O que você precisa saber sobre Data-Driven Marketing

Como obter o melhor uso do grande volume de informações que temos hoje disponíveis? Ouço cada vez mais as pessoas comentarem e pedirem informações sobre a tomada de decisões a partir de Data-Driven Marketing.

Antes de escrever alguns insights sobre esse assunto, é importante termos noção de alguns conceitos utilizados, que são relativamente novos e que fazem toda a diferença.
Aliás, vocês que já conhecem como são as reflexões que ofereço aqui no meu blog, sabem que gosto de trabalhar, desde o início, a partir dos alicerces de cada assunto.

O que é Data-Driven

Como a própria definição em inglês, Data-Driven quer dizer orientado por dados, ou seja, todas as informações coletadas, sejam elas de forma quantitativa ou qualitativa.

Esse conjunto tem um papel fundamental nos dias de hoje, que pode ser utilizado em etapas como planejamento, ações e, principalmente, decisões de uma empresa.

Cada vez mais, é possível observar cursos sendo oferecidos e, principalmente, essa habilidade sendo exigida em vagas para posições estratégicas em uma companhia.

Há razões suficientes para isso. Vou explicar;

Essas informações vêm de todos os lados e podem fornecer uma grande base para os gestores em geral. Quando falamos de dados eles podem emergir das mais diversas áreas de uma operação.

Vou citar exemplos:

  • Vendas;
  • Clientes;
  • Concorrência;
  • Entre outros.

Nos dias de hoje, esse volume de dados aumentou muito, principalmente, por conta dos canais e recursos digitais.

Onde utilizar uma abordagem Data-Driven?

São inúmeros e crescentes os caminhos que originam o Data-Driven Marketing, mas para as atividades mais comuns do cotidiano, aqui vão algumas das propostas que podem ser por ele direcionadas.

Uma das mais comuns é o entendimento, mais assertivo possível, do público-alvo de uma empresa ou produto.

É muito frequente, também, utilizar essa numerosa base de dados para prever tendências, entendendo fenômenos que podem vir a acontecer ou, ainda, se repetir, a partir da análise desse conjunto de informações.

Proporciona, também, caminhos para otimizar processos já existentes e que estão em andamento, melhorando o desempenho geral.

Por que buscam tanto as decisões Data-Driven nos dias atuais?

A resposta é bem simples. Utilizando aqui um termo que deve ser evitado no mundo dos negócios: o “achômetro”.

Deixando de lado aqui a brincadeira, isso significa fugir dos caminhos e consultorias que baseiam-se, puramente, na experiência pessoal de um agente. Ou, pior ainda, na pura intuição.

Você vai entender que nos caminhos do Data-Driven Marketing não há espaço para palpites – estamos diante de uma base de dados sólidas que, se bem aproveitada, vai nortear os caminhos da marca em busca dos melhores resultados e entendimentos.

O que os dados revelam?

São muitas as vantagens e, a cada dia, passam a surgir novidades nesse segmento. No entanto, em linhas gerais, o Data-Driven Marketing se ampara beneficiando:

Decisões

Fazer o movimento certo, não pela sorte, mas com base em dados objetivos. Ações que resultam em movimentos objetivos, precisos e transparentes.

Oportunidades

A forma como os dados se comportam podem revelar os chamados “padrões”. Eles fornecem os insights, que são a melhor forma de olhar para o futuro de um negócio.
Com base nessa jornada, é possível identificar movimentos que estão se formando e, assim, enxergar oportunidades no mercado.

Eficiência

Ser eficiente em uma ação significa executá-la com perfeição, no melhor tempo e com o menor custo. Ter seus movimentos amparados por dados objetivos pode te levar a uma jornada eficiente.

Sob medida

A personalização também pode ser considerada uma grande vantagem do Data-Driven Marketing. Esqueça dos templates e generalizações.

As ofertas disponibilizadas e toda a comunicação com o público-alvo passa a ser norteada por uma sólida base de informações. Seu cliente será impactado de uma maneira muito pessoal – o que contribui no engajamento, conversão e fidelização.

Inovação e protagonismo

Enfim, trazer os conceitos de Data-Driven Marketing coloca a sua marca no topo das práticas mais modernas no mercado nos dias atuais.

Trata-se de uma operação crescente e que, cada vez mais, não encontra espaços para quem não baseia suas decisões nos dados oferecidos. É quase uma questão de sobrevivência em dias de tanta concorrência nessa área.

Importante ressaltar aqui também a presença de novas tecnologias nesse segmento, como é o caso do uso da Inteligência Artificial. É impressionante o que pode ser feito com esses recursos se bem direcionados para as ações de marketing de uma empresa.

E o mais importante: não se trata de colher e armazenar dados, apenas. É preciso saber interpretá-los e, principalmente, ter a expertise necessária para aplicar esse conjunto de informações nas atividades do Data-Driven Marketing, para se obter melhores resultados.
Já tenho abordado esse tema em minhas formações, workshops e palestras. Vamos falar um pouco mais sobre esse assunto com o seu time? Clique aqui.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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