Presença digital: 6 estratégias de marketing digital que a sua marca não pode deixar de fazer

Presença digital: 6 estratégias de marketing digital que a sua marca não pode deixar de fazer

Presença digital: 6 estratégias de marketing digital que a sua marca não pode deixar de fazer

300 214 Sandra Turchi

nov21-02Ser conhecido na internet e ter uma boa reputação na rede é o desejo de todas as empresas, afinal, com a mudança de comportamento do consumidor e um movimento cada vez maior das pessoas em relação à internet como fonte de informação, entretenimento, conhecimento e relacionamento, não há como abrir mão de uma boa presença digital.

A presença digital nada mais é do que o conjunto de ações que a empresa emprega para fazer-se conhecida e influente na internet, buscando visibilidade e interação com seu público-alvo. Existem diversas ferramentas de marketing digital que contribuem para a melhoria da presença digital de uma marca, como as que vamos listar para você agora.

Marketing de conteúdo

Esta é a estratégia que permeia todas as outras, já que na internet o principal objetivo é gerar valor para as pessoas através da oferta de conteúdos interessantes, preparados exclusivamente para uma parcela de usuários da web, ou seja, seu público-alvo. O marketing de conteúdo consiste em desenvolver materiais ricos em informação para que a audiência da marca se sinta atraída para ela, possa interagir com ela e manter-se fiel à marca, acompanhando sua evolução como agente influenciador na rede.

SEO

Atrelado ao marketing de conteúdo sempre está o SEO, ou otimização para os mecanismos de busca. Toda vez que você cria um material rico para ser compartilhado com as pessoas, você deve se atentar para utilizar palavras-chave relacionadas ao seu ramo de negócio, isso torna esse conteúdo ser mais facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, conquistando um posicionamento melhor para a sua marca. Outra tática muito importante para o SEO é espalhar conteúdo pela rede para conquistar links de outros sites relevantes que apontem para o seu site.

E-mail marketing

Proximidade é tudo quando você pretende estabelecer a presença digital de uma marca. O e-mail marketing é muito bom para estabelecer essa relação. Através do envio de conteúdos únicos e personalizados para o público-alvo da marca, você atrai, retém e fideliza essas pessoas gerando valor para elas e potencializando suas vendas.

Redes sociais

As redes sociais são importantes canais de comunicação com a sua audiência, permitem que você dialogue com as pessoas com mais proximidade, o que gera credibilidade e confiança para a sua marca, contribuindo para o fortalecimento de sua presença digital. Além disso, as redes sociais promovem um maior engajamento das pessoas com a sua marca, dando maior visibilidade para suas ações na internet.

Google Ads

Os anúncios patrocinados do Google são excelentes para quem deseja alavancar sua presença digital em menos tempo. Com a publicidade paga, você garante que a sua marca entrará em contato com uma audiência qualificada e preparada para se tornar cliente da sua empresa em menos tempo.

Inbound marketing

Estabelecer a presença digital de uma marca não precisa de tanto dinheiro quanto você pensa. Na verdade, existe até uma estratégia de marketing digital que considera a atração de leads através da geração de valor – como conteúdo. É do inbound marketing que estamos falando. Esse tipo de estratégia já tomou conta dos profissionais que compreendem o novo perfil do consumidor e desejam manter-se próximos de seu público sem a necessidade de autopromoção ou investimentos altos em marketing e publicidade.

O inbound marketing — diferentemente das antigas mídias que forçavam o consumidor a assistir um comercial, por exemplo — se baseia na construção de relacionamento com um cliente. Através desse tipo de estratégia, você oferece materiais ricos, como blog posts, e-books etc., e vai cativando o seu cliente até que ele decida que quer comprar o seu produto ou serviço. O relacionamento não se dá apenas antes e durante a compra, mas também depois dela.

O inbound marketing se mostra como uma forma inovadora e extremamente eficiente de atrair potenciais clientes e fidelizá-los, aumentando significativamente o número de negócios fechados e a retenção de clientes.

Essenciais para um bom posicionamento de marca na internet, essas estratégias refletem apenas uma parte de todo o potencial do marketing digital para estabelecer a sua presença online, continue sempre em busca de novidades!

 

Por Sandra Turchi

2 comments
  • Muito bom, gostei bastante do artigo! Uma estratégia digital completa e coesa é sem dúvida uma etapa fundamental para ser bem-sucedido online. As ações isoladas de nada servem se não forem pensadas de forma integrada e orientadas para um objetivo específico. Deixo também aqui uma dica com este artigo sobre como implementar a sua própria estratégia digital de sucesso – http://www.estrategiadigital.pt/implementar-estrategia-digital/

  • João Paulo Motta Fonseca 5 de abril de 2017 at 22:05

    Gostei muito do artigo! Não existe mais possibilidade de ignorar o meio digital, e quem pretende empreender precisa muito ter ciência das possibilidades e limitações, entender que ter presença digital é investimento, e não um gasto, falo muito sobre isso no meu site http://www.presencadigitalbh.com.br. Parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário