A era LinkedIn como ferramenta de prospecção

A era LinkedIn como ferramenta de prospecção

No mundo dos negócios a prospecção sempre foi um desafio enorme para as empresas e equipes de vendas. E com o tempo, as técnicas foram aprimoradas, surgiram outras maneiras de fazer contato com os leads e atraí-los para o negócio. É uma tendência que acompanha a evolução do mercado. Com a internet e o advento das redes sociais, outras opções surgiram para as equipes de prospecção, facilitando esse caminho, que nada mais é que encontrar o seu cliente potencial. A tecnologia deve ser utilizada nesse processo de prospecção.

O LinkedIn é a principal rede de negócios no mundo com mais de 500 milhões de usuários e, com tanta gente conectada à rede, é possível utilizá-la de modo a contornar as dificuldades que a prospecção impõe, ainda mais em tempos de home-office e distanciamento social. Atualmente, a maioria das pessoas trabalha de casa, poucas permanecem nos escritórios, por isso, o contato direto ficou mais complicado. O e-mail, um canal importante de comunicação, está saturado, com caixas postais cheias e que nem sempre atinge o cliente da maneira desejada. Contatá-lo pelo WhatsApp nem sempre é possível, por isso que a rede social para contatos profissionais pode ser uma excelente alternativa para os prospects, afinal, ela aproxima as pessoas.

Um relatório da Microsoft, proprietária do LinkedIn, mostrou que no primeiro trimestre de 2020, o acesso à plataforma da rede social aumentou 50%, um indicativo de que as pessoas estão buscando mais conhecimento e contatos profissionais, confirmando o potencial da rede, uma das principais ferramentas para dar início a um relacionamento com seu cliente.

O Brasil conta com aproximadamente 43 milhões de usuários ativos no LinkedIn, se tornando uma ferramenta essencial em qualquer tipo de estratégia de marketing digital ou de social selling.

A plataforma é uma excelente base de dados para prospecção, pois, todos têm acesso às informações profissionais do perfil, local de trabalho, cargo que ocupa, o que faz, os meios de contato, como e-mail, telefone, etc. Deixar o perfil atualizado com todas as informações irá fortalecer sua rede de contatos, se tornando um diferencial nos negócios.

No entanto, para tornar esse contato mais assertivo e menos burocrático, é preciso adotar algumas estratégias que vão facilitar a comunicação com o lead. É necessário aumentar a sua autoridade, entregando conteúdos que irão chamar a atenção da sua rede, para desenvolver um relacionamento de confiança. Assim, você poderá procurar e buscar potenciais novos clientes, se relacionando com essas pessoas.

Na prospecção ainda é possível utilizar diferentes fluxos de estratégias para chegar ao seu potencial cliente. Antes de fazer um contato por e-mail ou telefone, mande uma mensagem pelo LinkedIn. Uma pesquisa realizada globalmente indicou que as chances de conversão apenas com um e-mail são de 20%, mas elas aumentam para 70% se, antes do e-mail, você fez contato pelo LinkedIn, pois isso irá facilitar o processo já que o lead conseguiu visualizar as principais informações do vendedor, isso irá aumentar a aproximação já que o meio favorece o contato social, permitindo um diálogo mais humano e direcionado para o negócio, facilitando a aproximação.

Dessa maneira, será possível construir um relacionamento com seus contatos, pois, no mercado digital, é preciso educar sua rede a partir dos seus conteúdos, desenvolver uma aproximação e, aparecendo a oportunidade, você poderá falar de negócios com seu cliente. A partir da sua rede, você pode gerar valor, com assuntos atrativos, por isso, o LinkedIn é uma ótima ferramenta de prospecção.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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