Quanto tempo do seu dia você passa, realmente, desconectado? Se você tiver um perfil semelhante a maioria dos brasileiros, provavelmente muito pouco. Em média, o brasileiro passa nove horas e quatorze minutos na internet, sendo quase quatro em redes sociais, segundo dados de um levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil de 2018. As redes servem um pouco para tudo: manter contato com o seu círculo social imediato, ficar atualizado com as notícias, e até encontrar referências. No entanto, uma função tem sido cada vez mais aproveitada: a utilização de redes sociais profissionais para construir reputação, aprimorar o networking e até mesmo alavancar negócios. Exatamente, estou falando do potencial do LinkedIn.
Com mais de 400 milhões de membros, o LinkedIn é uma rede social focada na área corporativa em que você pode se conectar a empresas, colegas de trabalho e profissionais das mais diversas áreas, além de acessar conteúdos profissionais e encontrar vagas disponíveis no mercado. Por isso, cada vez mais a rede social tem incrementado outros usos, com potencial interessante alavancar negócios, como a prospecção de clientes e de parceiros comerciais.
O LinkedIn foi lançado em 2003 e se tornou rapidamente uma das principais redes sociais utilizadas no mundo ocidental: atualmente é a terceira rede social em visitantes únicos mensais, atrás apenas do Facebook e do Twitter. A rede social, com usabilidade bem similar ao Facebook, é principalmente voltada para carreiras, permitindo que os usuários se conectem e compartilhem conteúdo com outros profissionais. Para as empresas, o LinkedIn também pode ser uma excelente ferramenta de marketing, com recursos únicos que podem ser utilizados tanto para incrementar as vendas quanto para preencher vagas com profissionais adequados.
Mas como aproveitar melhor o potencial ofertado por essa rede?
Prospecção a partir de marketing personalizado
Imagine que você consiga identificar diversos clientes em potencial com rapidez e assertividade com só um clique. Pois essa é a promessa do Sales Navigator, uma ferramenta exclusiva do LinkedIn capaz de auxiliar na criação e cultivo de relacionamentos com perfis de interesses, por meio de buscas de novos leads, utilizando filtros e segmentações. São oferecidos cerca de 20 filtros, que permitem encontrar um contato específico a partir de algumas características, como localização, o setor da empresa para a qual trabalha e cargo.
A principal vantagem da ferramenta é a possibilidade de prospectar vendas inteligentes uma vez que oferece sugestões personalizadas para a sua empresa, a partir de preferências e histórico salvo dos potenciais clientes. O Sales Navigator também inclui um dashboard que facilita o acompanhamento dos seus relacionamentos por meio de notas e marcadores de fácil identificação, alertas de vendas automáticos e a possibilidade de pesquisar potenciais clientes em diversas plataformas: no seu CRM, e-mail ou dispositivo móvel.
O Sales Navigator ainda oferece a possibilidade de utilização de filtros avançados, como Lead Builder, que filtra contatos a partir de algumas informações de perfil. A ferramenta disponibiliza também uma barra de busca, listagem com os potenciais clientes com filtros contendo um feed exclusivo, as empresas salvas e sugeridas e a caixa de mensagem. Outra funcionalidade bem útil é salvar informações do perfil de leads ou de contas de empresas obtidas a partir de pesquisas anteriores. Esse recurso pode ser aproveitado também em novas buscas para excluir o que já foi salvo, conectado e visualizado.
O LinkedIn oferece a possibilidade de sincronização de dados entre o Sales Navigator e alguns CRMs (Customer Relationship Management) – gerenciador de relacionamento com o cliente, em tradução livre. Verifique se é o caso do CRM que você utiliza, e aproveite ainda mais a ferramenta, visualizando melhor o perfil e a interação realizada de cada contato ou empresa.
Mas, fique atento, antes de adquirir o LinkedIn Sales Navigator é essencial estabelecer a persona que você quer atingir (uma espécie de personagem utilizado em estratégias de marketing para definir um público-alvo mais específico, com características comuns dos seus clientes em potencial). Afinal, investir em qualquer ferramenta sem traçar uma estratégia de utilização antes aumenta consideravelmente o risco de não aproveitar o potencial ofertado. Ou seja, dinheiro desperdiçado. Tudo que a gente não quer, não é?
