Marketing para a baixa renda

Marketing para a baixa renda

150 150 Sandra Turchi

Muito se tem falado sobre esse assunto, mas não resisto a abordá-lo de tempos em tempos, pois é um dos meus temas favoritos. A expansão das classes de baixa renda e sua representatividade na economia, trouxeram uma necessidade de reflexão. Nesse artigo abordo como os profissionais de marketing devem se atentar para a adequação da linguagem no tratamento a esse público. Seja pelos canais físicos ou digitais ainda há um bom caminho a ser percorrido para atender a essa camada que não está acostumada com certos anglicismos e neologismos utilizados e que acabam desistindo de interagir com aqueles que não se preocupam em entendê-la.

(artigo para o Portal Mundo do Marketing)

Com o intuito não apenas de entendê-la, mas de aproveitar oportunidades, muitas empresas têm buscado institutos especializados para compreender como essa população vive, pensa, age e consome. Para isso, contratam pesquisas em que seus gerentes passam dias na casa de famílias de baixa renda para poder “assimilar” as diferenças entre o “seu” e “aquele” cotidiano.

Isso é ótimo, mas é fundamental que seja revertido em ações de adequação de produtos e serviços, bem como em novas formas de pagamento. Um bom exemplo é a aceitação de cheques pré-datados para vôos, feito pela Azul Linhas Aéreas.

Por falar nisso, esse público ainda está se familiarizando com o uso de cartões de crédito, pois muitas pessoas, no início da popularização desse meio de pagamento, foram pouco ou mal instruídas e acabaram por se endividar, porque entendiam que bastava pagar a parcela mínima que constava na sua fatura e, com isso, seu saldo devedor crescia a uma taxa “módica” de 15% ao mês, cobrada por aquele banco que lhe concedeu o tal cartão.  Depois desse susto inicial eles passaram a compreender melhor esses mecanismos financeiros e têm se adaptado.

Também nessa área estamos observando casos interessantes de orientação ao consumidor, como o recém lançado site da “Febraban”, “www.meubolsoemdia.com.br”, criado pela agência de Comunicação Fábrica, com base em pesquisas feitas pelo Instituto DataPopular, que traz informações sobre o funcionamento dos bancos, as modalidades financeiras, investimentos, dívidas, etc.

Na divulgação destinada a impactar essa parcela da população indica-se aos publicitários que mantenham sua criatividade, mas não abram mão da clareza e objetividade, visto que esse público não compreende a linguagem muitas vezes utilizada em campanhas mais complexas, ou que tentam ser muito divertidas, mas acabam fazendo com que ele rejeite essa comunicação, ou seja, ela terá o efeito exatamente inverso ao que se propunha.

6 comments
  • Cristian Vitor Barboza 19 de Maio de 2010 at 11:45

    Clareza e objetividade, são as palavras não só do dia, mas para todo sempre!

  • Bom dia, Sandra. Gostaria de te apresentar o blog Mercado ao seu Alcance, da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae.

    Também tratamos de questões ligadas ao marketing, mas mais voltado para tendência de mercado. Visite-nos!

    Sua visita será muito bem-vinda!

    • Olá Pedro,
      eu entrei e gostei muito, já vou tweetar sobre alguns temas.
      Continue postando !
      Obrigada pelo seu contato.
      Um abraço,
      Sandra

  • Existe algum lugar na internet onde possa se ver os resultados destas pesquisas? Hoje em dia ´pe fundamental ter dados dos seus possíveis clientes consumidores antes de tomar decisões no mercado.

    • Caro Fábio,
      eu recomendo que vc dê uma olhada no site do instituto Datapopular, que é especializado em Classe CDE. Se precisar de algo mais, por favor, entre em contato.
      Um abraço, Sandra

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