tendências do web summit rio

As tendências do Web Summit Rio 2023: pontos fortes e nem tanto

Os últimos dias foram de muita aprendizagem e networking em terras cariocas, as tendências apresentadas no Web Summit Rio 2023, que tive a satisfação de, mais uma vez, acompanhar, como fiz nas versões em Lisboa, trouxeram reflexões poderosas para os negócios digitais no Brasil.

Enquanto escrevo estas palavras, ainda estou rememorando os painéis, interações e o gigantesco volume de conteúdo recebido nos últimos dias – o evento aconteceu entre 1º e 4 de maio.

O meu overview vai se dividir em dois eixos: um focado nas tendências do Web Summit Rio 2023, onde quero dividir com vocês as palavras-chave desse encontro, que é tão relevante que, certamente, deve impactar o mundo corporativo nos próximos meses.

Como já disse por aqui no Blog, sou adepta da total transparência com as pessoas que acompanham minhas redes, palestras e cursos. Pensando nisso, vou abrir espaço também para alguns pontos que, na minha visão, poderiam ter sido diferentes no megaevento.

Espero que gostem!

Tendências do Web Summit Rio 2023:

O Web Summit tem essa capacidade intercontinental de ser notícia e levar relevância para todos os segmentos ligados à tecnologia e ao mundo do trabalho. No Rio de Janeiro não seria diferente. Foi isso que pude presenciar, assistir, discutir com meus pares e, a partir de agora, divido com vocês.

Vou elencar aqui as tendências do Web Summit Rio 2023, com seus assuntos mais comentados – esse foi o meu overview.

Generative AI

Como já era de se esperar – e, inclusive, eu já havia pincelado neste artigo sobre o que prévia para o Web Summit Rio 2023, o assunto onipresente foi mesmo a Generative AI, ou seja, as tão comentadas ferramentas de Inteligência Artificial generativa.

Aqui estamos falando dos inúmeros prompts e plataformas que estão balançando o mundo do trabalho nos últimos meses – cito aqui o Chat GPT e o Midjourney, para falar dos dois mais famosos.
Mas a discussão foi (bem) além deles. Os speakers comentaram e anunciaram aplicações, debateram as possíveis regulamentações, que são tão comentadas por conta dos riscos que a proposta oferece.

O futuro da Inteligência Artificial permeou muitos painéis e, inclusive, como ficará o futuro das profissões e funções com esses recursos disponíveis no mercado em tão curto período de tempo.

Health

Me impressionou como o tema da saúde fez parte de uma porção considerável das conversas no Web Summit Rio 2023.

Temas transversais no universo de Health estiveram em alta nos mais diversos aspectos – seja em soluções oferecidas no ambiente das corporações ou, ainda, temas que impactam diretamente nos pacientes, nos usuários.

Aqui estamos falando de uma infinidade de healthtechs com trabalhos na área de sistemas de informação de saúde que se integram, segurança dos dados clínicos, assunto que se aproxima do tema da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de tantos outros tópicos, como é o caso da própria telemedicina.

Financeiro

Como era de se esperar, o tema das finanças também teve forte presença nas palestras e painéis do evento.

Afinal, essa é uma abordagem quase obrigatória nos dias de hoje, tamanho o destaque que esse assunto vem recebendo – a propósito, nessa semana tem início um curso novo em marketing digital para o mercado financeiro na ESPM com minha parceira @gabrielasterenberger.

Mas eu destaco dois pontos centrais:

  • Criptomoedas e seu ecossistema;
  • Caminhos para levantamento e de investimentos para startups.

Big Techs

Foi marcante e visível a forte presença da Amazon como sendo uma das big techs com participação em diversos cenários: seja na produção/divulgação de conteúdos, seja sediando pitchs com ideias de startups diversas.

Influencers e creators

Entendo que o Web Summit Rio 2023 também proporcionou um momento de colocar o tema do universo dos influencers e creators no divã.

Foram trazidas à mesa discussões profundas sobre como está sendo o relacionamento desses players com o mercado como um todo.

Resumiria como quais os impactos – positivos e negativos – nesse momento, dos conteúdos e ações, e das redes sociais. Discussão importante. Destaque para a participação da Boca Rosa (Bianca Andrade) em diversos painéis.

