Comportamento ético nas redes sociais, nunca foi tão importante!

Palestra Apas Show 2024

Quais os caminhos para se ter um comportamento mais ético nas redes sociais? Essa é a pergunta-chave para as interações digitais nos dias de hoje!

Criei um conteúdo sobre esse tema e tive a oportunidade de falar neste evento de grande destaque internacional: o APAS SHOW 2024, realizado na semana de 15 de maio, trata-se do maior evento das Américas no gênero, que está em sua 38ª edição e é organizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Para se ter uma ideia dos números de 2023, foram mais de 70 mil visitantes, para 850 expositores nacionais e internacionais, que geraram impressionantes R$ 14 bilhões em negócios para o segmento.

Para esse público, que envolvia diversos representantes do setor, foi muito especial falar deste tema que, certamente, despertou interesse: “Ética e comportamento nas redes sociais”.

Posts para todo lado

Hoje o acesso à internet está, literalmente, na palma da mão de quase todas as pessoas, não é mesmo? E o uso das redes sociais, principalmente no Brasil, é altíssimo, quase 80% da população utiliza ao menos uma rede. Número que é bem acima da média mundial, em torno de 45%, o que nos obriga a aprender como utilizar esse canal da melhor forma possível, seja para nos comunicar, seja para divulgar nossos produtos ou serviços.

Sendo assim é muito importante trazer alguns insights que utilizo em palestras e treinamentos corporativos, seja nas minhas aulas na ESPM e o, seja em projetos da Digitalents, empresa que fundei há quase doze anos.

Ter um comportamento ético nas redes sociais

Vamos direto ao ponto?

Atualmente podemos dizer que as redes sociais viraram um palco de discussões de todo tipo. Fala-se dos influencers, dos políticos, das celebridades… Há posições favoráveis e desfavoráveis, manifestadas das mais diversas formas, desde elogios rasgados até discursos de ódio! Parece que todo mundo tem que se posicionar… e com isso, ao longo do tempo, pudemos observar que o comportamento de grande parte dos internautas se tornou, em geral, mais agressivo. E por que? Pois o ambiente digital dá uma “certa proteção” a quem escreve. As pessoas se sentem um pouco no anonimato e acreditam que podem agir de uma forma muito mais impulsiva e não se preocupam com as consequências. Mas elas existem. Um exemplo disso é que há inúmeros processos sendo movidos por calúnia, difamação, agressão, enfim existem formas de se localizar os agressores e o que é dito na mídia digital pode ser usado como prova.

Portanto, se faz necessário lembrar do que é ética. De forma muito resumida, será a área de estudos da filosofia que se dedica a entender os limites entre o certo e o errado.

Por isso, achei importante enumerar no evento alguns tópicos fundamentais de boas práticas que podem e devem ser implementadas no ambiente profissional, que cito abaixo.

Aliás, é preciso ir além do mundo corporativo: um comportamento ético traz bons resultados a todas as áreas da vida, sejam elas profissionais ou não.

O que não fazer?

Muito cuidado com a forma como a privacidade é tratada. Será que todos os campos de suas rotinas e características particulares devem ser expostas, sem um filtro? E esse item também está relacionado a como as empresas tratam os dados privados de seus clientes.

O mesmo pode ser dito sobre os conteúdos ligados à sua carreira. Lembre-se que essas informações não são públicas e podem atender a regras de divulgação, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Outro assunto antigo, mas que ganhou ares de modernidade com as mídias sociais, é a divulgação de fake news. Desconfie das informações e jamais dissemine fatos sem a devida checagem.

Não divulgue conteúdo de ódio e tenha muito cuidado com temas relacionados a discussões políticas e ideológicas. Lembre-se que vivemos tempos polarizados e que simples comentários fomentam discussões acaloradas.

Boas práticas online

Existem, também, pontos que devem ser observados e seguidos em seu dia a dia no ambiente virtual.

Para ter um comportamento ético nas redes sociais, é fundamental consumir e produzir conteúdos tendo como base, sempre, a empatia.

Ser empático é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, o que é fundamental para manter um ambiente saudável nas redes sociais.

É importante entender que ninguém é igual e que existem diferentes pontos de vista que devem ser escutados e respeitados.

Não é fácil, mas é preciso ao menos tentar compreender o outro sob a perspectiva dele.

E já que o evento é do segmento de supermercados…

Há algumas questões que estão diretamente conectadas ao dia a dia dos supermercados, dentre elas a publicidade enganosa. Promoções falsas e outras situações podem interferir na credibilidade do estabelecimento e gerar enfraquecimento na marca.

Outro ponto que comentei é a atenção ao consumidor. Comentários ignorados, principalmente os negativos, podem se transformar em um problema para a imagem da empresa. Por isso, implemente a prática de responder sempre e se posicionar de forma respeitosa e proativa.

Um guia para o mercado e para a vida

Estamos inseridos em um mundo amplamente hiperconectado e, não, essa não é uma tendência passageira.

No Brasil, mais de 86% da população navega na internet. Esses são dados de 2024 que totalizam 187,9 milhões de brasileiros, segundo pesquisa da We Are Social e Meltwater. Detalhe: nossa média é superior à sul-americana, que é de pouco mais que 82%.

Isso significa que esses comportamentos devem ser, cada vez mais, analisados e debatidos, em busca de um ambiente mais saudável, com mais empatia e transparência.

Para o mundo dos negócios, ter um comportamento ético nas redes sociais pode ser sinônimo de melhores resultados nos negócios.

Vamos bater um papo com o seu time sobre esse assunto? A abordagem que trouxe neste artigo foi, apenas, inicial e, certamente, teremos muito a desenvolver com as equipes, adequando essas reflexões às áreas de atuação de cada um.

Entre em contato comigo e vamos agendar essa conversa. Clique aqui.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.