Estratégias de vendas com WhatsApp marketing via chatbots

Estratégias de vendas com WhatsApp marketing via chatbots

O aplicativo WhatsApp, utilizado por mais de 100 milhões de pessoas somente no Brasil, é um dos comunicadores instantâneos que mais se adaptaram à rotina dos brasileiros. A dependência é tanta que bastam algumas horas de instabilidade para que muitos tenham dificuldades em se comunicar. É fato que os aplicativos aumentaram a qualidade de diversos trabalhos que, agregado a uma melhoria exponencial de produtividade, acabou gerando uma certa necessidade.

Ao encontro dessa realidade, os desenvolvedores criaram em 2018, o WhatsApp Web. Com um objetivo simples: utilizar todo o poderio de alcance do aplicativo de mensagens para facilitar a comunicação entre empresas e clientes.

Assim, a premissa de que o software pode ser utilizado somente para mensagens do cotidiano caiu por terra. Graças às novas ferramentas do WhatsApp Marketing, é possível utilizar de diversos bots (programas menores dentro de um grande software que realizam tarefas pontuais), para automatizar a comunicação entre diversos envolvidos.

Foi-se o tempo onde ficávamos esperando por minutos intermináveis por um atendente que, do outro lado da linha, tentava resolver nosso problema. Hoje com uma única mensagem é possível fazer tudo isso e muito mais. 

Dicas de como utilizar o WhatsApp Marketing 

Muitos são os benefícios que nós empreendedores e consumidores adquirimos graças ao WhatsApp Marketing. Contudo, é essencial que seja utilizado de forma correta e criativa, pois a frustração de ser mal atendido pode fazer uma pessoa perder a confiança na empresa. Por isso, separamos três dicas importantes de como utilizar bem essas ferramentas.

1 – Crie uma plataforma de atendimento

A primeira dica é construir uma estrutura de atendimento. Será necessário ter colaboradores capazes de atender os mais variados clientes. Quanto mais rápido eficaz esse atendimento maior as chances do consumidor retornar. Preparar as equipes com treinamentos e simulações é algo que agrega valor ao atendimento.  

Sabe-se que o processo de vendas é importantíssimo, afinal é por meio dele que irá gerar leads e agregar resultados, mas somente uma estratégia de pós-vendas estruturada é capaz de manter o fluxo de caixa. 

2- Evite o excesso de mensagens 

Estamos todos saturados das mensagens constantes ao longo do dia, por isso, o contato entre empresa e consumidor deve ser objetivo, criativo e pontual. Mandar mensagens todos os dias sem necessariamente oferecer algo relevante é prejudicial, além de violar as diretrizes do aplicativo.

Listas de transmissão devem ser utilizadas com sabedoria, principalmente se tratando de ofertas. É preciso ter em mente que o nosso cliente fidelizado gosta do que é oferecido, mas isso não significa que devemos esquecer deles.

3- Tenha uma estratégia de marketing 

Essa última dica servirá para estruturar toda a nossa comunicação utilizando o WhatsApp Marketing e seus bots. Vamos criar uma estratégia única e programada de mensagens que não sejam repetidas.

É interessante utilizar vídeos, gifs, figurinhas e mensagens bem escritas e fáceis de serem compreendidas O objetivo é chamar a atenção do consumidor e não fazê-lo fugir de você, isso tudo utilizando bots que possibilitem: 

  • Respostas automáticas;
  • Atendimento rápido e capacitado;
  • Um assistente conversacional no app (chatbot);
  • Agir de forma correta de acordo com os termos de uso

Agregando tudo isso às empresas, será possível entregar ao consumidor uma experiência de destaque perante os concorrentes.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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