Como aumentar resultados no varejo com o Marketing Digital?

A popularização da internet transformou o mundo dos negócios e o comportamento do consumidor, criando uma comunicação direta e permitindo a construção de um relacionamento entre marca e cliente. Acompanhando a tendência, o Marketing Digital ganhou espaço no Planejamento de Marketing de empresas de diversos tamanhos e segmentos em busca do marketing de performance.

Seus custos acessíveis e o alto fluxo de informação permitem um conjunto de ações de comunicação que, ao serem aplicados corretamente, alcançam o público-alvo, geram aumento nas vendas e criam exposição da marca. Para ajudar a aumentar os resultados do seu negócio, listamos algumas estratégias de Marketing Digital que devem ser adotadas. Confira!

Faça Marketing de Conteúdo

Gerar conteúdo de qualidade otimiza resultados, traz autoridade, demonstra competência e produtividade da empresa, o que torna a marca uma referência positiva para o consumidor. O objetivo é captar prospects e consumidores criando conteúdo diferenciado e relevante por meio de blog, vídeos, landing pages, e-books, e-mail marketing, redes sociais, infográficos, etc.

Com a disputa de atenção, sua empresa precisa se tornar mais interessante, focar nos desejos do consumidor e trazer soluções para problemas que ainda não surgiram, especialmente se quer que o cliente compre com mais frequência. É importante conversar sem necessariamente entrar em questões como preço e condições de pagamento. A ideia central é construir materiais ricos, que falem sobre características de funcionamento do produto, que tragam soluções, visando aumentar sua taxa de conversão!

Dê atenção ao SEO

Criando esse material a empresa gera tráfego para o site oficial, redes sociais e blog, além de ganhar relevância no Google e ganhar posições no resultado de busca orgânica (SEO).

Para ajudar a otimizar o conteúdo de forma orgânica em mecanismos de busca é preciso tomar outras ações. Confira seis dicas para isso:

  1. Keywords ou Palavras-chave: faça e use uma lista com as principais palavras, termos e sinônimos relacionados à marca, produto e conteúdo abordado;
  2. Título: curto e direto, deve incluir a palavra-chave principal;
  3. Link Building: tenha sites e blogs parceiros que linkem para o seu site, poste os novos materiais nas redes sociais e coloque o link de outros artigos que já tenha feito sobre o assunto daquele post específico;
  4. Conteúdo original: apenas replicar conteúdo de outros sites/blogs não traz audiência nem gera credibilidade. Para aumentar resultados, crie conteúdos novos e relevantes;
  5. Poste com frequência: para se manter em alta, sempre apresente novas ideias. Parar de atualizar seu site ou blog faz com que os buscadores entendam que você não tem nada de novo para falar ao seu público;
  6. Tenha Design Responsivo: em um mundo com uma infinidade de tamanhos de telas e com o mobile superando o desktop em buscas e navegação, é preciso garantir que o consumidor receba o conteúdo da melhor forma e com a estrutura correta. Tenha site, blog e e-mail marketing com design responsivo para manter o cliente em sua página e ganhar relevância no Google.

Fique de olho nas tendências de mercado, marketing digital, comportamento do consumidor e padrões de consumo. Acompanhe as notícias, tenha referências nacionais e internacionais, leia/promova estudos, pesquisas e saiba os termos de busca mais utilizados.

Ferramentas como: Google Analytics, Google Alerts, YouTube Analytics, Google Trends e AdWords Keyword Planner são ótimos aliados para colocar seu conteúdo em primeiro lugar.

Crie anúncios

Criar anúncios onde o público está faz parte de um bom planejamento de Marketing Digital. A estratégia é viável para qualquer empresa por não precisar de investimento mínimo, por ser mensurável e por permitir segmentar o público por interesse, idade, região, uso de wifi, entre outras características. Facebook, LinkedIn e Instagram são exemplos de redes sociais que aceitam publicidade paga.

Já os anúncios de links patrocinados são diferentes: ao comprar termos e palavras, os links aparecem juntos com os resultados orgânicos de busca dos sites de pesquisa.

Faça E-mail Marketing

Para finalizar, uma das táticas mais antigas e eficientes para aumentar resultados com Marketing Digital. O e-mail marketing permite se aproximar do público e entregar conteúdo interessante diretamente a ele, por isso possui grande taxa de abertura, leitura e cliques.

Crie um cronograma de disparos, envie materiais interessantes, foque em contar novidades e só mande e-mail para aqueles consumidores ou prospects que autorizaram essa ação.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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