A transformação digital nas rotinas de RH

A transformação digital nas rotinas de RH

Os processos ficaram mais ágeis e o tempo mostra como é fundamental tornar as ações automatizadas e digitais. Em 2020, as empresas puderam perceber a necessidade de acelerar a transformação digital, pois, assim, será possível se adaptar a nova rotina que o mundo dos negócios está vivenciando.

Nesse cenário, o departamento de Recursos Humanos aparece como um setor estratégico dentro das organizações por fazer a gestão do capital humano. Integrar os serviços digitais, aumentar a produtividade e agilizar os procedimentos são maneiras de tornar as atividades rotineiras mais eficientes por meio da utilização da tecnologia. O objetivo é tornar os processos menos burocráticos para que os serviços sejam realizados com mais autonomia. 

O maior benefício é o impacto nos processos de hunting dentro das organizações. O tempo que se perde recebendo e analisando currículos durante uma seleção pode ser evitado com a adoção de tecnologias para tornar o serviço mais efetivo. A Inteligência Artificial é uma delas, agilizando o trabalho dos recrutadores e auxiliando a processar dados e currículos. O headhunter terá um desempenho mais assertivo e menos burocrático na atração de talentos. Assim, o setor pode direcionar os esforços para outras ações dentro da seleção de talentos.

Para qualquer empresa, buscar novos talentos no mercado é uma atividade que demanda esforço e precisão, por isso, esse é um papel fundamental nas organizações. Se o trabalho não surtir o resultado esperado, poderá ocasionar em baixa produtividade, turnover e gastos de recursos nos serviços de hunting.

Com a transformação digital implantada no setor, tarefas manuais e rotineiras se tornam automatizadas, aumentando a produtividade e reduzindo as chances de erros. Assim, é possível empregar os recursos humanos em outras tarefas essenciais para o desenvolvimento das atividades. É importante destacar que a equipe precisa estar preparada e treinada para essa mudança de cultura dentro da empresa, pois, isso significa um salto nas atividades desempenhadas rotineiramente. É necessário planejamento e apoio a capacitação de colaboradores, coisas que podem ser facilmente administradas por meio de empresas de consultoria e headhunting.

A transformação digital deve ser entendida como uma mudança estrutural na organização, que vai muito além da utilização de ferramentas de tecnologia. Implantar esse novo conceito é desenvolver um papel estratégico que irá influenciar diretamente a rotina de trabalho. É importante ressaltar que a transformação digital nos processos de gestão de pessoas não é apenas um diferencial das empresas, com o passar dos anos, a mudança estrutural e de cultura se tornaram essenciais dentro das organizações. Todas as transformações podem proporcionar resultados mais assertivos e com redução de custos no médio prazo. Adotar a transformação digital significa colocar a tecnologia em uma posição central dentro dos negócios.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.