Como se preparar para enfrentar o Mundo Vuca

Como se preparar para enfrentar o Mundo Vuca

O telefone levou 50 anos para se consolidar enquanto tecnologia e atingir 50 milhões de usuários. Essa mesma marca foi alcançada em 22 anos pela televisão, 12 anos pelos aparelhos celulares, sete anos pela internet e apenas 19 dias pelo aplicativo Pokémon Go. A agilidade da absorção tecnológica, cada vez maior, é um exemplo de uma das principais características do Mundo VUCA: a volatilidade.

Expliquemos: VUCA é um acrônimo, em inglês, para Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo. Essa expressão foi popularizada para enfatizar as principais particularidades da modernidade atual. Apesar de o termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 1990 quando o U.S. Army War College utilizou o conceito para descrever a situação global no contexto pós-Guerra Fria.

De lá para cá, essas características se intensificaram na vida de todos e tornaram-se perfeitamente aplicáveis ao ambiente de negócios. No mundo VUCA, as empresas devem ter agilidade para se adequar ao contexto dinâmico, complexo e imprevisível em que vivemos.

Esqueça planejamentos a longo prazo. A imprevisibilidade que impera nos nossos dias torna mais prudente exercitar a agilidade na capacidade de resposta às demandas do ambiente do que projetar cenários futuros. Por mais difícil – e caótico – que isso possa parecer, incorporar essas capacidades na cultura organizacional pode ser não somente eficaz, bem como essencial, para a sobreviver no mercado corporativo atual.

Como enfrentar o Mundo Vuca

Volatilidade
O mundo do Marketing Digital acabou de passar por uma mudança de paradigma: a principal métrica do Instagram, as curtidas, foram omitidas. Essa iniciativa aparentemente simplória tem o potencial de mudar desde o planejamento das estratégias de marketing das marcas até a criação de conteúdo e captação dos patrocinadores pelos influenciadores. Não é a primeira nem será a última mudança da área de Marketing Digital – que tem no seu histórico desde adaptação a novos algoritmos de visibilidade até o sepultamento de plataformas inteiras responsáveis por erguer impérios (sim, o Orkut).

As constantes mudanças, em uma velocidade que muitas vezes nos deixa tonto, é a primeira das letrinhas do VUCA. A volatilidade torna quase impossível prever cenários como era tradicionalmente feito tempos atrás. O ambiente de negócios exige que as empresas valorizem a criatividade como meio de ação. Estar pronto para lidar com o inesperado e buscar novas soluções, que respondam com agilidade às demandas que se apresentam, devem sempre estar nos horizontes dos gestores como mais importante que investir em planejamentos muito detalhados. Para enfrentar essa
característica, é interessante ter como direcionadores o propósito de suas iniciativas e os resultados que pretende alcançar, uma vez que não existe mais um caminho estruturado para atingir os objetivos.

Incerteza
Na década de 1980, a banda Legião Urbana já anunciava: “O futuro não é mais como era antigamente”. E, de fato e cada vez mais, não o é. Basta lembrar dos episódios políticos recentes, como a ascensão de lideranças ultradireitistas em várias partes do mundo ou o Brexit, para perceber que o que imaginamos que seria o futuro está se transformando tão rapidamente que nem os melhores analistas, juntamente aos algoritmos preditivos mais sofisticados, conseguem prever.

No contexto corporativo, a incerteza também é regra. Ter informação disponível não necessariamente significa que se está pronto para compreender o futuro. Em geral, as soluções de hoje dificilmente serão aplicáveis aos problemas do amanhã. Além disso, é necessário na tomada de decisão compreender a interdependência dos elementos envolvidos e levar em conta a complexidade das variáveis presentes. As ações não podem ser vistas como isoladas sob pena de não ter nenhum impacto real em um sistema interconectado.

Para lidar com as incertezas, as competências que fazem a diferença no enfrentamento desse desafio é a flexibilidade e, mais uma vez, a agilidade, diante da necessária adaptação ao imprevisto de uma realidade que muda a todo momento. A falta de certezas implica em deixar a mente aberta para que a criatividade e a capacidade de resolução de problemas complexos possam florescer.