Dias de networking

Eu confesso que essa era a minha maior aposta para o WebSummit na cidade maravilhosa. Mas foi surpreendente. O Web Summit Rio 2023 possibilitou uma troca muito intensa, um networking poderoso, com muita gente conhecida e com novos colegas que podem render parcerias e negócios.

Quem me acompanha no Instagram, certamente, viu um pouco (ou melhor, muito) desses momentos. Aliás, se você ainda não me segue, te espero por lá. Clique Aqui.

Uma energia muito boa que só o Rio de Janeiro poderia proporcionar: pessoas saindo à noite, indo para bares, restaurantes, com muita conversa e uma troca fantástica entre empresas e profissionais que valeu muito a pena!

O que pode melhorar para o próximo Web Summit Rio?

Como escrevi anteriormente, sou sempre transparente ao colocar minhas opiniões. Aqui estão alguns “senãos” que reuni (e também dividi com algumas pessoas) sobre o evento:
Humanização

Inteligência artificial, ok! Marketing, ok! Startups, ok! Healthtechs, ok!

Mas e o ser humano?

Acredito que faltaram conteúdos sobre o lado mais humano dessa relação. E aqui está um ponto que é nosso norteador, desde o início, da proposta da Digitalents: como trabalhar a Transformação Digital de forma mais humana

Aqui falo de tópicos que são urgentes, como:

  • Diversidade (faltaram PCDs, por exemplo);
  • Etarismo e preconceito diversos;
  • Saúde mental decorrente dos ambientes e dinâmicas do mundo corporativo atual;
  • entre outros.

Destaco que, sim, em comparação com outras edições do WS, noto que a participação das mulheres nesse ambiente cresceu em número e discussão.

Na minha visão existem, ainda, outros temas que deveriam ocupar espaço. Em um ambiente tão diverso, com uma troca internacional de pensamentos e possibilidades, notei a falta de diálogos sobre como formar equipes mais diversas e mais tolerantes com relação a diversos aspectos: origem dos profissionais, mães, entre outros.

É aquele tema que tanto falo com vocês: como vamos trabalhar o Lado humano da transformação digital?

Estrutura

Outro comentário geral, aqui estou falando de relatos que ouvi de várias pessoas. Para outras edições do Web Summit Rio 2023, será preciso repensar alguns pontos ligados à infraestrutura do evento e da cidade.

No evento de abertura houve enormes filas e grande atraso, o que levou a muitas reclamações por aqueles que não se sentiram “atendidos”.

Mesmo com as opções existentes foi desafiador para uma parcela bem grande dos participantes conseguir transporte. O local onde ocorreu o evento não é atendido por linhas de metrô, e sem duvida alguma houve um gargalo no transporte público disponível.

Para um evento desse porte deveria ter havido maior mobilização e conscientização da população de ubers e taxis da cidade. Afinal são 20 mil pessoas a mais transitando em uma região.

Outro detalhe foi o evento sugerir eventos de happy hour que ficava a mais de 1h20 de distância. Enfim, muitos pontos a melhorar para a experiência gerada aos participantes.

É preciso ter em mente a importância da localização, pois trata-se de uma iniciativa que torcemos muito para que dê certo e que continue acontecendo no país.

Idioma

Penso que, apesar de ser um evento internacional, trata-se de uma realização onde mais de 80% do público presente eram de brasileiros.

Sendo assim, me pareceu exagerado que as palestras e os conteúdos do evento estivessem majoritariamente em inglês, o que obrigou muitos participantes locais a fazerem suas palestras e exposições em outro idioma, sendo que o público era de conterrâneos. Todos nós sabemos que isso desconecta a plateia e dificulta a naturalidade das apresentações feitas fora do próprio idioma.


Enfim, esse foi um balanço pra mostrar as tendências do Web Summit Rio 2023 mas, também, um relato sobre minha visão desse evento. Foi muito legal poder participar e é gratificante dividir com vocês as impressões sobre esse assunto.


Continuo por aqui dividindo algumas ideias e insights que considero relevantes. Para conhecer um pouco mais do meu trabalho, acesse o meu site e o da Digitalents.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.