Como se preparar para enfrentar o Mundo Vuca

Como crescer num mundo VUCA

Agora é a hora de encarar os desafios e oportunidades do mundo VUCA.
Para crescer em um cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo, é preciso atuar com flexibilidade, resiliência, coragem e agilidade.

Por mais repetitivo que possa soar, a internet é um ambiente de mudanças constantes. Porém, mais do que isso, a internet é um divisor de águas. Apesar de ter surgido no início dos anos 90, o termo VUCA ganhou força por causa das potencialidades da internet e hoje é a melhor definição do mundo onde vivemos.
 
Composto pelas palavras inglesas volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade), VUCA representa um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para as empresas construírem o caminho da prosperidade e longevidade.
 
Se você ainda não ouviu falar no mundo VUCA ou tem dúvidas sobre o que é e o que fazer para sua marca se desenvolver nele, trazemos abaixo um compilado para te guiar nesse cenário tão diversificado e, por vezes, tão confuso.
 
Para melhor atuar no mundo VUCA, uma liderança precisa ter agilidade para tomar decisões assertivas perante as mudanças e imprevisibilidades, além ser resiliente para lidar com incertezas e ter coragem para correr riscos.
 
É necessário ser flexível para trabalhar em cima de possibilidades e não mais em probabilidades, ter clareza para fazer a leitura correta de ambientes altamente complexos e curiosidade para questionar o que ainda não foi questionado, para ver além do horizonte e abrir espaço para novas oportunidades. É mudar o mindset perante as adversidades externas e internas.
 
Se pudéssemos resumir em uma sentença, crescer no mundo VUCA é, acima de tudo, pensar fora da caixa.
 
O que define o mundo VUCA
 
Como mencionado acima, o termo VUCA tem origem no início dos anos 90 e foi introduzido pela United States Army War College para definir o mundo multilateral que se formava após a Guerra Fria. Desde a crise financeira dos anos 2008 e 2009, a definição se expandiu para o ambiente corporativo, passando a assumir um papel decisivo na gestão de negócios e principal referência para descrever o contexto atual de rápida transformação, caos e turbulência.
 
Em um cenário dominado por variações e imprecisões constantes, você precisa entender muito bem o que cada termo da sigla VUCA representa e, consequentemente, como se comportar perante cada uma dessas características.
 
Volatilidade (Volatility)
 
A mudança por si só traz em si a qualidade da volatilidade, dando a situações do cotidiano o caráter do inesperado, em que a instabilidade predomina a todo instante. Muito mais do que algum dia pudemos imaginar. A duração da volatilidade também é incerta e amplia de forma abrupta as quatro dimensões das mudanças que encaramos atualmente, a saber, o tipo, a velocidade, o volume e a escala.
 
A melhor maneira de lidar com a volatilidade é acompanhar as mudanças com mente e coração abertos. Para crescer em um mundo VUCA, um (a) líder deve ser visionário (a) e ter capacidade de identificar a transformação como uma oportunidade para redefinir seus padrões de pensamento. Deve assumir o desafio de comparar diversas perspectivas com o intuito de tomar as melhores decisões no momento presente e dar direção para a organização. Isto significa considerar que tudo é possível, que qualquer coisa é passível de acontecer e que trabalhar em cima de probabilidades já não faz mais sentido no mundo dos negócios. Em outras palavras, o (a) líder VUCA deve ter visão de longo alcance, ser resiliente e flexível.
 
Incerteza (Uncertainty)
 
Quando falamos da falta de previsibilidade, a incerteza prevalece. É natural que, perante um cenário incerto, fiquemos tomados pela surpresa e pelo senso de perplexidade e hesitação na compreensão das questões e eventos. Não conseguimos ver a figura completa e os fatos e acontecimentos passam a ser incompreensíveis. Como um (a) gestor (a) consegue sair desse ambiente absorvido pela escuridão e encontrar a luz que vai guiá-lo e, consequentemente, torná-lo o guia para sua própria organização?
 
Bem, apesar da previsibilidade provocada pelo mundo VUCA e ratificada pela internet, estamos diante de uma gama de dados e informações nunca antes imaginada. Dessa maneira, quando mais informações de qualidade você tiver em mãos, maiores serão as chances de fazer as conexões pertinentes que sustentam sua aposta na direção certa. É preciso estar preparado (a) para saber localizar os pontos cegos da sua gestão e ter coragem para correr riscos. Crescer no mundo VUCA requer uma curiosidade aguçada e uma dose a mais de empatia para ver o mundo com outros olhos. O ideal é que você tenha agilidade e perspicácia para reorganizar as rotas a tempo, caso os resultados planejados não estejam sendo concretizados.
 
