Recentemente, me perguntaram: “Sandra, o que motivou o desenvolvimento de um curso de marketing digital para o mercado financeiro”?
Bom, esse é um assunto que tenho muita tranquilidade em responder. Quem acompanha minha trajetória sabe que, além de minha atuação profissional no mercado do marketing como um todo, sempre tive uma paixão por multiplicar aprendizagens.
Em todas as áreas que atuo – e aqui podemos elencar o marketing digital, e-commerce, planejamento, consultoria e minha vivência em hunting e gestão de pessoas –, você não verá coisas do tipo, “este é o segredo do meu trabalho” ou, então, “os segredos guardados a sete chaves”. Nada disso. Penso que estamos na era do acesso e compartilhamento de conhecimento.
E daí está, por exemplo, a essência da minha atuação em formação e treinamento, como é o caso da Digischool Learning, focada em cursos livres de capacitação, treinamentos in company, palestras etc.
Nessa vertente está, também, minha parceria de longa data com a respeitada Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com cursos de estratégia de marketing digital. E, agora, criamos também um curso de marketing digital especialmente voltado para o mercado financeiro, com a curadoria de uma grande parceira, a Gabriela Sterenberg.
Por que marketing digital para o mercado financeiro?
Retomo então o questionamento que me fizeram no início do artigo. Aqui vou fazer uso de alguns insights compartilhados em texto recente do membro do conselho editorial da revista Forbes, o executivo Amine Rahal, especialista no tema.
O primeiro motivo natural para essa aproximação das estratégias de marketing digital para o mercado financeiro está, justamente, no acesso massivo da população a esse ambiente.
Os números, segundo o autor, tornam esse caminho obrigatório. É preciso estar nos lugares onde as pessoas estão, navegando, clicando, pesquisando etc. Para isso, vou utilizar da realidade brasileira, com dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: 90% dos lares do país têm acesso à internet. São 65,6 milhões de casas conectadas.
Ao lado disso, está a popularização e o crescimento da indústria de finanças. Além de produtos e possibilidades nesse setor, hoje vivemos em um verdadeiro ecossistema, com sites, portais, canais de YouTube, TV, podcasts, blogs, Tik Toks, Instagram etc.
Mais forte que isso, é a seara dos resultados – e isso é muito importante.
Se em algum momento do passado esse tipo de interação era voltada aos executivos das finanças, bancos e indivíduos de classes mais altas, cada vez mais o cidadão comum está em contato com o mercado financeiro. E tem obtido bons retornos de suas aplicações, trabalhando sua carteira e diversificando seus investimentos.
Rahal conclui da seguinte forma: muita gente está nesse barco, que está crescendo muito e, naturalmente, também recebendo elevada competição.
É nesse aspecto que entram as estratégias de marketing digital para o mercado financeiro. Chegou a hora de fazer a diferença nesse cenário. Quer saber como? Reuni aqui 9 tópicos certeiros!
Marketing digital para o mercado financeiro: 9 estratégias
SEO para mercado financeiro
Para um número muito grande de profissionais, essa primeira dica de estratégias de marketing digital para o mercado financeiro é uma das principais – e a de maior registro de resultados.
A ideia é bem simples, rankear o mais alto possível em mecanismos de busca. Quanto melhor o posicionamento, mais chances de gerar tráfego orgânico, ou seja, gratuito e natural, para sua página ou landing page.
Na prática, aí reside a chance de mais pessoas em contato com sua marca ou serviço, que vão sair fortalecidos – além, é claro, da presença de clientes em potencial.
Quem faz essa “mágica” acontecer é uma técnica sólida e bastante parametrizada: Search Engine Optimization, sigla em inglês para otimização para mecanismos (ou motores) de busca.
O SEO para o mercado financeiro, no marketing digital, vai atuar em três superfícies:
- No conteúdo, que é a mais conhecida e utilizada. Se dá a partir do fornecimento de material rico, relevante, autoral e atualizado sobre os serviços que sua marca oferece. Deve responder questões e atender às dores da persona;
- Nos backlinks, que são os links de entrada e saída do seu site. Os conteúdos da sua página de serviço devem levar a bons conteúdos externos e, se você tiver relevância, vai passar a ser linkado em outras páginas externas;
- Na estrutura, os alicerces de sua página, seu site, os códigos de programação, a linguagem utilizada, o tamanho das imagens – tudo isso pode interferir no posicionamento no Google, Bing etc.. Pense nisso e faça uma avaliação.
Mídias sociais
Uma excelente estratégia de marketing digital para o mercado financeiro está no uso das redes sociais.
Utilize esses canais para se conectar com seu público-alvo e compartilhar conteúdo informativo, como notícias de mercado, dicas de investimentos e análises técnicas.
Fortaleça sua marca (branding) e gere tráfego para seus canais, além de potenciais leads.
Aqui estão alguns exemplos que podem ser explorados:
- YouTube (conteúdos mais longos e analíticos);
- Instagram (em especial nas dicas nos Stories e Reels);
- Tik Tok (vídeos curtos, espertos e de alta visualização);
- Twitter (estar em cima do lance, comentando o mercado em tempo real);
- Facebook (está vivo, sim);
- Substack (há um movimento muito forte de newsletters em andamento);
- Entre outros.
E-mail marketing
Assim como encerrei o item anterior falando do Substack e o poder das newsletters, reforço aqui o poder do e-mail marketing.
Quer saber de um número assustador? Em dados de 2023, há uma estimativa de que 4,03 bilhões de pessoas utilizam e-mail.
Crie campanhas de e-mail para estratégias de marketing digital de forma segmentada. É preciso direcionar conteúdo personalizado para os leads, com informação de qualidade e autenticidade.
Marketing de conteúdo
Ainda no campo do conteúdo, hoje em dia não é preciso ser articulista de um jornal ou revista para difundir suas ideias.
Crie um blog ou grave um canal de vídeos para difundir informações úteis e relevantes sobre finanças e investimentos. Dica: quanto melhor for a comunicação, melhores serão a retenção de público e os resultados.
Campanhas de mídia
A gestão de tráfego é uma prática que está em alta e tem muito valor na operação de um negócio no mercado financeiro.
Plataformas de publicidade on-line podem fazer a diferença na difusão de mensagens, campanhas e serviços. Por exemplo:
- Google AdWords (Ads);
- Facebook Ads;
- LinkedIn Ads;
- Entre outros canais e plataformas.
Webinars
Realize webinars (webinários) ao vivo ou gravados são poderosas ferramentas de estratégia de marketing digital para o mercado financeiro.
São formas inteligentes de fidelizar um público de qualidade, além de servir de “aquecimento” para outros serviços, cursos e propostas a serem oferecidas.
Influencer marketing
Grande parte da popularização dos serviços financeiros nos dias de hoje está nas mãos de uma intensa atividade dos influenciadores dessa editoria.
Identificar influencers que conversem com sua persona, para sua estratégia de marketing, pode ser um diferencial na promoção da marca e geração de engajamento.
Parcerias estratégicas
Chance importante de criar oportunidades de negócios e fortalecimento da marca por meio de parcerias.
Identifique players estratégicos em seu segmento, como empresas de consultoria financeira, corretores de seguros e escritórios de advocacia.
Desenvolva produtos e estratégias de marketing digital sobre medida, envolvendo ambas as marcas.
Programas de fidelidade
A estratégia dos programas de fidelidade serve como incentivo para que os usuários retornem ao seu serviço, em busca de recompensas e benefícios exclusivos.
É a chance de criar um público-alvo que seja Premium e oferecer para eles um diferencial.
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