Um marketing digital com resultados, além de um planejamento estratégico, deve ter uma análise de dados. Atualmente, qualquer campanha precisa se basear na análise das métricas para que possa ser repensada sempre que houver necessidade de acordo com os objetivos.
Nesse sentido, focar nas estratégias otimizadas pode ajudar a gerar performance e proporcionar o resultado que todo negócio almeja. Ao observar os dados, conseguimos extrair informações estruturadas do funcionamento do marketing digital.
Essa visão é fundamental para que seja planejada uma estratégia correta.
Veja a importância da análise de dados:
Utilizar modelo de dados pode parecer complexo, mas fica simples à medida que conseguimos entender as informações que os dados geram. A partir deles, é possível observar, gerar hipóteses, realizar experimentos, analisar os dados gerados e compartilhar os resultados.
Entender esses conceitos é importante para mostrar a ligação direta de cada um deles com a área de marketing, principalmente quando falamos de marketing digital.
O trabalho nos canais digitais gera um alto volume de dados. Por isso, só com um processo bem estruturado é possível analisar e extrair informações concretas. Além disso, para analisar informações pertinentes no mundo digital, é importante estarmos sempre por dentro das tendências globais do mercado digital para os negócios.
Separamos para você: 7 dicas para usar análise de dados
1- Analisar dados por etapa de funil
O funil de vendas é composto por diversas etapas, são elas:
- Abordagem ao cliente;
- Necessidades do cliente;
- Ser a solução do problema;
- Fechar a venda;
- Concluir a venda e fazer o acompanhamento
Cada uma dessas etapas exige conhecimento da empresa para fazer o consumidor passar por todas elas o mais rápido possível.
Por isso, uma boa análise de dados transforma o consumidor comum em um cliente fiel e defensor da sua marca, além de identificar falhas no processo. É muito comum os clientes enxergarem uma necessidade, mas não darem o voto de confiança para sua empresa.
São muitos os fatores e casos específicos, além disso, existem formas de fazer o consumidor pular etapas do funil. Tudo isso é feito com coleta e análise de dados.
2- Canais de aquisição
Onde conseguir novos clientes? Como encontrá-los? Canais de aquisição são caminhos que a sua empresa deve fazer para encontrar novos consumidores. Isso é feito com o mais alto conhecimento do seu público-alvo.
Perguntas simples você pode responder rapidamente como a idade do seu consumidor, quando ele compra e o que faz para buscar seu produto. Contudo, alguns questionamentos mais aprofundados precisam ser feitos para localizar esses canais.
Por exemplo: por que o cliente desiste da compra? Qual o gatilho para meu cliente se interessar pela empresa? Quem são os visitantes do site da minha empresa? Esses questionamentos podem ser respondidos com análise de dados, ainda mais quando são informação específicas de um determinado nicho.
3- Analisar campanhas
Campanhas de marketing precisam de monitoramento constante. Não adianta realizar um investimento sem saber se ele está realmente dando certo, por isso, é preciso organizar-se para atender aos objetivos propostos por cada uma delas.
Quem são as pessoas que compram o seu produto? A mensagem está realmente direcionada para seu público-alvo? E a linguagem utilizada? Está muito formal? Esses questionamentos devem ser feitos e só são respondidos com uma boa análise.
Faça a sua frequentemente!
4- Monitoramento da concorrência
Você não é o único no mercado e concorre com muita gente capacitada. Grandes empresas fazem análises estratégicas das ações dos concorrentes para não ficarem atrasadas. Esse tipo de monitoramento é necessário para construir uma relação sólida com o consumidor.
Se o seu concorrente oferece algo que sua empresa não consegue, é normal a fuga dos clientes. Estamos falando de oferta e busca. É necessário analisar constantemente o que os concorrentes estão vendendo e oferecendo, assim a empresa fica sempre atualizada.
5- O pós-venda garante a nova compra
Empresas que analisam a satisfação do consumidor pós-compra conseguem mantê-lo por mais tempo. Isso porque o cliente se sente importante. Pesquisas de satisfação e cuidados imediatos no pós-venda proporcionam um tempo de vida do cliente maior.
Veja quantos clientes retornam aos seus canais de vendas e busque saber por aqueles que não retornaram. Analise esses dados e tome atitudes, ou seja, desenvolva um planejamento estratégico em suas ações.
6- Responsabilidade fiscal na análise de dados
Investimentos devem ser realizados de acordo com a realidade da empresa.
Muitos acabam trocando os pés pelas mãos e entram em crises profundas. Por isso, analisar a situação financeira da sua empresa com dados armazenados e processados corretamente aumenta a responsabilidade com as contas do negócio. Saiba no que você está investindo antes de fazê-lo, afinal, dinheiro não cai de árvore.
7- Responsabilidade empresarial
A última dica é referente a um problema que algumas empresas enfrentam: a evasão de colaboradores. Quando o número de desligamentos aumenta consideravelmente ou não diminui com o tempo é preciso saber o motivo. (Veja aqui resolver e estruture melhor sua empresa).
Então podemos dizer que existem diversas maneiras de obter dados sobre os colaboradores, além de pesquisas de satisfação que proporcionam um monitoramento do ambiente empresarial. Pessoas insatisfeitas com o trabalho tendem a render menos.
Analisar esses dados é tão importante quanto buscar novos clientes, afinal, o tratamento negativo a um consumidor prejudica muito a imagem da empresa.