Criar conteúdo passa por formatos que vão muito além do texto, como vídeos, fotos, infográficos e até mesmo games. Quanto mais conteúdo, mais relevância sua marca alcança. Uma rede em que é possível trabalhar outros tipos de conteúdo e que você precisa estar presente é o Instagram. A rede de compartilhamento de fotos e vídeos já tem 29 milhões de usuários ativos por mês só no Brasil — número que cresce mais a cada dia.
O Instagram é a rede para você promover um estilo de vida e uma personalidade que tenha tudo a ver com a sua marca. Para te inspirar a criar campanhas que tenham a sua cara, listamos alguns cases de marketing digital que fizeram sucesso na rede. Confira:
A Nike e suas campanhas de sucesso
A Nike é uma marca que soube tirar muito proveito do Instagram. O seu perfil oficial tem mais de 56 milhões de seguidores, mas não é só nele que ficam as campanhas.
Um primeiro exemplo é o @nikerunning, que possui 4,4 milhões de seguidores e que conseguiu reunir uma comunidade de corredores ao redor do mundo, dando incentivo por meio de posts com mensagens inspiradoras e hashtags como #werundirty. Hoje, a hashtag #nikerunning já acumula mais de 2 milhões de publicações, provando o alcance da campanha.
Mas uma das maiores criações de sucesso da Nike foi o Nike PHOTOiD, uma campanha que permitia que usuários criassem tênis personalizados a partir de imagens do Instagram, compartilhassem em outras redes e depois disso ainda pudessem comprar esse tênis personalizado na loja da Nike. Resultado? 600 pares criados por hora e 8% destes foram comprados, isso tudo sem gasto algum em mídia.
A Heineken e o US Open
A Heineken nos mostrou o poder de uma promoção criativa e que tem a cara da marca, patrocinadora de eventos esportivos. A ideia foi dar aos fãs de tênis a oportunidade de conseguirem entradas para a final do torneio US Open masculino, por meio de uma caça ao tesouro na rede social.
Eles criaram uma montagem com mais de 200 fotos postadas no perfil @crack_the_us_open. Tudo que os seguidores deveriam fazer era encontrar uma determinada pessoa na multidão com base em dicas divulgadas no perfil @heineken_US.
A repercussão foi ótima e em três dias de duração mais de 1500 pessoas participaram! Como consequência, o número de seguidores do perfil da Heineken aumentou em 20%.
A Red Bull e o estilo de vida “Red Bull te dá asas”
A Red Bull é uma das marcas que consegue vender um estilo sem, necessariamente, vender um produto. É raro encontrar no seu perfil do Instagram, com 5,2 milhões de seguidores, imagens de latinhas de energético, por exemplo.
A mensagem que a marca tenta passar na rede social é a ideia do “Red Bull te dá asas”, feito por meio da produção de imagens (fotos e vídeos) que mostram desde esportes radicais até festas. Esse é um estilo de vida que combina perfeitamente com o público jovem e cheio de energia que usa o Instagram — e consome o energético.
A lição que tiramos desse case é que é possível ser relevante para o público por meio de conteúdos que tenham uma relação forte com o que a sua marca vende.
Como fazer isso no seu Instagram
Apesar de termos mostrados cases de marcas grandes, é possível que a sua empresa faça isso localmente. A principal lição que tiramos desses cases de marketing digital é que é necessário muito planejamento, ser fiel ao ideal da sua marca e postar conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu público, indo além do seu produto e envolvendo um estilo de vida que faça parte disso.
Use a rede para contar histórias e aproveite ao máximo as ferramentas que ela oferece, desde os formatos dos conteúdos até o poder de alcance das hashtags.
Pronto para fazer uma campanha de sucesso no Instagram?