Por muito tempo as pessoas enxergavam no futuro a saída para a resolução de uma centena de problemas com a implementação da tecnologia na rotina da humanidade. Coisas que hoje parecem simples, como migrar a operação de um banco para dentro de um smartphone ou até algumas mais complexas, como o advento da Internet das Coisas (IoT), pareciam estar distantes do universo digital há uns 15 anos. Com o passar do tempo, a tecnologia mudou nossa experiência no ambiente online. E, hoje, estamos no futuro que há tanto tempo esperávamos, sendo impactados diariamente pela (r)evolução digital que veio para ficar.
A transformação digital mudou, principalmente, a maneira como as empresas usam a tecnologia para aumentar a produtividade e melhorar o desempenho, mas para isso, tiveram que passar por uma mudança estrutural para garantir essa evolução ao longo dos anos. Para isso, essas organizações tiveram que entender que transformação digital não é apenas o posicionamento da marca no online, colocando um site de vendas no ar, por exemplo. É muito mais que isso. A evolução trouxe soluções e problemas que forçaram as empresas a enxergar e atender as necessidades da sociedade.
Nesse aspecto, nos deparamos com três etapas que consistem na formação desse progresso, onde necessariamente há uma mudança cultural. O primeiro deles é encarar a digitização dentro da organização, transformando as informações arquivadas à moda antiga em dados armazenados em dispositivos eletrônicos. Esse é um processo que as empresas enfrentam há algum tempo e que ganhou mais velocidade nos últimos anos. Essa etapa é fundamental para iniciarmos as ações digitais nos negócios, onde são aplicadas mudanças mais complexas envolvendo a Inteligência Artificial e outros mecanismos, como Big Data, para gerar automação. Essas aplicações resultam na Transformação Digital, que requer um entendimento geral desses efeitos, para que as organizações possam usar a tecnologia para gerar resultados nos negócios, melhorando a eficiência para fazer a empresa crescer. Para que a mudança seja aplicada, ela deve ser estruturada por meio de um propósito que fará a empresa implantar a transformação digital.
Essa transformação vai além de pequenas mudanças na rotina das organizações, como dito, provoca transformações culturais e outras adaptações na maneira como se opera novas tecnologias e, por isso, é necessário que as estratégias adotadas venham do topo e sejam difundidas por meio dos processos dentro da organização. 2020 está sendo o ano em que essas transformações ficam mais evidentes e mostram como são necessárias para o desenvolvimento das ações, onde o grande diferencial está em usar a transformação digital para solucionar problemas que de fato existem. As empresas que saíram na frente estão tendo a oportunidade de colher os resultados que essas mudanças provocam ao longo dos anos. Antes o que era urgente para sobrevivência das empresas, se tornou essencial para os negócios na era digital.