A hora e a vez do empreendedorismo digital

Ser dono do próprio negócio é um sonho antigo dos brasileiros e hoje há maiores chances disso se tornar realidade graças às oportunidades oferecidas pela Internet e pelo crescimento das mídias sociais. Nos últimos anos proliferaram inúmeros cases de sucesso no ambiente digital, que não se restringiram apenas ao e-commerce. Também foram e estão sendo disponibilizados na web outros serviços, como foi o caso do Migre-me, para encurtar a URL (recurso muito usado no Twitter) só para citar um exemplo. Mas há ainda um grande campo a ser explorado.

(artigo exclusivamente desenvolvido para o Portal PEGN – Globo)

Pode-se entrar nesse universo, inicialmente criando-se um projeto piloto para ser testado na rede, até porque nesse meio rápido e dinâmico os próprios internautas dão dicas importantes sobre o que funciona e o que não funciona, e o que fazer para corrigir rotas. Dependendo do projeto, também é possível atrair a atenção de investidores dispostos a apostar em novas ideias, ou ainda obter o auxílio de instituições que apoiam essas iniciativas oferecendo conhecimento, como é o caso do instituto Endeavor, para se firmar de forma independente.

Há vários exemplos de empreendedores, boa parte deles jovens da geração Y, que conseguiram ser bem sucedidos em suas iniciativas na web. Isso porque existem muitos segmentos a serem explorados. Um projeto que deu certo foi o Bloompa, um organizador criado para facilitar, auxiliar e otimizar não só a conversão em compras, mas também o engajamento dos clientes e a construção da marca nas mídias sociais. Há também diversas empresas prestadoras de serviços de marketing na web (SEO, mídias sociais, etc), e ferramentas que automatizam a gestão dos canais sociais como a Wildfire, representada no Brasil pela Superare Mídia, entre outras.

Mas assim como no mundo real, no virtual não basta ter um insight super criativo e inovador. É preciso ter planejamento, foco, um bom plano de negócios e definir o tipo de atividade que se quer exercer: comércio de produtos ou oferta de serviços, games, etc. Ao se optar, por exemplo, por uma loja virtual, haverá maior chance de sucesso se os produtos oferecidos forem para nichos específicos e ainda não atendidos pelas grandes empresas que possuem maior poder de barganha e com as quais é difícil competir.

Apesar de os negócios na web requererem investimentos menores do que no mundo físico, mesmo assim é preciso que os site tenha um bom visual, mostrando os produtos e/ou serviços com a maior clareza possível para o internauta, além da disponibilização de várias formas de pagamento seguras,  nos casos de e-commerce, assim como oferecer bons canais de comunicação, como chat, telefone e e-mail, por meio dos quais seja possível esclarecer dúvidas, solucionar problemas e receber sugestões. Em todas as  atividades em que se quer ter sucesso, é preciso encantar os visitantes do site para que estes continuem voltando e o recomendem para suas próprias redes de relacionamentos.  Para acelerar o aumento de pageviews é preciso investir na divulgação, usando diversas estratégias de marketing digital, como links patrocinados, banners e anúncios que podem ser colocados em outros portais de grande circulação, e também nos canais de mídia social mais utilizados pelo público-alvo pretendido, entre outras.

Também é aconselhável estar atento a alguns detalhes, como por exemplo, pensar em projetos que causem impacto na vida das pessoas a curto prazo, e se renovar constantemente, sempre pensando adiante e no que os internautas (e eventuais consumidores) irão querer nos próximos anos. Segundo a Babson College, a mais conceituada escola de empreendedorismo do mundo, o Brasil é um dos países com maior número de empreendedores e a sua população está entre as que mais navegam pela Internet, adora novidades e tudo o que está relacionado ao mundo digital. Portanto, as portas estão abertas para quem está disposto a arriscar e a transformar o sonho de ser empreendedor em realidade.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.