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Inteligência Artificial para marketing digital e negócios

No meu dia a dia, tenho ouvido cada vez mais profissionais querendo saber como usar inteligência artificial no marketing digital e em seus negócios. Antes de colocar em prática, é preciso entender o tamanho do universo da AI (Artificial Intelligence).

Não sei se essa já é a sua realidade, mas é muito recorrente que a primeira frase de nossas manhãs, após acordar, seja direcionada a dispositivos como a Alexa, da Amazon. “Qual a previsão do tempo para hoje?”.

Trata-se de uma assistente virtual por voz, que responde a uma infinidade de questionamentos e, diariamente, aprimora o seu desempenho e a sua eficiência nas respostas. E como ela faz isso? Por meio da inteligência artificial.

Eu falo desse exemplo para deixar evidente que, diferentemente do que temos lido e assistido nos últimos meses, Inteligência Artificial não se limita aos textos bem elaborados do ChatGPT e às belíssimas imagens e vídeos gerados e compartilhados nas ferramentas do gênero. A inteligência artificial está por toda parte, e no marketing.

Precisamos entender outras soluções desse gênero disponíveis e altamente difundidas no mercado. Mas é possível ir além: saber como fazer o planejamento digital e o alinhamento das atividades dos seus negócios, de uma forma que eles se beneficiem dessas tecnologias.

É importante saber sobre inteligência artificial:

  • Inteligência Artificial tem a “missão” de tornar o mundo mais intuitivo, automatizando tarefas, mostrando soluções e otimizando recursos do nosso dia a dia;
  • Já foi a época em que IA era coisa de filmes de ficção científica. Ela está nas nossas rotinas diárias e, provavelmente, você utiliza algum produto que faz uso desse recurso, mesmo sem saber;
  • Quer um exemplo? Um aplicativo de mapa no seu smartphone. Quando o app sugere uma nova rota por conta do tráfego, há nessa equação recursos de inteligência artificial, para identificar e mostrar as vias alternativas;
  • Quer mais? Plataformas diversas como e-mail, Google, Facebook, Amazon, Instagram, Netflix, entre muitas outras, também fazem uso.

Quando falamos em inteligência artificial no marketing digital, também nos deparamos com um gigantesco universo de possibilidades e aplicações.

Um exemplo dessa interação está nos bastidores, de uma forma que a maioria das pessoas não consegue enxergar. Aqui estou falando de exemplos como direcionamento de anúncios para usuários. É a verdadeira revolução do marketing digital.

Recursos de IA possibilitam definir, de forma eficiente, o perfil ideal de seu consumidor. Outras soluções conseguem direcionar e fazer, de forma programada e inteligente, a compra e o impulsionamento de anúncios.

Aqui faço um parêntese, para você entender o tamanho dessa tendência. Lá atrás, em 2018, um estudo da Forbes alertava que 84% das grandes organizações de marketing já estavam estudando ou implementando ações de IA e machine learning.

Neste artigo, optei por trazer outras formas de abordagem sobre como usar inteligência artificial ligada ao marketing digital. Selecionei exemplos que tenham maior relação com a interação direta entre o seu negócio e os seus clientes – e como melhorar essa relação.

3 soluções para usar inteligência artificial no marketing digital:

1.    Chatbot

Sabe quando você envia uma mensagem para a janela de bate-papo do seu banco ou da empresa que gerencia a energia elétrica? É mais que evidente que não se trata, ao menos em um período inicial, de uma pessoa respondendo aos seus questionamentos. Certo?

O chatbot é um software de conversação. O uso da inteligência artificial é aplicado na condução das respostas. Essa ferramenta não faz milagre, mas é o tipo de inteligência artificial no marketing digital que tem muita versatilidade. Uma boa programação pode direcionar mensagens e conduzir o usuário a call to actions (CTA) importantes enquanto navega no site do seu negócio.

Esse é apenas um exemplo. As mais variadas etapas do chamado funil de vendas podem estar alinhadas com o chatbot.

Podem atuar, inclusive, nas redes sociais, convertendo-se em um SAC 24 horas, com um banco de respostas que pode ser muito amplo e, assim, resolver uma série de demandas de forma totalmente automatizada.

Quer saber qual a melhor maneira de implementar um chatbot na sua empresa ou serviço? Clique aqui e vamos conversar.

2.    Criar conteúdo

Bom, antes de me questionarem: “Sandra, como um robô vai substituir a produção criativa de conteúdo de qualidade”. Peço calma.

Primeiramente, é importante entender que a produção desse tipo de material deve entregar algo para quem o consome. Ou seja, tem de ser um produto de valor, que vai despertar a atenção e gerar o engajamento necessário.

Isso exige criatividade, esforço e um bocado de tempo. E, não, não será uma máquina que vai substituir isso com excelência.

No entanto… E aqui está o ponto…É possível utilizar recursos de inteligência artificial no marketing digital para facilitar suas rotinas e ações do planejamento.

Aqui estamos falando, por exemplo, de textos explicativos com centenas de palavras, para descritivos e etapas do processo de comunicação.

Também entram nessa jornada legendas de informação e explicação em redes sociais, assuntos para e-mail marketing, etc.

É uma forma de otimizar o tempo e, até mesmo, reduzir os custos nessas etapas intermediárias por meio do uso de uma tecnologia assertiva.

E, sim, para quem está se perguntando, nessa etapa é bem possível utilizar os preceitos do tão comentado ChatGPT.

3.    Reconhecimento de imagens

O uso de inteligência artificial no marketing digital, quando se fala em reconhecimento de imagens, estamos indo muito além daqueles personagens futuristas que o aplicativo produz e que virou uma verdadeira febre nas redes sociais nos últimos tempos.

Aqui me refiro a uma outra funcionalidade dessa tecnologia, parecida quando postamos uma foto no Facebook, por exemplo, e a própria rede sugere a marcação de seu marido, sua esposa, seus filhos, amigos etc. A IA proporcionou esse conhecimento para nós.

Na prática, já existem recursos tecnológicos incríveis, que possibilitam, por exemplo:

  • Direcionar anúncios para usuários com base nas imagens que eles visualizaram por mais tempo em sua página na internet. Isso pode turbinar campanhas de marketing que sejam bem elaboradas;
  • A tecnologia acima vai possibilitar que você continue usando, sim, toda a criatividade para um anúncio muito bem-feito – porém, ele terá um direcionamento certeiro;
  • Já existem recursos de reconhecimento de imagem para detectar quais logos e marcas que estão presentes nas fotografias visualizadas, por exemplo, em plataformas como o Instagram;
  • Isso possibilita direcionar anúncios tanto da própria marca quanto de concorrentes do mesmo segmento;
  • Por fim, é possível aplicar recursos semelhantes em objetos extraídos até de vídeos que estejam sendo assistidos. Tudo isso por meio de parâmetros estabelecidos na inteligência artificial.

Superando os desafios e aproveitando as oportunidades:

É um momento de revolução do marketing digital e a IA (inteligência artificial) tem grande parcela nesse cenário.

Para fazer parte desse momento eu sugiro o estabelecimento de um planejamento digital, de forma a entender quais os melhores recursos a serem utilizados e, a partir daí, implementar ações de inteligência artificial no seu marketing digital.

Eu posso lhe ajudar nessa jornada como consultora. Clique aqui para agendarmos uma conversa e alcançarmos os objetivos para sua marca, empresa ou serviço com o uso dessa tecnologia.

sandra turchi - blog
assinatura sandra turchi
Especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e sócia-diretora da Digitalents.

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