A importância do marketing de conteúdo nas estratégias digitais

A importância do marketing de conteúdo nas estratégias digitais

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas brasileiras, se tornando uma estratégia digital necessária para que as marcas consigam engajar a audiência com conteúdo relevante para criar uma percepção positiva da marca e, assim, atrair, fidelizar e converter leads e clientes. 

As mudanças provocadas no mundo digital com a pandemia também proporcionaram uma reflexão importante sobre a importância do marketing de conteúdo nas estratégias digitais. O modelo de conteúdo não é mais o mesmo de alguns anos atrás. Atualmente, os clientes buscam por histórias reais e não mais “perfeitas”. A pandemia alterou o modo como as marcas conversam com o seu público e, por isso, mexeu com a produção de conteúdo dentro das organizações.

Hoje, as pessoas sabem se aquela determinada marca está conversando com elas sobre alguma coisa autêntica e que faz sentido para ela a partir do conteúdo que a empresa gera. O principal para os clientes é o que essa marca está dizendo e o que de fato está fazendo. O discurso precisa seguir a prática para impactar a audiência.

A construção do conteúdo tem que estar conectada com o que as pessoas entendem que é importante, não pode ser apenas mais uma narrativa. O marketing de conteúdo que o cliente se interessa é aquilo que a empresa realmente é.

Dentro dessa lógica, a importância do marketing de conteúdo nas estratégias digitais para as empresas requer dedicação, autenticidade e histórias reais que podem incrementar informações para o blog, e-books, posts nas redes sociais e artigos informativos para construir sua autoridade, reter clientes, elevar o ticket médio e gerar conhecimento sobre uma marca ou produto da sua empresa, sem esquecer de que o principal é resolver os problemas do público-alvo.

Normalmente, as estratégias concentram a produção de conteúdo no topo do funil, pois há mais dúvidas e informações para apresentar ao seu público na etapa inicial do que propriamente falar sobre o seu produto no fundo de funil.

Para geração de conteúdo é preciso manter um equilíbrio. A ideia de gerar conteúdo para o público-alvo é identificar as dores e responder as principais dúvidas dos clientes para depois oferecer um produto ou serviço que irá resolver o problema deles.

Para as empresas que estão desejando iniciar um relacionamento com o público-alvo, o recomendado é produzir conteúdo para o topo do funil. Para aquelas empresas que já tem um produto e uma audiência consolidada, é necessário produzir conteúdo para as três etapas do funil. A estratégia para produção de conteúdo deve sempre levar o público a uma próxima etapa dentro do funil para que possa avançar na jornada de compra.

É necessário ter consciência de que o marketing de conteúdo não serve apenas para gerar leads naquele momento. Essa é uma estratégia de longo prazo focada na criação e distribuição de informação. Há muitas maneiras de produzir conteúdo sem falar explicitamente da sua marca, mas nessa estratégia, o ideal é ajudar o público-alvo a resolver seus problemas. Isso vai ajudar sua marca ou empresa a virar autoridade no assunto, construindo a reputação do seu negócio por meio da informação.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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