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4 estratégias de marketing digital que você precisa conhecer

4 estratégias de marketing digital que você precisa conhecer

Estratégias digitais de marketing são indispensáveis para qualquer empresa. Sabe por quê? Existem mais de 3 bilhões de pessoas no mundo ativas na internet. Destas, mais de 2 bilhões possuem contas ativas em redes sociais. No Brasil, 54% da população são usuários ativos da internet e gasta, em média, 5,4 horas por dia navegando.

Esses dados são da pesquisa We Are Social de janeiro de 2015 e revelam o quanto o mundo está digitalizado, focado em tudo o que acontece no ambiente online. Quem não está online praticamente não existe para o consumidor que está cada dia mais conectado: quais estratégias digitais de marketing que você precisa conhecer para ter presença no ambiente online? Saiba agora mesmo e, se ainda não tiver iniciado alguma delas, faça isso o quanto antes!

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das estratégias digitais de marketing mais propagadas nos últimos tempos, pois tem como principal objetivo educar seu público sobre seus produtos, serviços e mercado de atuação, além de atrair um público mais qualificado para a sua empresa.

Com clientes em potencial mais informados, você reduz o tempo para a tomada de decisão, fazendo com que seu funil de vendas seja percorrido em menos tempo. Com o ciclo de vendas encurtado, você aumenta o número de conversões, garante a satisfação dos clientes porque eles já sabem de antemão o que vão receber da sua empresa e estabelece uma relação de confiança, conquistando a fidelização.

SEM – SEARCH ENGINE MARKETING

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia para aprimorar seu site e torna-lo mais amigável frente aos buscadores. Ter um excelente conteúdo em um blog ou site corporativo não basta se o seu blog ou site não aparecer entre os primeiros resultados de busca do Google. E como conseguir isso? Com estratégias de SEO ou otimização para os mecanismos de busca.

Selecionando as palavras-chave certas, ou seja, aquelas que seus clientes em potencial utilizam para buscar seus produtos e serviços na internet, você demonstra para os motores de busca, como o Google, por exemplo, a relevância do seu conteúdo, conquistando melhores posições nos resultados de busca orgânica.

Quanto mais próximo do topo da lista seu site estiver, maiores as chances de um potencial cliente entrar em contato com a sua empresa podendo gerar mais oportunidades de negócios. Lembrando que um bom resultado nessa estratégia gera o melhor ROI (retorno sobre o investimento) dentre as ações de marketing digital.

Outra estratégia de SEM seriam os links patrocinados nos buscadores, ou seja, o uso publicitário das ferramentas de busca que consiste na compra em leilão de palavras relevantes ao conteúdo na qual a empresa deseja se relacionar.

São pagos por clique e recebem de 30% a 40% dos cliques nas páginas de busca. Podem ser segmentados por contexto (palavra-chave), geograficamente (país, estado, cidade), horário (dias da semana e hora do dia) e páginas específicas ou redes de conteúdo. São muito eficientes para complementar a busca orgânica, pois sua inserção é imediata. O resultado é proporcional ao investimento realizado pela empresa e as palavras genéricas trazem tráfego ao site, enquanto palavras específicas trazem conversão.

Redes sociais

Excelente canal de comunicação direta com seus leads e clientes, as redes sociais servem tanto para compartilhar conteúdo produzido pela sua empresa quanto para promover relacionamentos mais verdadeiros com seus públicos. Você pode ainda utilizá-las como canais de atendimento ao consumidor, agilizando o processo e fortalecendo os laços com os seus clientes.

Respeitando as peculiaridades de cada rede social, você amplifica a visibilidade da sua marca, estimula o compartilhamento de ideias e cria o ambiente ideal para trocar informações, aprendendo mais sobre como ele age na internet e como atingi-lo com maior eficiência em todas as suas estratégias de marketing digital.

Inbound Marketing

É uma nova maneira de pensar em marketing, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online para ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-lo.

Essa relevância de conteúdo age como um imã que atrai os potenciais clientes quando eles estão procurando produtos e serviços, priorizando a construção de relacionamento com esses clientes e fidelização dos mesmos. Desse modo, compreender o novo perfil do consumidor e manter-se próximo de seu público sem a necessidade de autopromoção ou investimentos altos em marketing e publicidade.

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Por Sandra Turchi

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Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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