Erros nas campanhas de ADS que podem fazer sua empresa perder dinheiro

Uma coisa é certa, ninguém quer ou pode ficar jogando valores fora por aí, não é mesmo? Neste artigo vamos abordar os erros em campanhas de ADS que podem ter consequências indesejadas e fazer a sua empresa gastar dinheiro, e como evitá-los.

O que são campanhas ADS

A melhor e mais resumida definição quando se pergunta o que é campanha ADS está em sua essência: é uma campanha publicitária – ADS vem do termo em inglês para publicidade, advertising.

No entanto, em tempos cada vez mais digitais, onde as transações ocorrem no ambiente da internet, esse termo recebe um outro peso, relacionado às estratégias de marketing digital.

Uma campanha ADS é o conjunto de ações de divulgação de uma ideia, produto, promoção, serviço, proposta, entre outros, impulsionada em ambientes e plataformas digitais.

Estrutura de campanhas ADS

Existem grandes variáveis para definir e estruturar uma campanha ADS – sem mencionar que esse tema é complexo o suficiente para preencher muito mais que um artigo. Afinal, são conteúdos para cursos inteiros.

No entanto, em linhas gerais, podemos identificar alguns pontos que são eixos para essa abordagem.

Objetivos: qual a meta a ser atingida com a campanha;

Público: qual o segmento será impactado com seu anúncio;

Canal: qual plataforma vai receber a publicidade que será divulgada;

Conteúdo: visual e mensagem que serão difundidas no digital;

Orçamento: qual o valor destinado para o impulsionamento da campanha ADS.

Erros nas campanhas ADS que podem fazer sua empresa desperdiçar dinheiro

Falta de Planejamento Digital Estratégico

A falta de um cronograma estratégico e de objetivos, metas e etapas a serem cumpridas pode ser considerado um grave erro nas campanhas ADS, com consequências negativas para os negócios.

Neste artigo aqui é possível entender de forma mais detalhada os principais pontos relacionados a um bom planejamento estratégico de marketing digital para 2024.

Estar trilhando caminhos sem um direcionamento pode levar a um descompasso nos investimentos, sem os resultados esperados. Isso significa perder dinheiro.

Contratar profissionais que não entendam do seu segmento de negócio

Basta uma busca rápida pelo termo marketing digital na internet e… Pronto! Surgem diversos especialistas no assunto, oferecendo serviços e, às vezes, até “milagres”.

Mesmo que a opção por um desses prestadores de serviços seja a de alguém com um bom histórico, antes de mais nada, é importante entender se a atuação desse profissional, de fato, vai fazer sentido para a natureza do serviço ou produto que você oferece.

Existem segmentos que exigem condições mais específicas para a atuação do marketing – por exemplo, a abordagem do automotivo é completamente diferente da indústria de cosméticos etc.

Busque parceiros que, mesmo que não entendam do seu ramo, ao menos estabeleçam uma imersão para compreender as características centrais do seu público-alvo.

Erros no tipo de anúncio, formato e canal

Como já citamos anteriormente, existe uma estrutura da campanha ADS que é fundamental para o seu funcionamento.

Cada um desses pilares deve ser escolhido com coerência. Os tipos de formatos devem atender às características da plataforma utilizada, do conteúdo e do seu segmento de atuação.

Um exemplo: a linguagem e as imagens de um anúncio da área educacional são diferentes das feitas para o segmento de apostas online.

Ou, ainda, uma demonstração de uma maquiagem funciona de forma mais adequada em um Reels no Instagram do que em um vídeo postado no LinkedIn, concorda?

Erros nas campanhas ADS: segmentação

O público que vai receber os conteúdos de suas campanhas ADS também deve receber atenção especial.

A segmentação é um recurso assertivo que pode trazer resultados impressionantes para as mensagens, principalmente, se utilizados de forma estratégica.

Nesse caso, o preenchimento desses dados de forma incorreta pode fazer com que os anúncios não impactem as pessoas que poderiam se interessar pelo tema e, assim, deixam de gerar o lead.

Erros nas campanhas ADS comprometem o ROI

Esses foram apenas alguns erros de campanhas ADS que podem ter relação direta com o resultado.

Esse tipo de situação interfere diretamente no retorno sobre investimento (ROI) e, assim, acabam generalizando algumas situações.

É o tipo de cenário que ocorre quando uma empresa faz um investimento maior em divulgação, em busca de um objetivo bem específico – pode ser a venda de um produto, a assinatura de um serviço, a inscrição em um evento.

É comum que, na busca por números expressivos, sejam incentivados a fazer investimentos mais altos para a divulgação das campanhas ADS.

O calor do momento, muitas vezes, consegue que esses valores sejam aprovados e direcionados ao impulsionamento.

No entanto, se os pilares centrais dessa campanha ADS não estiverem atendidos da forma adequada, infelizmente, o resultado ficará longe do esperado.

Esses casos são mais comuns do que você imagina e essas propostas passam a ser traumáticas para esses clientes. A partir daí é muito comum ouvir frases como “não compensa fazer esse tipo de investimento”; “consigo melhores retornos com métodos tradicionais” etc.

Então é fundamental deixar claro que uma campanha ADS é muito importante para obter sucesso com seus anúncios e propostas estratégicas. Porém, é primordial fazer o dever de casa.

Buque profissionais qualificados, que entendam não apenas do marketing digital, mas que também tenham interesse em conhecer o seu modelo de negócio.

É preciso olhar para esse tema com estratégia, saber onde se quer chegar e, a partir daí, organizar e produzir e evitar erros nas campanhas ADS, numa proposta que vai dar as respostas necessárias para o público e, assim, gerar leads e conversões.

Quer conversar mais sobre esse assunto? Fale comigo e vamos marcar uma reunião. Clique aqui.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

Me acompanhe nas redes sociais:

CURSO

Personal Branding

Invista em sua marca pessoal

Estratégias com resultados para o seu negócio.