9 dicas de um treinamento de marketing digital

9 dicas de um treinamento de marketing digital

1920 1280 Sandra Turchi

Mais de 35 bilhões de usuários no Facebook, mais de 500 milhões de tweets por dia, links patrocinados, SEO, remarketing, mídia programática, entre outros, e o que tudo isso significa? Significa que é preciso profissionalizar-se para compreender como o mercado está se transformando e qual é o papel do profissional de marketing digital em tudo isso. Se é essa a resposta que você procura, estamos bem afinados com suas necessidades, pois vamos te dizer agora mesmo o que você aprende em um treinamento de marketing digital. Continue acompanhando e confira!

Planejamento de marketing digital

O planejamento já é algo conhecido de muita gente, planejamos o financeiro, a gestão de pessoas, o marketing e o marketing digital também. No planejamento de marketing digital você vê o que é necessário para criar estratégias e ações de marketing na internet para que sua empresa estabeleça uma presença online de qualidade. Afinal, hoje em dia, não basta a empresa ter uma presença física, ela deve ter uma presença digital.

Comportamento do e-consumidor

E-consumidor é aquele que compra pela internet, ou seja, utiliza o e-commerce para adquirir produtos e serviços para si, na comodidade da sua casa. O consumidor online possui características distintas do consumidor off-line e, por isso, é preciso compreender o que o leva a comprar, qual seu perfil, quais são suas motivações, desejos, anseios e receios.

Segmentação de público e buyer persona

A segmentação de público também é um tema conhecido de muita gente, mas no marketing digital ele se torna um pouco diferente, principalmente porque baseamos nossas estratégias em buyers persona, ou seja, representações fictícias de um cliente ideal, que nos ajuda a compreender o comportamento do internauta e a desenvolver estratégias mais eficazes de marketing online, como o remarketing, por exemplo.

Mídias sociais

As mídias sociais estão no nosso dia a dia, mas como utilizá-las a favor de uma marca? Como marcar presença nas redes sociais, dialogar com o público-alvo, desenvolver estratégias específicas para esse ambiente? Esses são alguns dos temas abordados em um curso de marketing digital, no tópico de mídias sociais.

Inbound Marketing

O marketing de atração está revolucionando a maneira com que as marcas se relacionam com seus clientes, trazendo consigo uma série de outras ferramentas para auxiliá-lo a gerar valor e despertar o interesse nas pessoas, sem recorrer à venda direta. O Inbound Marketing quer oferecer o conteúdo certo quando os consumidores fazem suas pesquisas, mapeando o conteúdo ideal para cada passo da jornada de compra do seu cliente.

Marketing de conteúdo

“Conteúdo é rei”. Essa frase vem sendo propagada por muitos profissionais de marketing digital que compreenderam que é mais fácil conquistar um cliente gerando valor para ele do que empurrar um produto novo a cada dia. O marketing de conteúdo mostra a relevância da empresa no mercado, o que ela pode oferecer e todo o seu know how, colocando-a como referência na internet.

Publicidade online

Se estamos falando de marketing, estamos falando de vendas e, por mais que as vendas estejam se desenvolvendo de uma forma diferente na internet, é preciso investir em publicidade. Google Ads, Facebook Ads, Linkedin, Twitter, todas as redes sociais estão investindo em ferramentas de anúncios pagos, e você vê cada uma dessas soluções em um bom curso de marketing digital.

Métricas e KPI’s

As métricas servem para mensurar os resultados de marketing digital e não podem ficar de fora de um bom curso nesta área. Você aprende a determinar quais são as melhores métricas para o seu negócio, como criar KPI’s que gerem valor e insights positivos para a sua marca.

SEO

O SEO merece um curso inteiro, mas você também pode aprender noções de SEO em um curso de marketing digital, afinal, estratégias de marketing de conteúdo devem levar em consideração a otimização para os mecanismos de busca.

O marketing digital é amplo e pode ser segmentado em diversos outros cursos, portanto, não se desespere se você perceber que existe muito mais do que mencionamos aqui. O certo é que você comece a aprender o marketing digital de uma maneira ampla, para depois buscar cursos mais específicos e que atendam às suas necessidades profissionais, criando um caminho lógico para os seus objetivos como gestor de marketing digital.

Por Sandra Turchi

9 comments
  • Ola sou um consultor HERBALIFE
    Preciso de um site para usar no celular e como faco para ter um icone aplicativo. e orientacao de como promover da forma mais eficaz e melhores canais de propaganda.

    att. ISIQUIEL PACHECO

  • Sensacional! E uma das coisas que vejo que dá resultado é focar em SEO.
    Já trabalhei com casos de empresas que tiveram um aumento de 3x no faturamento usando apenas SEO.

    • Vicente, você está correto!! Um site ou rede social bem arquitetados e com monitoramento constante, atualizados e com geração de conteúdo qualifica a estruturação do SEO. Porém, não somente essas ações aumentam o faturamento. O serviço prestado com qualidade faz toda a diferença no resultado final.

  • Boa tarde Sandra, pretendo fazer um curso de férias na ESPM. Estou em dúvida entre os cursos gestão de mídias sociais e monitoramento, e Estratégias de marketing digital. Sou iniciante, porém, tenho um canal no youtube, utilizamos às mídias sociais para aumentar o nosso publico. Fiquei muito interessado pelo curso de gestão de mídias, estou pensando em fazer esse, só quero ter certeza que estou fazendo a escolha. O que você acha?

    • Boa tarde Gustavo, tudo bem? Bom saber que teremos você em uma das minhas turmas. No seu caso, realmente acho mais conveniente fazer parte do curso de Gestão de Mídias Sociais e Monitoramento, pois este oferecerá muitos conceitos, visões e cases que te ajudarão a ter insights e novas formas para atingir o objetivo com o seu canal.
      Agradeço o seu contato e nos vemos em breve.
      Abraço!

  • Pois é, e ainda tem gente que fala que o “marketing” morreu e agora é tudo digital, não se lembram que o digital só existe graças ao tradicional.
    tudo que se faz no digital hoje é o que ja era feito anos atrás no tradicional, digital é a mídia.
    excelente artigo, passou por varios pontos importantes de uma estrutura de marketing verdadeira e não só enviar e-mails capturados por landing pages.
    parabéns.

  • Mesmo em 2017 continua quase a mesma coisa, tenho focado muito no SEO para alavancar os resultados

  • Excelente conteúdo! Muito obrigado por criar algo assim!

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