Complexidade
Entre o preto e o branco, existe um matiz quase infinito de cinzas. Se antigamente era possível classificar tudo como “cinza”, atualmente é imprescindível ser específico: fóssil, pedra, prata etc. Somente no Facebook é possível optar por outras 54 opções de gênero além de “feminino” e “masculino”. Sim, não é só impressão: o mundo está mais complexo e existem muitas respostas para uma questão só.

Estarmos todos conectados e interdependência global são fatores que aumentam ainda mais a complexidade ao nosso redor. Os modelos tradicionais de gestão de riscos e tomada de decisão são insuficientes para lidar com a grande quantidade de variáveis existentes. Os resultados de ações isoladas são imprevisíveis, uma vez que são apenas pequenas engrenagens de um sistema complexo. Para ampliar o olhar e, assim, gerar soluções mais aderentes às necessidades da realidade dinâmica, uma boa é cultivar competências como trabalhar bem em equipe, pensamento crítico e flexibilidade cognitiva. Outras habilidades interessantes para enfrentar a complexidade do mundo VUCA, é manter uma postura firme e ter disposição para assumir novos riscos.

Ambiguidade
Às vezes uma mesma pergunta possui diferentes respostas corretas – ou até nenhuma. No início de 2015, uma publicação no Tumblr virou polêmica – e meme, claro – após algumas pessoas enxergarem cores diferentes: a baixa saturação da imagem fez com que o vestido preto e azul pudesse ser visto também como branco e dourado. Tudo culpa do nosso cérebro que interpreta a luz que chega pela nossa retina para transformá-la em imagem e, para compensar a variação cromática natural, faz com que as pessoas vejam o vestido de maneira diferente. Deste modo, mesmo que o vestido real fosse preto e azul, quem enxergava branco e dourado também estava certo. A ambiguidade existe na ausência de clareza ao se analisar contextos complexos. Como experiências anteriores não asseguram que uma solução sirva em um novo cenário, no mundo VUCA há margem a múltiplas interpretações igualmente pertinentes. A ambiguidade requer que tenhamos uma grande capacidade de negociação, individual e coletiva, uma vez que o caminho a seguir pode não ser igual àquele trilhado no passado. As competências mais importantes aqui são ter abertura, equilíbrio, tolerância, além de coragem para seguir novos caminhos. A intuição sai do campo do misticismo individual e também adquire importância dentro do ambiente corporativo. Afinal, em um mundo volátil, incerto, complexo, ambíguo, que mais parece “terra de cegos”, quem tem um olho é rei.

Preparando-se para o mundo VUCA nas organizações

Pistas. É tudo que se é possível ter em relação ao modo com o qual as organizações podem se preparar para os desafios colocados no Mundo VUCA. Lideranças mais humanas e coletivas, com habilidades de negociar e integrar a equipe para, juntos, encontrar soluções para os desafios colocados. Capacitar os colaboradores nas competências necessárias para lidar com cada característica. E, por fim, ter resiliência para enfrentar os desafios e reiniciar o ciclo quantas vezes preciso for. São esses os principais ingredientes para fazer o bolo da organização crescer no cenário adverso que a realidade atual impõe.

No âmbito organizacional, o caminho mais eficiente é criar um ambiente colaborativo, que estimule o compartilhamento, o aprendizado coletivo constante e a criação de novos conhecimentos. Lembre-se: sempre com propósito e resultados em vista, essencial para integrar e motivar a equipe. Um grupo multidisciplinar com profissionais de diferentes habilidades é mais propensa a obter sucesso no mundo VUCA. Quanto maior amplitude de visão, maior a possibilidade de encontrar soluções em contextos complexos. Já a resiliência é uma habilidade essencial, pois uma vez que as mudanças são inevitáveis, é necessário ter capacidade de manter-se íntegro após uma grande transformação e ainda ter fôlego para se adaptar ao novo cenário. Depois desse checklist com as competências e habilidades necessárias para uma realidade volátil, incerta, complexa e ambígua, te questionamos: você já começou a se preparar para o Mundo VUCA? Caso não, a hora é agora.


sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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