Os resultados de qualquer campanha publicitária serão proporcionais ao tempo investido na elaboração de sua estratégia. Muitas vezes observa-se um fracasso obtido com o uso de ferramentas de marketing digital, mas quando se aprofunda a análise percebe-se que não foi feita uma etapa anterior de planejamento.
As estratégias de marketing digital tem se mostrado eficazes em muitos negócios, tanto para aqueles totalmente on-line, como para os que se utilizam de múltiplas plataformas de atendimento, cruzando o varejo físico com a loja virtual.
O que é importante notar é que há diferentes estratégias que podem ser aplicadas a cada negócio. Há casos em que a internet colabora no esclarecimento de dúvidas na etapa pré-venda, como no caso de automóveis, em que quase 80% das compras passam antes pela web, mas muitas delas são fechadas nas concessionárias, em que o cliente chega mais definido sobre o que deseja e isso acelera o processo de atendimento. O mesmo vem sendo ocorrendo com os eletrodomésticos.
Outro exemplo é quando o negócio está relacionado à educação, nesse caso, é bem provável que os investimentos na web já sejam equiparados aos investimentos off-line, isso porque nesse segmento, a web é um canal excelente para atrair o público-alvo, esclarecer dúvidas e já direcioná-lo para o campo de inscrições dos cursos. Mas, para obter esses bons resultados é necessário testar canais específicos dentro dos portais e estabelecer uma estratégia de relacionamento com o prospect, que pode envolver mobile marketing, envio de email marketing com link para tirar de dúvidas, etc. Depois medir todos os passos dos interessados, desde quantos receberam o impacto gerado pelas ações até o final, nesse caso, a inscrição efetivamente.
Portanto, o planejamento deve considerar o perfil do negócio e do público-alvo. Quanto mais jovem, mais deverá ser considerado o uso de internet, pois 67% dos jovens na faixa etária entre 10 e 17 navegam, o que significa que, para falar com esse target deve-se elaborar uma campanha digital. Além disso, esse é um público que costuma estar ligado em diversas atividades ao mesmo tempo, ou seja, enquanto está preparando um trabalho para a escola, está conversando com amigos no MSN, postando no facebook e, muitas vezes, com o fone de ouvido ouvindo seu ipod.
Simplesmente não é bom negócio ficar de fora do marketing digital para atingir determinados segmentos, essa é uma regra que vale a pena aprender logo, antes que seja tarde demais.