5 habilidades marcantes do profissional do futuro

5 habilidades marcantes do profissional do futuro

O mercado de trabalho se desenvolve na mesma medida em que chegam os avanços tecnológicos. Empresas baseadas na era da informação estão nascendo a todo instante e aquelas que não acompanharem a velocidade das inovações estão fadadas à inércia.

O futuro já é uma realidade, por isso é preciso que os profissionais se adaptem às transformações o quanto antes, fugindo da estagnação.

Se você é um profissional com carreira estabelecida ou um jovem universitário se preparando para o mercado, saiba que quando o assunto é novo, todos são leigos. Existe um período de adaptação que inevitavelmente vamos precisar enfrentar.

As soft skills, que são as competências socioemocionais ou comportamentais, estão cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho, devido a isso, para não ficar de fora e sempre estar atualizado, desenvolva suas principais competências.

Para não ficar para trás é preciso saber os meios para se preparar para o mercado do futuro. Veja agora, as cinco habilidades que podem garantir o sucesso no mercado de trabalho.

1 — Criatividade

Apesar de estarmos na era da informação, a criatividade será essencial a qualquer profissional que desejar se destacar no mercado de trabalho.

A criatividade influencia a inovação. A alta competitividade e o novo perfil dos consumidores exigem um profissional capaz de apresentar novidades e aperfeiçoar os processos.

Os algoritmos são de enorme funcionalidade para os humanos, realizando tarefas que facilitam nosso dia a dia. No entanto, as máquinas não têm a capacidade criativa como nós, humanos. Por isso, procure estimular essa importante área que cada vez mais será valorizada nos profissionais, seja de forma individual ou em grupo.

2 — Gerenciamento do tempo

O gerenciamento de tempo nunca foi tão demandado como agora, durante a pandemia. O planejamento estratégico se mostrou como o diferencial para ajudar a retomar negócios e superar as dificuldades.

O mercado está valorizando aqueles profissionais capazes de lidar com transformações e com mudanças repentinas.

Colaboradores com domínio do tempo, que saibam administrar suas demandas, vão ganhar cada vez mais espaço dentro das companhias. Por isso, priorizar tarefas e manter a produtividade, seja no trabalho presencial ou no home-office, será bem-visto pelos gestores.

3 — Inteligência emocional

O autoconhecimento nunca é demais, principalmente, agora. Conhecer a si próprio, ser capaz de entender os outros, saber controlar os sentimentos, as alterações de humor e tudo aquilo que envolve nosso psicológico já é essencial e será ainda mais.

As empresas já desenvolvem testes para avaliar o perfil dos candidatos. Naturalmente, a busca por profissionais com essa capacidade será maior.

Ter autocontrole para avaliar diferentes situações, conseguir trabalhar sob pressão ou não e se manter disposto em um ambiente adverso são características que vão definir o profissional do futuro. Este, com certeza, saberá estabelecer conexões com qualquer pessoa no ambiente profissional.

4 — Pensamento crítico

Ter um pensamento crítico não é nada além do que as empresas já esperam dos bons profissionais. No entanto, o mercado sente falta dessas características em muitos candidatos. Por isso, é necessário treinar sua percepção para desenvolver a capacidade de ver situações de maneira crítica.

As grandes companhias, especialmente aquelas ligadas à tecnologia – que agora estão expandindo esse “modelo” para outros setores -, observam nos profissionais o real poder de analisar situações adversas e tomar atitudes efetivas que vão resultar na solução dos problemas, por exemplo.

Investir nessa habilidade é essencial para exercer uma grande influência no ambiente de trabalho, pois, sua visão será cada vez mais valorizada ao separar a sua opinião do seu pensamento crítico.

5 — Nunca parar de estudar

Se reinventar, seja estudando ou aprendendo uma função diferente daquela que você está acostumado, não se trata de uma obrigação, mas sim de uma qualidade atrelada à curiosidade. Um médico não realiza os mesmos procedimentos realizados há duas décadas. Assim como o marketing de hoje é diferente daquele do final dos anos noventa. Toda profissão evolui com o tempo, por isso cabe a cada um de nós o aperfeiçoamento para fazer a diferença no mercado de trabalho.

Estudar constantemente exige do profissional disciplina que é convertida em períodos mais longos de produtividade no trabalho. Além disso, obter o conhecimento não é algo totalmente focado apenas no profissional, muito disso serve para contribuir com a construção de cada um.

Assim como o corpo, a mente também precisa de estímulos constantes para manter a forma. Um profissional responsável não cria uma mentalidade preguiçosa.

E essas foram as cinco principais habilidades que o profissional do futuro precisará obter para estar sempre no mercado. Desenvolva seus pontos fortes, mas não esqueça de cuidar do elo mais fraco. O sucesso depende somente de você. Boa sorte!

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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