As campanhas publicitárias resultam da união de vários recursos de comunicação e de estudos segmentados que são estrategicamente medidos para o alcance dos objetivos de uma marca no mercado.
As ferramentas, os canais de publicação e apresentação desse conteúdo estão ligados às estratégias que uma empresa escolhe para competir em seu nicho de atuação, afinal, quanto mais relevante a marca, maior o seu valor e notoriedade frente à concorrência.
Para tanto, é preciso que a marca conheça seu público e tenha know-how suficiente a ponto de entender o que ele quer e, até mesmo, o que não quer consumir em termos de produtos e serviços a partir da percepção de seu comportamento, suas expectativas e necessidades.
Vamos entender um pouco mais sobre esse conceito tão importante na publicidade e descobrir como o “Awareness” pode ser determinante para o sucesso de uma campanha.
O que é Awareness?
Awareness (consciência) é um termo muito conhecido entre os profissionais da publicidade e que ganha cada vez mais espaço nas estratégias de marketing de empresas dos mais diversos ramos de atividade.
No marketing, o Awareness nada mais é do que o estudo da interação do consumidor com uma marca e seus produtos, possibilitando a percepção de seus desejos e gostos como cliente.
Aplicando esse estudo na fase que antecedente a elaboração de uma campanha publicitária, é possível determinar como e onde a marca de agir para atrair seu público em potencial, tendo como base as experiências de consumo de um determinado grupo de pessoas.
Dessa forma, o Awareness, ou Brand Awareness, expõe a notoriedade de uma marca pela visão dos consumidores e funciona como um indicador publicitário ao revelar o que tem feito sucesso no mercado na avaliação de quem realmente importa: o público alvo.
Awareness e a publicidade
No marketing, o Awareness está relacionado a que marcas são suas preferidas e lembradas com mais facilidade para referenciar um certo tipo de produto.
A forma mais direta para aplicar o Awareness na publicidade ocorre por meio de pesquisas que propõem ao consumidor o reconhecimento daquilo que eles compram no mercado e relaciona basicamente dois pontos:
Marca: que marcas as pessoas conhecem e quais elas costumam escolher quando precisam ou querem comprar algo, como um relógio ou um perfume, por exemplo.
Consumo: como essas marcas são consumidas por esses clientes? Há quanto tempo figuram entre as preferências do público consultado e quais são as diferenças na relação com as outras disponíveis no mercado?
É claro que existem variações e adaptações dos estudos de Awareness que dependerão sempre do objetivo de cada empresa, mas é interessante constatar que com algumas perguntas e a medição dos resultados se consegue traçar um perfil de seu público alvo de maneira mais assertiva, podendo inclusive encontrar o diferencial para a marca que está promovendo ao dar ênfase para a exclusividade e para os benefícios dos produtos.
Agregando Awareness à marca
É possível melhorar o conceito de uma marca utilizando estudos de Awareness de forma bem simples, porém, tudo dependerá do objetivo mercadológico que a mesma deseja atingir a curto e médio prazo.
A primeira coisa a se fazer é identificar o público consumidor do produto para que a persona em questão possa ser interpretada no plano de marketing. A partir daí começam as ações que se deve empregar na criação de conteúdos segmentados, capazes de suprir o que o mercado ainda não oferece.
Essas ações podem envolver as pesquisas diretas e indiretas, que geralmente são aplicadas por meio de questionários com no máximo cinco perguntas sobre algum produto específico:
- Qual marca ele consome?
- Por que ele consome essa marca?
- Por quais meios (propaganda televisiva, banners, indicação dos amigos) ele começou a consumir essa marca?
- Qual marca ele não consome?
- Por que ele não consome ou deixou de consumir essa marca?
Além de medir a percepção do consumidor e de identificar quais são as marcas mais populares, existe a possiblidade de agregar Awareness à marca com a definição do perfil do público ao qual o produto é destinado, quer seja pela personalização ou da oferta por meios alternativos de distribuição (parceiros, redes sociais, distribuidores autorizados, etc).
O que fazer com o resultado da medição?
Para que uma marca tenha notoriedade no mercado é preciso investir em inovação e praticidade, afinal, as pessoas buscam sempre por novidades e por produtos que as ajudem a economizar tempo e esforços no dia a dia.
Medindo a percepção do público consumidor, o Awareness é um excelente guia para a criação de uma campanha publicitária, pois desvenda praticamente todas as questões pertinentes sobre a aceitação de um novo produto na concepção do público frente à concorrência no setor.
Outra questão muito importante sobre o Awareness na publicidade é que esse tipo de estudo ajuda bastante na redução de custos com criação, produção e divulgação das campanhas, que muitas vezes focam na comunicação visual e não atingem o resultado que a empresa precisa.
É possível inovar e conquistar espaço no mercado agregando mais Awareness à marca. O segredo está no feedback e na relação alimentada com os clientes por meio das diversas ferramentas interativas que estão disponíveis para todos e de forma gratuita.
Mais do que resultados, investir nos estudos de Awareness também é uma forma de garantir a estabilidade de uma marca e de identificar oportunidades que muitas vezes não são aproveitadas no momento certo, seja pela realidade do cenário econômico ou mesmo pela falta de competitividade e de percepção mercadológica da empresa.