Qualquer estratégia de marketing não funciona direito, muito menos fará sucesso, sem definir métricas e KPIs ainda no planejamento. Se você não quer depender da sorte ou do acaso, é fundamental contar com indicadores e ferramentas que auxiliem nesse trabalho de mensuração dos resultados no marketing digital.
Escolher ferramentas úteis antes de colocar uma campanha em prática é fundamental para acompanhar o desempenho de suas ações, especialmente em tempo real. Além do mais, essas plataformas reduzem o tempo de busca e a análise de dados, contribuindo com relatórios que agilizam a avaliação das informações advindas de seus canais digitais.
Uma das ferramentas que não pode faltar na mensuração de qualquer estratégia de marketing digital é o Google Analytics. Veja o porquê:
A importância do Google Analytics
É a plataforma de gerenciamento de dados mais usada no mundo. Ele traz recursos e parâmetros completos para dar ao gestor toda a noção de desempenho das táticas usadas.
Com o Google Analytics é possível mensurar o número de acessos, visitantes únicos e novos, média de páginas abertas por eles, páginas mais visitadas, tempo de permanência e bounce rate. Você recebe ainda, notificações de páginas com problemas de velocidade ou acesso.
É possível descobrir também a maneira como foram originados os acessos. Por exemplo, as palavras-chave mais usadas para chegar até o site, o dispositivo de conexão, sistema operacional, localização, idioma, visita orgânica, paga, direta ou vinda de outros sites. Enfim, uma série de dados que dão um diagnóstico completo e, após um determinado período, fornecem tendências de acordo com cada a ação a ser tomada.
Além do mais, o Analytics possui integração direta com o Google Adwords. Quem é usuário do maior programa de links patrocinados do mundo tem acesso a relatórios completos de acessos e, principalmente, conversões de suas ofertas. É possível comparar campanhas, ver resultados por palavras-chave, melhorar páginas de conversão e otimizar o investimento.
Vale ressaltar que quanto melhor a sua página de conversão atender as buscas do público e ter boa reputação no Google, menor será o valor de seus lances no Adwords.
Outras ferramentas de mensuração de resultados no marketing digital
Moz Analytics
O foco da Moz está no SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization).
A Moz traz dados que influenciam direta e indiretamente no posicionamento de suas páginas nos motores de busca, como menções da marca em outros sites, interações nas redes sociais, page authority, domain authority, gerenciamento e análise de link e muitos outros.
Esta ferramenta é muito utilizada para acompanhamento de palavras-chave e ter uma noção geral de tráfego, indicando a quantidade de tráfego pago, orgânico e por meio de social media. É possível também, realizar análises ON Page, útil para gerar novos insights e identificar questões a serem aprimoradas.
SumAll
Essa ferramenta é voltada para o monitoramento das redes sociais. Nela, pode ser criado um painel personalizável com as métricas que mais interessam para a empresa. A vantagem fica por conta da quantidade de mídias sociais integradas: são pouco mais de 50 opções.
A SumAll facilita compreender sua audiência e a tomar decisões mais assertivas, criando campanhas de social media que cobrem toda a base de clientes.
As principais métricas para todos os perfis sociais são fornecidas de forma automática e personalizada, facilitando o controle de seus dados. É possível ter acesso gratuito à ferramenta, mas o modo pago oferece diversas funcionalidades extras.
A necessidade de métricas para a sua empresa
Elas são necessárias para justificar qualquer investimento feito em marketing digital. A vantagem de quase tudo poder ser mensurado na internet está em comprovar a eficácia das estratégias.
Vale lembrar que nem tudo deve ser medido. As métricas mais relevantes e alinhadas com os objetivos das campanhas, que realmente fazem diferença nos resultados, são transformadas em KPIs. Os indicadores-chave de performance mais usados são:
- Taxa de conversão, que pode ser a taxa de vendas, assinaturas, matrículas, downloads, cadastros etc.;
- ROI (retorno sobre investimento);
- CAC e CPL (Custo de aquisição de cliente e Custo por lead, respectivamente);
- Impressões e visualizações de páginas;
- Tempo de permanência e bounce rate;
- Interações, especialmente comentários, tickets de suporte, atendimento ou qualquer outro feedback relevante vindo do público;
Outras métricas, como as curtidas e views, não possuem o mesmo nível de importância das demais, mas servem como auxiliares para atingir metas menores.
Os indicadores devem ser usados nas ações de marketing como um todo, não só na web. Sem parâmetros não há como saber se objetivos e metas foram, ou não, cumpridos. A análise em tempo real ainda permite fazer mudanças necessárias e pontuais nas campanhas para otimizar os resultados de acordo com as preferências dos consumidores.
Como tem sido a mensuração dos resultados no marketing digital da sua empresa? Qual é a sua ferramenta preferida? Participe nos comentários!
Por Sandra Turchi