InMail
Após identificar o perfil da sua persona e construir listas a partir dos filtros disponibilizados pelo Sales Navigator, vale prospectar entrando em contato com o cliente em potencial diretamente pelo InMail, o serviço de mensagens do LinkedIn. Um e-mail bem escrito é a chave para construir um relacionamento duradouro com potencial cliente. Mas tenha cuidado com a abordagem para não ser muito intrusivo. Ninguém gosta de imaginar que está sendo “perseguido” por uma empresa no seu próprio espaço social.
Como tornar seu perfil visível do LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social com alto potencial estratégico para construção de reputação. Personalizar a URL do seu perfil público; incluir palavras-chaves e competências; solicitar recomendações; criar texto-âncoras e crachás: são diversos os recursos que podem e devem ser utilizados para tornar seu perfil pessoal mais visível. Mas, e o da sua empresa? É possível otimizar a sua página para torná-la mais atrativa para clientes, parceiros e profissionais?
Claro que sim! Listarei a seguir algumas possibilidades a serem exploradas nesta rede social para dinamizar sua página:
– Otimize seu design
A aparência não é tudo, mas uma página com um visual atraente ajuda a consolidar uma imagem de profissionalismo e fortalece a marca. Um banner de alta qualidade, que passe as mensagens principais de seu negócio, só tem a agregar.O design de páginas de empresa no LinkedIn mudou ao longo dos anos. Vale conferir se a sua página está configurada corretamente e otimizada para o layout mais recente.
– Crie páginas de demonstração direcionadas do LinkedIn
Seu negócio possui diversos produtos, voltados a públicos-alvo distintos? O LinkedIn oferece a ferramenta Showcase Pages, basicamente páginas especiais que se ramificam da página principal da empresa, uma espécie de “hotsite”. O interessante das showcases é que elas permitem experiência mais personalizada para os visitantes da página de empresa, uma vez que os usuários do LinkedIn podem acompanhar Showcase Pages específicas sem ter que seguir a página principal da empresa.
– Publique atualizações de status da empresa
Dê uma boa razão para os usuários do LinkedIn seguirem sua página: aproveite o potencial da sua página para publicar atualizações para os seus seguidores. O LinkedIn oferece a possibilidade de direcionar as suas atualizações de status para usuários específicos, utilizando filtros similares aos ofertados pelo Sales Navigator (setor, função de trabalho, localização, idioma, tamanho da empresa etc.).
– Use e abuse do LinkedIn Pulse
O Pulse é uma seção do LinkedIn onde você pode explorar artigos populares e tendências da sua área, encontrando colaboradores influentes específicos, editores ou canais relacionados com os tópicos de interesse para ficar atualizado com notícias e histórias em seu setor. O LinkedIn oferece notificações resumidas por e-mail uma vez por dia, por semana ou notificações instantâneas quando os influenciadores que você segue postam algo novo. Mais do que ficar atualizado e se conectar com os principais influenciadores, você também pode utilizá-lo para promover o conteúdo produzido pela sua marca! Experimente ver como este recurso pode apoiar suas metas de marketing criando conteúdo e promovendo-o, a partir da vinculação com a página da sua empresa.
– Crie seu próprio grupo do LinkedIn do setor (e interaja com outros!)
Os grupos profissionais são um recurso bastante utilizado no LinkedIn. Analise os grupos existentes relacionados a temática do seu setor e descubra se é possível criar um grupo próprio. Assim, você pode se estabelecer como um líder de pensamento seu setor, ampliar uma comunidade de apoio, aproveitar ideias para novos conteúdos de marketing e até mesmo gerar novos leads (seguindo as estratégias de conversão do Sales Navigator). Entre e estimule seus executivos a ampliar a presença em outros grupos relevantes, participando de debates para expor a sua filosofia de liderança.
– Patrocine anúncios e atualizações – Se você seguiu todas as dicas até aqui e ainda seja, o assim quer ter um alcance maior, utilize o “old but gold” caminho da publicidade paga. O diferencial do LinkedIn Ads está, mais uma vez, na personalização. Essa funcionalidade também permite direcionar especificamente para cargos, funções, setores ou tamanho de empresa etc. O recurso busca assegurar que sua mensagem chegue as pessoas que têm mais probabilidade de querer/precisar o que seu negócio tem a oferecer.