O sucesso de um negócio está intimamente ligado à capacidade que a empresa tem de desenvolver produtos de qualidade, afins com as necessidades de seus clientes, mas acima de tudo, com a capacidade da empresa em determinar com exatidão quem é o seu cliente.
Neste contexto entra a definição de público-alvo, bastante debatida pelos profissionais de marketing, mas também um conceito que vem crescendo nos últimos tempos, o de buyer persona. Por ser uma novidade do marketing, o conceito de buyer persona muitas vezes é confundido com a definição de público-alvo, o que é um engano. Por isso, hoje vamos distinguir essas duas figuras e mostrar-lhe que estão sim relacionadas, mas não são a mesma coisa. Confira!
O que é público-alvo
O público-alvo é a parcela da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Para determinar o seu público-alvo você deve fazer o levantamento de uma série de informações, como dados demográficos e socioeconômicos, além do comportamento de compra, os hábitos de consumo e preferências. Quanto mais você souber a respeito do seu público-alvo melhor, afinal, assim conseguirá ofertar produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.
O que é buyer persona
A buyer persona é uma representação do seu cliente ideal, aquele que você gostaria de ver replicado centenas de vezes, visitando sua loja diariamente. Ela auxilia na compreensão do seu público-alvo, levando seu conhecimento a respeito dele para um nível mais profundo.
Essa estratégia permite que você segmente suas ações de marketing de acordo com cada buyer persona e público-alvo pensando exatamente como essa pessoa gostaria de receber suas mensagens, ou seja, personalizando ao extremo sua comunicação e obtendo a maximização de resultados para as suas ações.
Para criar uma buyer persona você precisa fazer uma vasta pesquisa a respeito do seu público-alvo, visando traçar um perfil único de cliente. Com todas as informações otimizadas, você tem em mãos uma poderosa arma de influência sobre o seu público-alvo, transformando-o em cliente mais rapidamente.
Por que definir buyer persona para o seu público-alvo
O que é mais fácil, pensar em um grupo de 100 clientes, todos com características semelhantes, ou pensar na Verônica, gerente de RH de uma empresa multinacional, com 35 anos de idade, sem filhos, com gosto pela aventura?
Quando você pensa em um número reduzido de pessoas, fica mais fácil construir produtos e serviços exclusivos, traçar estratégias diferenciadas e chegar mais próximo do seu público-alvo. E é isso que a buyer persona faz, deixa a sua empresa mais próxima do seu público-alvo, dando a você a chance de se conectar de uma maneira única com seus clientes.
Desconhecer o seu público-alvo ou até mesmo fazer uma ideia equivocada de quem ele é gera grandes riscos ao negócio e coloca todo o seu empreendimento em perigo. Quando você estabelece quem é o seu público-alvo e passa a trabalhar suas características através da buyer persona, você consegue definir com maior clareza para toda a sua equipe quem é preciso atingir para que os resultados sejam positivos.
Que tal exercitar? Pratique definindo seu público-alvo e sua buyer-persona!
Por SandraTurchi