Complexidade (Complexity)
 
Um emaranhado de dados e informações caracterizam o cenário de complexidade onde estamos inserindo. Temos a sensação de haver uma interconexão infindável, que causa uma confusão generalizada, em que fica bastante complicado perceber a relação entre causa e efeito. Como é possível ter insights em cenário como esse a fim de encontrar as soluções que favoreçam os resultados da sua empresa?
 
Saber conectar os pontos certos e fazer a leitura mais apropriada são habilidades a ser estimuladas em um (a) líder VUCA. E essas habilidades se fazem possível quando a liderança consegue ter clareza da situação, quando consegue abordar a complexidade com simplicidade e pensamento sistêmico. É fundamental observar o conjunto e o modo como as partes interdependentes interagem. Mais do que nunca, é aguçar uma visão holística do cenário e do próprio negócio, e saber envolver toda a equipe devido a sua multidisciplinaridade e diversidade de percepções.
 
Ambiguidade (Ambiguity)
 
O estado de opacidade da realidade é o que caracteriza a ambiguidade no mundo VUCA. Essa característica traz em si o potencial de induzir o (a) gestor (a) a erros de interpretação das situações, já que as condições que o (a) rodeia podem assumir múltiplos significados. Um contexto ambíguo afeta direta e fortemente as decisões racionais e objetivas dos (as) empreendedores (as). É um quadro que acentua a possibilidade de desenvolver uma visão turva da realidade e tomar decisões equivocadas que podem prejudicar os negócios de forma expressiva.
 
Para lidar com a ambiguidade, é preciso ter senso de empoderamento do que é uma verdadeira liderança. É ter agilidade e humildade para reconhecer as próprias falhas e disposição para buscar o conhecimento necessário a fim de transformar suas fraquezas em forças. É buscar continuamente o aprendizado e novas maneiras de fazer o que melhor faz. É também inspirar e empoderar parceiros e colaboradores, e valorizar a tomada de decisões em grupo. Uma equipe que é inserida no processo e desafiada a contribuir com soluções aumenta sua capacidade de produção e sua percepção do todo. Naturalmente esse cenário de cooperação e reconhecimento mútuo de valores é favorável para o desenvolvimento sustentável da organização.
 
Estratégias para performar no mundo VUCA
 
Depois de apresentarmos as competências a serem desenvolvidas por qualquer liderança que deseja se destacar no mundo VUCA, vejamos agora algumas estratégias para alavancar os negócios da sua empresa. Seguir essas estratégias te torna apto (a) para tirar o máximo proveito da atual realidade e te coloca milhas a frente da concorrência. O mundo VUCA é o momento presente. Por isso, nossa dica é: comece hoje e use o tempo a seu favor.
 
Antecipe os passos – Esteja preparado (a) para o que virá antes de realizar qualquer mudança. Desenvolva uma visão de frente e também periférica, e anteveja as possibilidades.
 
Tenha uma base sólida – Em meio à volatilidade do mundo VUCA, defina um propósito claro e poderoso, que funcione como uma âncora para sua organização.

Conecte os pontos – A transformação digital tem demandado cada vez mais analistas de dados, fomentada pela avalanche do big data e pelo valor dos algoritmos. Tire proveito da tecnologia para processar o grande volume de dados e fazer a distinção das informações relevantes. Além disso, por meio do cruzamento de dados, você terá acesso às características de forma individualizada, o que te possibilita desenvolver ações específicas e direcionadas.

Decida com coragem – Um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo deve ser visto como desafiador. Essa tem sido uma oportunidade ímpar de se deparar com múltiplas opções de caminhos a seguir e isso demanda coragem para analisar, decidir e agir.

Experimente e aprenda – Ande lado a lado com o aprendizado, nas suas mais diferentes formas. A interação com seu público-alvo, com seus colaboradores e parceiros são oportunidades de aprender. Seja ousado (a), inove, experimente. E esteja disposto (a) a receber feedbacks e a analisar erros e acertos.

 
Recorra a consultores – Encontre seus mentores e tenha acesso ao know-how de uma equipe de consultores. Esses profissionais podem contribuir muito para delinear novos processos de gestão, tão necessários aos negócios da sua empresa. Uma consultoria em gestão auxilia o plano estratégico por meio de análises competitivas do mercado, e dos pontos forte e fracos da organização. Obtenha os melhores resultados em um menor prazo.
 
Desenhe contornos – Realize um com base na clareza sobre o que precisa ser priorizado. Crie planos mais simples e que envolvam um esforço contínuo. Esteja totalmente ciente de quais objetivos e resultados pretende alcançar.
 

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.