Como reduzir o turnover de equipes com o mercado tão aquecido

Como reduzir o turnover de equipes com o mercado tão aquecido

Reduzir o turnover nas empresas é a grande questão a ser desvendada pelos gestores em meio a um mercado aquecido. A alta rotatividade pode até ser considerada algo comum provocada por propostas sedutoras de outras empresas, mas quando o turnover se torna excessivo isso tende a afetar as operações do negócio.

Dependendo do segmento da empresa o turnover revela de forma negativa ou positiva a capacidade da empresa em reter seus talentos e tomar atitudes em relação a isso.

Os diferentes tipos do turnover

A rotatividade de colaboradores deve ser compreendida em diferentes subcategorias, afinal, cada setor da empresa reage a um determinado mercado de uma maneira. Serviços mais manuais tendem a ter maior rotatividade do que os administrativos.

Considerando essas questões, existem alguns impactos e consequências em uma empresa com alto nível de rotatividade. Às vezes, isso indica problemas graves como má administração, falta de infraestrutura, falta de incentivo profissional ou salários abaixo da média do mercado.

O motivo dessa rotatividade afeta diretamente a análise de turnover a ser feita. Afinal, existem situações em que nada pode ser feito. Mas é possível identificar e categorizar cada situação.

Veja os tipos de causas de alto turnover:

1. Voluntário: iniciada pelo colaborador que decide buscar um outro emprego;

2. Involuntário: iniciada pela empresa devido uma mudança organizacional ou por mau desempenho;

3. Funcional: Saída de colaboradores com habilidades fáceis de substituir ou que tinham um desempenho abaixo da média;

4. Disfuncional: Altamente prejudicial à empresa por serem talentos e funções difíceis e caras de serem encontradas no mercado. Este é o tipo que mais temos observado no mercado digital, com altíssima rotatividade de profissionais capacitados e especializados em determinadas funções, tais como: especialistas em SEO, desenvolvedores, analistas de dados, entre outras.

Os quatro tipos de turnover são facilmente identificáveis e possíveis até certo ponto de serem evitados.

Fatores que facilitam a rotatividade

São diversos os motivos de rotatividade e padrões que facilitam a identificação de um turnover.

O primeiro deles é a descrição errada ou até mesmo incompatível de uma vaga nos sites de emprego, A falta de transparência sobre as reais funções do cargo acaba abaixando as expectativas do funcionário ao longo do tempo.

A falta do plano de carreira e de perspectivas dentro da empresa

Bons colaboradores querem crescer dentro de suas empresas. Não são todas as pessoas que estão satisfeitas em ganhar sempre o mesmo salário e realizar a mesma função, por isso, a falta de um plano de carreira ou de novas perspectivas dentro das empresas faz esses colaboradores buscarem por outras que ofereçam melhores condições.

Baixa remuneração e poucos benefícios

Por mais que muitos profissionais se sintam satisfeitos ao trabalhar no que gostam, a remuneração sempre será um ponto relevante. Salários abaixo da média do mercado fazem colaboradores aceitarem empregos por períodos curtos. A expectativa é sempre estar buscando por oportunidades melhores. E nesse contexto, os benefícios contam muito na decisão final.

Prejuízos do turnover

Buscar novos colaboradores é algo caro que exige tempo dos recrutadores, por isso, empresas com altos índices de turnover são mal vistas por diferentes profissionais. Alguns dos principais prejuízos de um alto turnover são:

● Despesas com procura e contratação de novos colaboradores;

● Custos com o treinamento de novos colaboradores;

● Produtividade diretamente afetada por pessoas inexperientes;

● Empresa com a imagem manchada;

● Dificuldade na gestão dos remanescentes

Empresas com ambientes tóxicos e líderes sem profissionalismo também são problemas recorrentes. É preciso estar sempre atento às reclamações e pedidos dos colaboradores.

Como diminuir o turnover na sua empresa

Existem maneiras de diminuir, mas nunca zerar, o turnover da sua empresa. Fato é que enquanto sua produção for de pessoas e não robôs, elas continuarão saindo da empresa. Porém, praticar algumas das seguintes ações podem ajudar sua empresa a produzir e lucrar mais.

1- Invista em processos seletivos mais profissionais

Um bom processo seletivo faz pessoas mais qualificadas entrarem na empresa. Apresente a cultura organizacional e faça testes comportamentais que permitam identificar se o perfil do candidato combina com o da empresa. Esse processo permite até a empresa oferecer salários mais altos e bons benefícios para atrair mais candidatos.

2- Crie um ambiente saudável para o trabalho

Os altos índices de burnouts causados em profissionais sobrecarregados com a realidade do trabalho fazem muitos saírem da empresa em busca de outros ambientes. Tente criar bons locais de trabalho com gerentes capazes de administrar suas equipes de forma saudável.

3- Jornada de trabalho flexível

Por fim, mas não menos importante, a pandemia trouxe muitas empresas para o formato home office que permite horários flexíveis e jornadas híbridas. Trabalhar sob demanda em vez dos horários estipulados pode ser uma saída para que a empresa localize pessoas mais competentes.

4 – Conheça o Team Care

Este é um serviço da Digitalents criado especificamente com foco na retenção de profissionais, para que a empresa tenha menos custos em inúmeros processos seletivos. Com o Team Care sua empresa implantará uma “escuta ativa” para poder compreender melhor os pontos que estão levando suas equipes a deixarem a empresa.

Saber todas as opções para reduzir o turnover das equipes em um momento de mercado aquecido é essencial para a garantia de bons resultados da sua empresa. Aplique as dicas desse artigo para chegar ao cenário ideal.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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