As estratégias de mobile marketing para atrair clientes

As estratégias de mobile marketing para atrair clientes

Os dispositivos digitais já fazem parte da vida do brasileiro. Hoje, podemos realizar qualquer serviço usando um smartphone ou acessando a internet. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, o país tem dois dispositivos digitais por habitante, isso já mostra a importância que o mobile tem em nossa vida. Por isso, apostar nas estratégias de mobile marketing é fundamental para vencer a concorrência e se posicionar no mercado para atrair mais clientes.

Aplicar as estratégias de mobile marketing no seu negócio permite influenciar um determinado público por meio da segmentação das campanhas de marketing digital com a criação de ações específicas para os dispositivos digitais. 

Para atrair os clientes é necessário aproveitar as funcionalidades que esses dispositivos oferecem, assim será possível oferecer uma experiência ao cliente que o leve a tomar alguma ação. Entre os benefícios de explorar as estratégias de mobile marketing estão o fato de que os aplicativos são cada vez mais usados, permitindo uma comunicação mais rápida com o seu público de maneira mais efetiva. O mobile marketing também possibilita o uso da geolocalização para anúncios segmentados conforme a localização do seu cliente. 

São várias maneiras que as estratégias de mobile marketing oferecem. A primeira delas, sem dúvidas, é ter um site amigável “mobile friendly”, com uma versão totalmente adaptada para o acesso por meio dos smartphones. Menus e conteúdos devem ser bem apresentados aos usuários, de fácil acesso por qualquer dispositivo. 

As mensagens de texto (SMS) também são muito usadas pelas marcas. É uma maneira de entrar em contato com o seu lead, oferecendo um desconto, relembrar uma data importante ou dar informações relevantes. Só tenha cuidado para não abusar das mensagens e cansar seu público. 

Se o seu negócio ainda não tem um aplicativo dedicado aos seus serviços, pense nessa possibilidade. Há inúmeras maneiras acessíveis para explorar essa ferramenta. Assim, é possível enviar uma notificação lembrando o cliente de entrar no aplicativo, chamando-o para uma ação.

Outra opção que está crescendo entre os usuários são os QR Codes. Por meio deles, é possível que o cliente acesse o site da sua loja apenas apontando a câmera do celular para a imagem. É uma forma rápida e prática que ajuda a economizar tempo e direciona o seu cliente até a ação desejada.

As ferramentas de monitoramento também são fundamentais e bem empregadas podem ajudar na tomada de decisões. Se sua marca possui um app, ative o rastreamento em tempo real para saber o que está acontecendo naquele momento. Muitas ferramentas também geram dados analíticos para orientar no melhoramento da sua taxa de conversão.

As compras realizadas pelos smartphones representaram, em 2020, 55% das transações realizadas no varejo virtual, totalizando 106 milhões de pedidos. Esse total movimentou R$45,9 bilhões no comércio eletrônico, segundo um relatório da E-bit/Nielsen, uma alta de 79% em relação a 2019. Por isso, não deixe de explorar esse “novo” universo de possibilidades. Uma campanha com estratégia de mobile marketing bem efetiva combina várias ações para aumentar o engajamento dos usuários. Aposte em campanhas multicanais, com a integração entre redes sociais, aplicativos, notificações, etc. O marketing precisa combinar essas estratégias para atrair cada vez mais clientes.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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