Não cometa esses erros na sua Black Friday

Não cometa esses erros na sua Black Friday

A Black Friday se consolidou como uma das principais datas para o comércio eletrônico brasileiro. E, especialmente, neste ano, promete sacudir o mercado digital diante de todas as situações enfrentadas ao longo de 2020. A expectativa de faturamento é imensa por parte dos empreendedores.

Podemos destacar que o maior legado da Black Friday é a experiência que os lojistas absorvem a cada data. Muitos tiram proveito e conseguem aperfeiçoar os negócios para satisfazer os consumidores e obter bons lucros nos anos seguintes. Para a data fazer sentido, é necessário que as vendas proporcionem ganhos reais e compensem os investimentos nesse período.

No entanto, para performar na Black Friday é necessário se preparar: não existe mágica. Nessa onda de adaptação ao ambiente online, muitos empreendedores se arriscam sem, ao menos, criar um planejamento, apenas pela ânsia de entrar na onda da data. Só que isso pode se tornar uma grande decepção para todos os envolvidos e até acabar prejudicando seu negócio no futuro, pois um cliente insatisfeito dificilmente voltará a procurar a loja.

A seguir, listamos os sete principais erros cometidos na véspera da Black Friday e que você pode se livrar para conseguir performar na data.

1 – Planejamento

Como em qualquer negócio, o planejamento é fundamental para se preparar em uma data tão especial para o mercado. Assim, é possível negociar com o fornecedor um desconto maior em cima de determinado produto ou diante do seu estoque e planejar aquilo que deseja, inclusive oferecer um desconto maior. E no planejamento não entra apenas o cálculo da margem de desconto ou as negociações. Aqui você precisa levar em conta tudo, desde a divulgação da sua ação, preparar o ambiente online, cuidar do layout, logística, etc.

2 – Promoções

Esse é um ponto crucial para se preparar para a data. Nada de sair cortando o preço pela metade sem levar em consideração as suas margens. Realizar promoção é uma boa e todo mundo gosta, mas nem por isso você vai deixar de lucrar. Nesse ponto, é importante entender que a data serve para esvaziar o estoque, vender aquele produto encalhado e também para colocar o carro chefe do negócio com um desconto que vá atrair o consumidor. Tente balancear as contas, respeite sempre o que você pagou no produto e coloque uma margem de lucro que seja suficiente para você e atrativa para o seu cliente. Nada de descontos mirabolantes para não correr o risco do seu cliente achar que, antes, você estava vendendo a um preço caro demais. Se houver tempo, também negocie com seu fornecedor um desconto para a data, vale a pena.

3 – Propaganda enganosa

Jamais tente se beneficiar enganando o consumidor. Nos outros anos, algumas empresas chegaram a aumentar o preço dos produtos semanas antes para que no dia da Black pudessem oferecer mega descontos. Essa prática já é conhecida dos consumidores e eles estão atentos a esse tipo de coisa. Tem gente que acompanha por meses o preço de um determinado produto esperando a Black Friday para comprá-lo, se você tentar essa “tática” vai se queimar no mercado. Além disso, órgãos de defesa do consumidor estão atentos a essa prática desleal por parte de algumas empresas e também monitoram os preços para evitar esse tipo de situação. É bem melhor você oferecer um desconto pequeno e justo a tentar enganar seu cliente.

4 – Divulgação 

Black Friday sem divulgação pode ser um fiasco. Então, pense nisso também, pois é tão importante quanto planejar os descontos e criar uma boa estratégia de divulgação para atrair e chamar a atenção do seu cliente. Lembre-se que nos dias e semanas pré-Black Friday, ele será bombardeado de todos os tipos de promoções, por isso, não deixe de criar sua estratégia, caso contrário, você corre o risco de não ser visto ou ser visto tarde demais. Apele a todas as mídias que você está acostumado a trabalhar: anúncios, divulgação nas redes sociais, e-mails, etc. Uma empresa especializada em consultoria de marketing poderá traçar uma estratégia assertiva para o seu negócio.

5 – Layout

A comunicação visual para as lojas online fará toda a diferença para o consumidor. A data requer um cuidado especial com a imagem do seu site, portanto, invista nisso. Uma página com cores chamativas, banners bem elaborados e que seja intuitiva, irá proporcionar uma experiência de navegação satisfatória ao seu cliente e, claro, facilitando as compras. Mas cuidado para não pesar nas escolhas e deixar informações em excesso com cores que não se conversam. Busque ajuda para criar uma interface amigável. 

6 – Logística

Desde a primeira Black Friday é possível observar problemas envolvendo a entrega dos produtos, alguns que chegaram só depois do Natal. Isso é um desastre para o empreendedor. Sabemos de antemão que as principais transportadoras fazem um mutirão para entregar tudo dentro do prazo definido, mas nem sempre é possível contar com imprevistos. Por isso, avalie os tipos de serviços de postagem que você oferece. Diante disso, procure oferecer prazos de entrega que serão cumpridos. Além disso, dentro da sua loja, sua equipe precisa estar preparada para fazer as remessas dos produtos em um tempo considerado satisfatório. Nada de deixar as coisas paradas dois, três dias para fazer a postagem. Crie essa logística e deixe o ambiente preparado para enfrentar esse período de vendas. E lembre-se, deixe seu cliente avisado de tudo.

7 – Suporte


No dia da Black Friday é importante que seu site tenha pessoas que possam oferecer um suporte aos clientes. Muitas pessoas chegam com dúvidas até a sua loja e, para fisgar aquele consumidor indeciso, um consultor que vai conseguir resolver o problema dele em alguns minutos pode fazer a diferença em conquistar aquele cliente. Pense nisso, deixe canais disponíveis para que os leads esclareçam as principais dúvidas. E se possível, mantenha esse contato.


Sandra Turchi é especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents – cujo objetivo é apoiar as empresas na transformação digital, a partir de consultorias, cursos, treinamentos, palestras e workshops, além de contribuir com empresas quando o assunto é estruturação de equipes, com os nossos serviços de Hunting e Outsourcing.

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Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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