Dados no marketing digital, como usar de forma eficiente? Sabemos que no dia a dia das demandas dos negócios a teoria é um pilar importante, mas a prática é a forma de alinhar as expectativas e buscar resultados relevantes.
Eu pensei nessa abordagem ao reunir aqui, neste artigo do meu Blog, uma lista com dicas sobre o uso da ciência de dados e outras informações em sua estratégia de marketing digital.
Uso de dados no marketing digital:
1. Usar dados no marketing digital fornece confiança para o seu trabalho e para suas entregas.
2. Em termos de conceito, enquanto o marketing digital faz uso de ferramentas tecnológicas para obter leads e realizar vendas, usar dados significa buscar, nessa ciência, os recursos necessários para entender seus clientes e os efeitos nos seus negócios.
3. A ciência de dados pode proporcionar direcionamento às ações de marketing, de forma certeira e poderosa.
4. É fundamental ter profissionais com a habilidade de analisar volumes muito grandes de informações, selecionar insights relevantes para seu público-alvo e, a partir daí, conduzir as ações.
5. A ciência de dados, como o próprio nome diz, faz uma abordagem científica e utiliza de conceitos como estatística, machine learning e outros preceitos da comunicação na análise de dados.
Estatísticas importantes em marketing digital
- De acordo com fontes internacionais como Statista, WordStream, PR Newswire, os investimentos em anúncios no digital devem alcançar a impressionante cifra de US$ 600 bilhões em 2023. O Google ainda é o maior repositório e motor de buscas do mundo: 92% de usuários de todo o planeta utilizam o Google.
- Atualmente, 39% do tempo dedicado a anúncios está nos desktops, enquanto 61% desse consumo está nos smartphones. Até 2026, essa relação será de 31% e 69%.
- Mais de 90% dos consumidores costumam ler reviews na internet antes de decidir pela compra de um produto.
- Os anúncios no digital podem aumentar a consciência de marca (brand awareness) em até 80%.
- O número de pessoas que utilizam e-mail todos os dias em 2023 é superior a 4 bilhões.
- De acordo com a plataforma Demand Sage, cada US$ 1 investido em e-mail marketing costuma gerar um retorno de US$ 36.
- 48% das marcas utilizam conteúdos em vídeo como estratégia de e-mail marketing.
- Em 2023, 27% da população mundial faz compras on-line.
- 64% dos usuários de e-commerce preferem comprar produtos que tenham os descritivos feitos em sua língua nativa.
- 65% dos clientes costumam navegar e procurar produtos similares em seus smartphones enquanto estão dentro das lojas físicas.
A ciência de dados no marketing digital
Comportamento do cliente:
É a forma que o seu consumidor se comporta. Qual o canal que ele mais utiliza, o horário, quais os gatilhos que tendem a despertar maior intere sse nesse consumidor? Essas respostas podem ser identificadas, monitoradas e direcionadas.
Campanhas sob medida:
Os dados no marketing digital são ferramentas valiosas para o direcionamento das campanhas, com uma segmentação que favorece a captação de leads e posterior conversão.
Análise dos dados nos resultados
Após a conclusão de toda a jornada do marketing digital, a análise desses dados passa a compor esse ecossistema de informações valiosas, principalmente, para a repetição e redirecionamento das campanhas futuras.
Experiência do usuário:
Além do direcionamento de campanhas e uso de métricas, os dados no marketing digital também são responsáveis por saber os pontos fortes e fracos do relacionamento dos consumidores com a sua marca. Isso interfere, por exemplo, no design do seu website e na mudança da linha editorial dos conteúdos entregues para o seu público.
Identificar tendências:
A partir do uso de dados no marketing digital, os profissionais de uma empresa têm em mãos um material rico, que será valioso na hora de identificar padrões e tendências de consumo e comportamento do seu público-alvo.
Consultoria em marketing para sucesso nos resultados:
Um exemplo mundialmente conhecido do uso de dados no marketing digital e na operação do negócio está na gigante do streaming, a Netflix.
A decisão de utilizar ciência de dados para otimizar a operação já é antiga. O escopo da estratégia utilizada foi absorver, de maneira intensa, todo tipo de informação de uso da plataforma por mais de 150 milhões de usuários. Dentre os pontos estão:
- Que tipo de filmes e séries consomem?
- Quais os dispositivos utilizados para o acesso?
- Qual o horário e o dia da semana em que acessam o repositório?
- Quantos episódios o usuário costuma “maratonar” de uma só vez?
- Em que pontos o assinante costuma pausar o vídeo durante a exibição?
A partir dessas rotinas, a Netflix consegue “calibrar” o algoritmo que produz a interface dos títulos oferecidos a cada audiência. Isso faz com que, cada vez mais, os estilos e gostos de cada indivíduo sejam contemplados pela exibição feita por tecnologia.
E no seu ramo de atuação, a pergunta importante a ser feita é: você está utilizando todo o potencial de dados disponíveis? E mais: direciona essas informações para suas ações de marketing digital?
Mude as rotinas das suas interações com clientes, parceiros e outros stakeholders. Entenda quais são os pontos que podem ser melhorados, a partir da análise dessa massa de informações.
Invista na construção de bons resultados com a aplicação das rotinas dessas poderosas ferramentas.
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