Quando você busca um termo relacionado ao seu negócio, lá está ele, aquele site do concorrente que nunca sai do primeiro lugar dos resultados orgânicos (não patrocinados) no Google. Mas o que será que ele faz para estar sempre em primeiro lugar?
Existem diversas técnicas para fazer com que um site esteja entre as primeiras posições dos resultados de buscas no Google. Os algoritmos utilizados pelo Google analisam diversos aspectos do seu site, mas eles não são divulgados, visando manter a livre concorrência do mercado no buscador mais famoso do mundo. Além disso, esses algoritmos são atualizados periodicamente, então algumas regras que funcionavam antes podem não funcionar mais.
Já que não é possível fazer milagres, temos que nos ater aos dados e fatos comprovados, ou seja, àquilo que sabemos que faz toda a diferença para o ranqueamento do seu site. Como regra geral, o Google valoriza aquilo que foi mais relevante para o usuário, então tenha foco no seu cliente e não nos algoritmos. Quer saber como deixar o seu site bem ranqueado no Google? Então continue lendo!
Responsividade
Sendo cada vez mais importante para o sucesso de um site, a responsividade é a capacidade que o seu site tem de se adequar a qualquer tipo de tela, seja de smartphone, notebook, tablet ou desktop, entre outras. E por que isso é importante?
A experiência do usuário com o seu site deve ser única, impecável e sem nenhum tipo de problema em qualquer dispositivo, mobile ou não. Tendo essa qualidade, seu site ganha muitos pontos com o Google, inclusive algumas posições nos resultados de buscas.
SEO
O Search Engine Optimization é uma estratégia que visa tornar o seu site mais amigável para os mecanismos de buscas. Como ele faz isso? Inserindo palavras-chave do seu negócio, evidenciando que o seu site é relevante para aquele tema.
De acordo com o Google, seu principal objetivo é gerar valor para o usuário. Neste sentido, a empresa visa oferecer para seus usuários os sites mais relevantesimportantes sobre o termo que ele está buscando na internet. Ou seja, você tem que ser relevante na sua área de atuação para que os algoritmos do Google coloquem o seu site nas primeiras posições.
Conteúdo
Chegamos ao ator principal desta estratégia, o marketing de conteúdo. O Google já anunciou que o conteúdo será cada vez mais relevante para o ranqueamento de sites nos resultados orgânicos, e quem não souber criar conteúdo de valor vai perder visibilidade.
Para criar conteúdo de valor utilize todo o seu know how ao desenvolver artigos, blog posts, whitepapers, e-books, infográficos, vídeos e todo o tipo de conteúdo multimídia possível para demonstrar a sua relevância para o mercado. Gerando valor para as pessoas, você aumenta o tráfego no seu site e evidencia para a ferramenta de busca do Google que as pessoas gostam dos seus conteúdos e que você deveria estar nos primeiros resultados, pois isso aumentará inclusive o tempo de permanência do público no seu site!
E será que é só isso? Certamente não. Existem diversas outras maneiras de destacar a relevância do seu site para que ele seja ranqueado com melhor qualidade no Google. Portanto, se você deseja ocupar uma boa posição, continue se mantendo atualizado!
Por Sandra Turchi