidos, é necessário saber criar a Presença Digital da empresa de forma adequada, bem como sua Estratégia de Marketing Digital para essa nova era, como Mobile Marketing, Flash Mob, QR Code, Realidade Aumentada, E-commerce, M-commerce, Redes e Mídias Sociais (Orkut, Facebbok, Formspring, Twitter, LinkedIn, etc),  Buscas, SEM, SEO, Buzz, Marketing Viral, Advergaming, Games Sociais entre outras inovações.

E é na área de marketing que a empresa buscará apoio para entender o que está ocorrendo. É de lá que se espera uma postura de sintonia com o mercado e de inovação. Portanto, se me permitem dizer, parece que aumentou muito a responsabilidade de quem atua nessa área!

15 comments
  • Olha essa frase Sandra do @renedepaula: Se você não está confuso, está mal informado.

    É sensacional e vai ao encontro do teu belo texto.

    Mateus
    @ocappuccino

    • Ola Mateus,
      Pois é, a coisa é bem nessa linha… o René é um querido amigo.
      Obrigada pelo link para o meu blog e parabéns pelo trabalho de vcs.
      Abs
      Sandra

  • Olá Sandra!
    Aprendo muito com seus artigos na área de Marketing Digital!! Parabéns pelos textos que ao mesmo tempo que são leves para uma leitura são intensos quanto ao aprendizado! bjs
    Antonio Siqueira
    Infinity Propaganda

  • Cara Sandra.
    Lendo seu artigo “Você está perdido? Relaxe, você não está só!” me causou um grande alívio. Sou Consultor de Estratégia e Gestão de Marketing e Vendas, com foco na média e pequena empresas. Tenho encontrado clientes querendo criar (e só falam nisto) o decantado Marketing Digital e ele não tem nenhuma Estratégia definda no Marketing tradicional. E nem aderência à Gestão de Vendas, se assim tivesse. Se vc permitir, vou utilizar o seu artigo no meu site e para demonstrar aos meus clientes os passos que devem ser seguidos. Parabéns mesmo pelo artigo. Excelente e vem de encontro com o que estou me deparando com os meus clientes.
    Um forte abraço
    Mauro Terra
    Kairalla, Pavani & Terra – Consultoria e Treinamento.

    • olá Mauro, como vai?
      Pode usar o artigo sim, e se puder, coloque um link no seu site para o meu blog.
      Eu tenho visto muito isso ocorrer.
      As empresas estão meio perdidas mesmo.
      grande abraço,
      Sandra

  • Olá Sandra!! Bom dia!!
    O foco da Infinity é desenvolver e implementar estratégias de negócios nas áreas de online e offline para a pequena e a média empresa.
    Mais uma vez parabéns pelos seus artigos! Sempre acompanho seu blog para ficar atualizado com questões relacionadas a estratégias digitais!
    Fique a vontade caso queira entrar em contato comigo ok!!
    abs
    Antônio Siqueira
    Infinity Propaganda

  • Ola Sandra!
    Parabéns pelo novo layout blog!
    Adorei o layout e a cor deixou o ambiente ainda mais leve e agradável!
    Meu blog está em fase de desenvolvimento, nele publicarei artigos nas áreas de estratégia de negócios e cultura digital. Assim que ele estiver pronto lhe aviso! Fico no seu aguardo para conversarmos em breve!
    abs
    Antônio
    Infinity Propaganda

    • oi Antonio, que bom que gostou!
      Qdo seu blog estiver pronto me avise.
      Vamos marcar um café, pedirei à minha secretária pra agendar.

      abs
      Sandra

  • Ok Sandra! Quando meu blog estiver pronto eu te aviso! Fico no aguardo do contato de sua secretária para agendar um café!
    abs
    Antônio Siqueira

  • Oi Sandra! Tudo bem?!
    Estou finalizando meu blog e gostaria de saber se posso colocar um link do seu blog no meu?!
    Obrigado!
    Antônio Siqueira
    Infinity Propaganda

  • A maior mudança que está ocorrendo na minha opinião e a transferência de poder dos profissionais de marketing (donos da marca) para o cliente.

    A tecnologia permite com que o cliente filtre e não aceite mais a invasão proposta pela comunicação do marketing tradicional.

    No marketing 2.0 o cliente busca o que quer, na hora que deseja e essa é a diferença fundamental para o desenvolvimento de qualquer estratégia.

    Neste ponto de vista, marcas viram conteúdo e criar esse conteúdo não é tarefa simples.

    Convido vocês a lerem meu artigo:
    Dos 4Ps aos 4Cs do Marketing Digital
    http://www.madraint.com/2010/conteudo/dos-4ps-aos-4cs-do-marketing-2-0/

    abs//

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